Vinheta de programa da emissora, em 4 de agosto de 1999
Imagem: arquivo Novo Milênio
TV Brasil
Em 1992, a TV Gazeta perdeu a concessão do canal 12 em Santos. Em junho de 1992, o mesmo canal 12 passara a ser a TV Brasil, afiliada do SBT. A TV Brasil tinha
começado suas atividades em Campinas como TV Princesa, afiliada da Record; depois, afiliou-se à Rede Manchete e em 1990 passou a retransmitir o SBT para Campinas e região.
Na Baixada santista, os primeiros comerciais locais começaram a ser inseridos na TVB a partir de julho de 1992, sendo o primeiro anunciante local a Lucibelli Decorações. Em setembro de 1992, a
TVB ganhou seu primeiro programa local, o VideoShop, de produção independente e exibido aos domingos às 9 horas da manhã, que ficou no ar durante um ano.
Em seguida, vieram os primeiros programas, como o Baixada Santista em Ação, que foi o primeiro programa de auditório regional, sendo exibido aos sábados antes do Show de Calouros
de Silvio Santos. Foi substituído pelo Ilha Porchat na TV, outro programa de auditório de mesmo estilo, depois levado para a TV Mar. Também entrou no ar nesta época o programa Performance Brasil, de Tonico Barbosa.
Flash noticioso do plantão de jornalismo na Baixada Santista, em 17 de agosto de 1999, 19h00
Imagem: arquivo Novo Milênio
Em fevereiro de 1994, a TV Brasil começou a existir como empresa estruturada e departamentalizada, com sede própria de seis pavimentos e aproximadamente mil metros quadrados de área útil,
contando com todos os departamentos que uma afiliada de televisão deve ter. Ainda em 1994, iniciou-se o jornalismo regional na TVB, em forma de boletins em cada hora, trazendo notícias da região. Era o TVB Notícias, precursor do jornal da TV
Brasil exibido às 19 horas de segunda a sábado. Em 1994, estreou na TVB o programa Legítima Defesa.
Nessa época, assim como o SBT, a TV Brasil possuía grande equipe de jornalismo, produzindo reportagens para o TJ Brasil, Aqui-Agora e Jornal do SBT. Em 1996, os
telejornais e programas foram inexplicavelmente extintos, a emissora ficou praticamente sem programas regionais. Só no final de 1996 entrou no ar o TVB Varejo, ressuscitando o extinto VideoShop,ocupando o horário do meio-dia.
Em 1997, assim como o SBT, a TV Brasil também produzia o Notícias da Última Hora. Foi extinto pelo SBT em 1999, mas continuou na TV Brasil, com as notícias importantes da região.
Vinheta do Notícias em Debate em 27 de janeiro de 2003, com o jornalista Paulo Roberto Schiff
Imagem: arquivo Novo Milênio
Em 2000, entrou no ar o programa Notícias em Debate (ND), então apenas um programa comum de entrevistas. Três anos depois, tornou-se um programa interativo, que mostra as principais
notícias do dia, depois o entrevistado recebe as perguntas dos telespectadores, via telefone, fax e e-mai, obtendo grande audiência. No dia 1º de julho desse ano, às 7 horas da manhã, estreou o programa jornalístico Bom Dia Baixada,
apresentado ao vivo pelo jornalista Edson Carpentireri.
Ao comemorar com uma reportagem especial o seu décimo aniversário, em 17 de julho de 1992, a TV Brasil já era a vice-líder em anunciantes em Santos, tendo quase todo o seu intervalo comercial
preenchido por publicidade regional e cobrindo praticamente toda a Baixada Santista, de Bertioga a Peruíbe.
Logomarcas da TV Brasil acompanharam a identidade visual do SBT
Imagem: site TV Memória
A identidade visual da TV Brasil mudou sempre junto com a de sua rede, o SBT. Seu primeiro logotipo era igual a do SBT, com as barras coloridas, apenas mudando as letras de SBT para TVB.
Quando, em 1995, o logotipo do SBT passou a ser preto, o da TV Brasil também mudou, voltando ambos a ser coloridos em 1996.
Créditos de encerramento do programa Notícias em Debate, em 27 de janeiro de 2003
Imagem: arquivo Novo Milênio
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