Capa do caderno tablóide especial publicado pelo jornal A Tribuna em 26/1/1992
Foto na capa: Carlos Marques
TV 'Tribuna' entra no ar no próximo sábado
Da Editoria Local
No próximo sábado, dia 1º
(N.E.: 1/2/1992), a TV Tribuna entra no ar, pelo canal 18, no sistema UHF. O início de operações
da nova emissora acontece em menos de um ano da aprovação da concessão pelo Congresso Nacional, que ocorreu em 14 de março de 1991.
Naquela ocasião, o Diário Oficial da União publicava o decreto legislativo nº 76/91,
concedendo ao Sistema A Tribuna de Comunicação Santos Ltda. (SAT) a exploração, pelo prazo de 15 anos, dos serviços de televisão na cidade. Essa
aprovação, pelo Poder Legislativo, aconteceu exatamente um ano e sete dias após o então presidente da República, José Sarney, ter outorgado a
concessão, por meio do decreto nº 99.059, de 7 de março de 1990.
Após a aprovação da concessão pelo Congresso, o diretor-presidente de A Tribuna,
Roberto Mário Santini, afirmava que, com a emissora de televisão, estaria completo o circuito de comunicação do Grupo A Tribuna, "que tem como
objetivo primeiro a condição de porta-voz da região".
Roberto Mário Santini (E) e Evandro Guimarães assinaram o contrato de afiliação à Rede Globo
Foto: Rubens Onofre, publicada no caderno especial
Rede Globo - No dia 11 de julho do ano passado, em ato realizado na sede de A
Tribuna, foi assinada a convenção de afiliação da nova emissora com a Rede Globo de Televisão. O contrato foi firmado pelo diretor-presidente de
A Tribuna e pelo diretor da Central de Afiliadas e Expansão da Globo, Evandro Guimarães.
Ao assinar o contrato, Evandro destacou que já não era sem tempo que a região deveria contar
com uma emissora de televisão, dada a importância da Baixada Santista e o que ela representa no contexto estadual e nacional.
A partir desse contrato foram iniciados os trabalhos de nível técnico para a entrada da
emissora no ar. Nesse sentido, além da instalação de equipamentos e antenas na sede da emissora, à Avenida Antônio Emmerich, 1.373, em São Vicente,
o trabalho voltou-se para a devida orientação aos telespectadores, já que o canal 8, no sistema VHF, que retransmite a TV Globo, sairá do ar para
que a retransmissão seja feita pelo canal 18, no sistema UHF.
Essa mudança implica em adaptações nas antenas, instalações de conversores em alguns casos e
outras situações que antenistas de confiança têm condições plenas de solucionar, conforme recomendam os próprios técnicos da rede Globo e da TV
Tribuna. Aliás, foi com o objetivo de orientar tecnicamente os antenistas da região que a nova emissora promoveu, em dezembro do ano passado, uma
reunião no Ilha Porchat Clube, quando as dúvidas dos profissionais foram esclarecidas pelos técnicos.
A sede da nova emissora está instalada na Avenida Antônio Emmerich, 1.373, em São Vicente
Foto: Reinaldo Ferrigno, publicada no caderno especial
Lançamento oficial - Finalmente, no último dia 15, Roberto Mário Santini, após
reunião-almoço do Rotary Club de Santos, realizada no Clube dos Ingleses, anunciou, oficialmente,
o lançamento da TV Tribuna para o dia 1º de fevereiro. Ele explicou que, nas primeiras semanas de operação, a emissora apresentará flashes
noticiosos da região, que, posteriormente, serão ampliados.
O lançamento da emissora contou com uma palestra de Evandro Guimarães que, inclusive,
respondeu perguntas e esclareceu dúvidas de rotarianos, empresários, políticos e convidados que prestigiaram a iniciativa.
Em sua palestra, Evandro Guimarães destacou a importância econômica, cultural e política da
televisão regional e saudou a aliança entre a Globo e A Tribuna de maneira a que a comunidade da Baixada disponha, como disse, de uma
televisão atuante, eficiente e que preste relevantes serviços à região, por meio da informação séria e responsável, oferecendo, ainda, lazer e
entretenimento aos telespectadores.
No lançamento oficial, Guimarães proferiu palestra no Rotary Club
Foto: Carlos Nogueira, publicada no caderno especial
Publicitário diz que emissora incrementa o setor de propaganda
Da Editoria Local
"A TV Tribuna era o que faltava para incrementar e fortalecer
o mercado publicitário". A afirmação partiu do delegado regional do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo, Antônio Lopes
Garcia, também proprietário da Garcia & Associados Publicidade Ltda.
No seu entender, as agências de propaganda que não souberem usar a nova emissora com
criatividade não terão chances no mercado publicitário. "A essência da publicidade é a criação, e a televisão exige isso do profissional".
Segundo Garcia, a divulgação da assinatura de contrato de afiliação entre A Tribuna e a Rede
Globo provocou certa preocupação entre as agências publicitárias e, ao mesmo tempo, funcionou como uma injeção de ânimo. "A partir de agora
repete-se a velha história: é renovar ou morrer", lembra o publicitário.
Adaptação - Ele acredita que as agências vão saber como se adaptar a essa nova
realidade publicitária, que os clientes apostarão na propaganda de tevê e no retorno financeiro em nível regional.
Conforme Garcia, há aproximadamente 50 agências de propaganda na Baixada Santista, sendo que
apenas 17 são sindicalizadas. Ele afirma que a Garcia & Associados já começou a produzir roteiros para os comerciais de empresas da região.
Antônio Garcia acredita que outras agências estejam se preparando para a produção de
comerciais ou já começaram a receber visitas de produtores.
Com relação ao mercado de trabalho, o delegado regional do Sindicato das Agências de
Propaganda prevê que a TV Tribuna abrirá um campo muito bom, gerando empregos diretos e indiretos.
Garcia afirma que a região possui gente talentosa em mídia gráfica, e diz que o nível de
publicidade em Santos é um dos melhores que já conheceu. E espera que a TV Tribuna seja precursora de uma nova era para a Cidade".
Garcia disse que o espaço gerado pela TV Tribuna vai exigir muito mais criatividade das
agências
Foto: Reinaldo Ferrigno, publicada no caderno especial
Empresários destacam potencial da TV como fator de valorização do comércio da região
"A implantação de uma TV regional vai provocar a
competitividade entre o comércio e, certamente, empresas de outras cidades e estados abrirão lojas e empreendimentos imobiliários na região". Essa é
a opinião do administrador de empresas Lourenço Lopes, da Real Empreendimentos Imobiliários e Construtora Tecnobase.
Através da nova emissora, acredita Lourenço, "todos os
santistas ganharão a oportunidade de contar com um veículo que vai esclarecer de maneira rápida a capacidade dos políticos pretendentes a algum
cargo". Para ele, o Grupo A Tribuna se completou com o canal de TV.
***
"Com a TV Tribuna, a Cidade será fortemente favorecida e, inevitavelmente,
os efeitos da nova emissora refletirão na ativação da economia regional". É o que prevê o diretor da Domus, Hélio Cesário Cardoso.
"Uma emissora de TV era o veículo ideal que faltava para o
comércio transmitir as suas promoções", salienta Hélio Cardoso, adiantando que, tão logo seja possível, a Domus passará a divulgar seus produtos e
ofertas também pelo novo veículo de comunicação. O empresário destaca que há muito tempo a região necessitava, "com urgência", de um canal de TV.
***
"A nova emissora chegou no momento certo e irá fazer com que o comércio da
região seja mais valorizado". Essa é a expectativa do diretor comercial da Arzul Shopping da Construção, Pedro Mancini.
Mancini admite que a Arzul estava entre as poucas empresas
situadas na Baixada que conseguiam incluir comerciais na TV Globo. E que, agora, com a TV Tribuna, passará a expor suas promoções mais
especificamente para o público da região. Na opinião de Mancini, centenas de lojas vão se entusiasmar com a TV regional e, inclusive, os clubes
serão motivados a promover maior divulgação de suas promoções.
***
O diretor de Propaganda e Promoção das Casas Bahia, João
Elias Sobral, considera que a nova emissora de TV é importante para o mercado como um todo, principalmente para o local.
"A TV Tribuna vai retratar os problemas da comunidade, e outro aspecto a ser considerado é a
oportunidade que o anunciante de rádios e jornais passa a ter para divulgar suas mensagens em uma TV regional. Acredito que esses são os pontos
básicos do empreendimento, e espero que a TV Tribuna tenha êxito e sucesso".
Garcia disse que o espaço gerado pela TV Tribuna vai exigir muito mais criatividade das
agências
Foto: Reinaldo Ferrigno, publicada no caderno especial
Emissora vai cobrir o litoral de Bertioga a Itanhaém
No próximo sábado estará no ar a TV Tribuna, canal 18 UHF. A partir daí, toda a programação
Globo será transmitida exclusivamente pela TV Tribuna, que terá ainda jornalismo local e espaços comerciais próprios.
Com a TV Tribuna, a Baixada Santista passa a ter voz e imagem à altura de sua importância.
Ganha a população, com a melhor cobertura dos acontecimentos da região. Ganham as empresas, que poderão concentrar sua publicidade no mercado
regional, sem dispersão de verba. E ganha o consumidor, com a ampliação das ofertas e oportunidades locais.
Município |
População (*)
|
Domicílios residenciais (**)
|
Canal UHF
|
Santos |
546.634
|
140.516 |
18 ou 54
|
São Vicente |
297.975
|
90.000 (***) |
18
|
Guarujá |
255.950
|
61.273 |
54
|
Praia Grande |
156.697
|
94.987 |
58
|
Cubatão |
116.697
|
21.921 |
18 ou 54
|
Itanhaém |
51.484
|
31.320 |
22
|
Mongaguá |
24.027
|
18.635 |
26
|
Total: |
1.449.464
|
458.136 |
Bertioga: 54
|
(*) - Fonte: Estimativa
Pop. Residente IBGE/SP 01/07/91
(**) - Fontes: Prefeituras Municipais - lançamento de Imposto Predial
(***) - Dos 90.000 imóveis, 20.000, aproximadamente, não recolhem impostos por estarem em áreas faveladas. |
Publicidade da emissora, publicada no jornal santista A Tribuna
de 1º de junho de 1996
Anúncio publicado no jornal santista A Tribuna de 7 de setembro
de 1996, página A-8
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