Rede Manchete A Rede Manchete começou junto com a Rede SBT, com a redistribuição de algumas concessões que integravam a Rede Tupi, além da TV Excelsior de São Paulo e da TV Continental do Rio de Janeiro. No dia 19 de agosto de 1981, os empresários Adolpho Bloch e Silvio Santos assinaram, em Brasília, a concessão das duas novas redes, mas a Manchete só começaria a transmitir dois anos depois, em 5 de junho de 1983, a partir do edifício Manchete, na Rua do Russel, no Rio de Janeiro (daí o logo em que o "M" da emissora voava pelo Brasil até chegar ao telhado desse prédio). Após o espetáculo de inauguração, Mundo Mágico, a emissora exibiu o primeiro filme, que seguia a mesma linha futurista da Manchete: Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de Steven Spielberg.
Brigando diretamente pela audiência com as maiores emissoras brasileiras, a Manchete obteve logo os direitos de transmissão do Carnaval carioca, em 1984. Em agosto desse ano estreou a minissérie Marquesa de Santos, seguido exatos dois anos depois pela novela Dona Beija, além de outros sucessos, como Corpo Santo (1987), Olho por Olho (1988), Kananga do Japão (1989) e Pantanal (1990). Em dezembro de 1990, entrou no ar A História de Ana Raio e Zé Trovão, uma novela itinerante, que percorreu 14 mil quilômetros durante os dez meses em que esteve no ar. Mas a emissora também amargou alguns fracassos de audiência, como a primeira novela Antonio Maria e a série Tamanho Família, ambas em 1985.
Em janeiro de 1985, a emissora lançou como apresentadora de programas infantis a modelo loira Xuxa Meneguel, que ao sair da Manchete teve sua vaga preenchida por outra loira estreante, Angélica (em 1987). Pepita Rodrigues, Carlos Eduardo Dollabella e Miéle também tiveram programas na emissora, que se destacava pelo jornalismo e pelos documentários. Em 1988, surge o humorístico Cadeira de Barbeiro, com Lucinha Lins e Cacá Rosset. No Cabaré do Barata, Agildo Ribeiro contracenava com bonecos que caricaturavam os políticos que disputavam a campanha presidencial de 1990. Na mesma época, Roberto Maia apresentava o programa jornalístico Documento Especial, abordando de forma incomum temas polêmicos e sensacionalistas.
Os altos investimentos para a produção de uma "TV de 1ª classe", como se intitulava, e os problemas econômicos do grupo Bloch - que levaram também ao fim da Editora Bloch e da revista semanal Manchete - afetaram profundamente a emissora, que enfrentou diversas greves de funcionários e até dois embargos pelo Banco do Brasil, em julho de 1990 e em maio de 1995.
A famosa vinheta do "M" voador Fotos: site TV Memória
O grupo IBF, do empresário Hamilton Lucas de Oliveira, comprou a emissora, mas em março de 1993 não pagou a parcela da compra e das dívidas. Empregados, revoltados, colocam no ar um slide, denunciando o atraso nos pagamentos. Após medida cautelar, o grupo Bloch reassumiu o controle da Manchete no mês seguinte, quando o logotipo da rede passa a ser acompanhado do sobrenome do fundador, Bloch. Em julho, a emissora foi retirada do ar pelos próprios funcionários, retornando em maio de 1995, ainda imersa na crise financeira, mas disposta a se recuperar apostando na teledramaturgia: no mesmo ano, lança a novela Tocaia Grande, seguida em 1996 por Xica da Silva, o último grande sucesso.
Perseguida pelos problemas financeiros, a emissora foi vendida ao grupo religioso Renascer em Cristo, em janeiro de 1999, mas com o não pagamento das dívidas o contrato foi desfeito um mês depois. Em maio, outra venda, para o grupo TeleTV, do empresário Amilcare Dallevo Jr., que em junho colocou no ar uma vinheta anunciando a chegada da Rede TV!. A programação consistia em programas evangélicos e de apresentações de produtos para venda direta, o que levou a maioria das afiliadas, como a TV Mar, a abandonarem a rede. Só no final de 1999 começou a ser estruturada a nova programação da Rede TV!, e a montagem de uma nova rede de retransmissoras.
Vinheta comemorativa dos 11 anos da TV Manchete, em 1992: vídeo postado por Ademildo Filho no YouTube em 22/9/2009
Clique >>aqui<< ou na imagem para obter o arquivo de vídeo em formato MP4, com 6,54 MB e duração de 2'17". Também disponível no YouTube
Vinheta do Jornal da Manchete em 2007: vídeo postado no YouTube em 14/11/2009
Clique >>aqui<< ou na imagem para obter o arquivo de vídeo em formato MP4, com 0,98 MB e duração de 13". Também disponível no YouTube |