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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELEVISÃO
TV Tribuna (2)

Prefixo ZYB-883

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A primeira emissora de televisão do Sistema A Tribuna de Comunicação, a TV Tribuna, começou a operar em 1/2/1992, com sede em São Vicente e na condição de emissora afiliada da Rede Globo de Televisão. Um caderno especial em formato tablóide, com oito páginas, foi inserido na edição de 26 de janeiro de 1992 do jornal A Tribuna. Nele, os textos de Marcel Rodrigues Paes, Valdete Silva e Francisco La Scala Jr. foram editados por João Batista de Macedo Mendes Neto e o próprio Francisco La Scala Jr., com diagramação de Anderson Lucena e ilustração do cartunista Seri:


Capa do caderno tablóide especial publicado pelo jornal A Tribuna em 26/1/1992
Foto na capa: Carlos Marques

TV 'Tribuna' entra no ar no próximo sábado

Da Editoria Local

No próximo sábado, dia 1º (N.E.: 1/2/1992), a TV Tribuna entra no ar, pelo canal 18, no sistema UHF. O início de operações da nova emissora acontece em menos de um ano da aprovação da concessão pelo Congresso Nacional, que ocorreu em 14 de março de 1991.

Naquela ocasião, o Diário Oficial da União publicava o decreto legislativo nº 76/91, concedendo ao Sistema A Tribuna de Comunicação Santos Ltda. (SAT) a exploração, pelo prazo de 15 anos, dos serviços de televisão na cidade. Essa aprovação, pelo Poder Legislativo, aconteceu exatamente um ano e sete dias após o então presidente da República, José Sarney, ter outorgado a concessão, por meio do decreto nº 99.059, de 7 de março de 1990.

Após a aprovação da concessão pelo Congresso, o diretor-presidente de A Tribuna, Roberto Mário Santini, afirmava que, com a emissora de televisão, estaria completo o circuito de comunicação do Grupo A Tribuna, "que tem como objetivo primeiro a condição de porta-voz da região".


Roberto Mário Santini (E) e Evandro Guimarães assinaram o contrato de afiliação à Rede Globo
Foto: Rubens Onofre, publicada no caderno especial

Rede Globo - No dia 11 de julho do ano passado, em ato realizado na sede de A Tribuna, foi assinada a convenção de afiliação da nova emissora com a Rede Globo de Televisão. O contrato foi firmado pelo diretor-presidente de A Tribuna e pelo diretor da Central de Afiliadas e Expansão da Globo, Evandro Guimarães.

Ao assinar o contrato, Evandro destacou que já não era sem tempo que a região deveria contar com uma emissora de televisão, dada a importância da Baixada Santista e o que ela representa no contexto estadual e nacional.

A partir desse contrato foram iniciados os trabalhos de nível técnico para a entrada da emissora no ar. Nesse sentido, além da instalação de equipamentos e antenas na sede da emissora, à Avenida Antônio Emmerich, 1.373, em São Vicente, o trabalho voltou-se para a devida orientação aos telespectadores, já que o canal 8, no sistema VHF, que retransmite a TV Globo, sairá do ar para que a retransmissão seja feita pelo canal 18, no sistema UHF.

Essa mudança implica em adaptações nas antenas, instalações de conversores em alguns casos e outras situações que antenistas de confiança têm condições plenas de solucionar, conforme recomendam os próprios técnicos da rede Globo e da TV Tribuna. Aliás, foi com o objetivo de orientar tecnicamente os antenistas da região que a nova emissora promoveu, em dezembro do ano passado, uma reunião no Ilha Porchat Clube, quando as dúvidas dos profissionais foram esclarecidas pelos técnicos.


A sede da nova emissora está instalada na Avenida Antônio Emmerich, 1.373, em São Vicente
Foto: Reinaldo Ferrigno, publicada no caderno especial

Lançamento oficial - Finalmente, no último dia 15, Roberto Mário Santini, após reunião-almoço do Rotary Club de Santos, realizada no Clube dos Ingleses, anunciou, oficialmente, o lançamento da TV Tribuna para o dia 1º de fevereiro. Ele explicou que, nas primeiras semanas de operação, a emissora apresentará flashes noticiosos da região, que, posteriormente, serão ampliados.

O lançamento da emissora contou com uma palestra de Evandro Guimarães que, inclusive, respondeu perguntas e esclareceu dúvidas de rotarianos, empresários, políticos e convidados que prestigiaram a iniciativa.

Em sua palestra, Evandro Guimarães destacou a importância econômica, cultural e política da televisão regional e saudou a aliança entre a Globo e A Tribuna de maneira a que a comunidade da Baixada disponha, como disse, de uma televisão atuante, eficiente e que preste relevantes serviços à região, por meio da informação séria e responsável, oferecendo, ainda, lazer e entretenimento aos telespectadores.


No lançamento oficial, Guimarães proferiu palestra no Rotary Club
Foto: Carlos Nogueira, publicada no caderno especial

Publicitário diz que emissora incrementa o setor de propaganda

Da Editoria Local

"A TV Tribuna era o que faltava para incrementar e fortalecer o mercado publicitário". A afirmação partiu do delegado regional do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo, Antônio Lopes Garcia, também proprietário da Garcia & Associados Publicidade Ltda.

No seu entender, as agências de propaganda que não souberem usar a nova emissora com criatividade não terão chances no mercado publicitário. "A essência da publicidade é a criação, e a televisão exige isso do profissional".

Segundo Garcia, a divulgação da assinatura de contrato de afiliação entre A Tribuna e a Rede Globo provocou certa preocupação entre as agências publicitárias e, ao mesmo tempo, funcionou como uma injeção de ânimo. "A partir de agora repete-se a velha história: é renovar ou morrer", lembra o publicitário.

Adaptação - Ele acredita que as agências vão saber como se adaptar a essa nova realidade publicitária, que os clientes apostarão na propaganda de tevê e no retorno financeiro em nível regional.

Conforme Garcia, há aproximadamente 50 agências de propaganda na Baixada Santista, sendo que apenas 17 são sindicalizadas. Ele afirma que a Garcia & Associados já começou a produzir roteiros para os comerciais de empresas da região.

Antônio Garcia acredita que outras agências estejam se preparando para a produção de comerciais ou já começaram a receber visitas de produtores.

Com relação ao mercado de trabalho, o delegado regional do Sindicato das Agências de Propaganda prevê que a TV Tribuna abrirá um campo muito bom, gerando empregos diretos e indiretos.

Garcia afirma que a região possui gente talentosa em mídia gráfica, e diz que o nível de publicidade em Santos é um dos melhores que já conheceu. E espera que a TV Tribuna seja precursora de uma nova era para a Cidade".


Garcia disse que o espaço gerado pela TV Tribuna vai exigir muito mais criatividade das agências
Foto: Reinaldo Ferrigno, publicada no caderno especial

Empresários destacam potencial da TV como fator de valorização do comércio da região

"A implantação de uma TV regional vai provocar a competitividade entre o comércio e, certamente, empresas de outras cidades e estados abrirão lojas e empreendimentos imobiliários na região". Essa é a opinião do administrador de empresas Lourenço Lopes, da Real Empreendimentos Imobiliários e Construtora Tecnobase.

Através da nova emissora, acredita Lourenço, "todos os santistas ganharão a oportunidade de contar com um veículo que vai esclarecer de maneira rápida a capacidade dos políticos pretendentes a algum cargo". Para ele, o Grupo A Tribuna se completou com o canal de TV.

***

"Com a TV Tribuna, a Cidade será fortemente favorecida e, inevitavelmente, os efeitos da nova emissora refletirão na ativação da economia regional". É o que prevê o diretor da Domus, Hélio Cesário Cardoso.

"Uma emissora de TV era o veículo ideal que faltava para o comércio transmitir as suas promoções", salienta Hélio Cardoso, adiantando que, tão logo seja possível, a Domus passará a divulgar seus produtos e ofertas também pelo novo veículo de comunicação. O empresário destaca que há muito tempo a região necessitava, "com urgência", de um canal de TV.

***

"A nova emissora chegou no momento certo e irá fazer com que o comércio da região seja mais valorizado". Essa é a expectativa do diretor comercial da Arzul Shopping da Construção, Pedro Mancini.

Mancini admite que a Arzul estava entre as poucas empresas situadas na Baixada que conseguiam incluir comerciais na TV Globo. E que, agora, com a TV Tribuna, passará a expor suas promoções mais especificamente para o público da região. Na opinião de Mancini, centenas de lojas vão se entusiasmar com a TV regional e, inclusive, os clubes serão motivados a promover maior divulgação de suas promoções.

***

O diretor de Propaganda e Promoção das Casas Bahia, João Elias Sobral, considera que a nova emissora de TV é importante para o mercado como um todo, principalmente para o local.

"A TV Tribuna vai retratar os problemas da comunidade, e outro aspecto a ser considerado é a oportunidade que o anunciante de rádios e jornais passa a ter para divulgar suas mensagens em uma TV regional. Acredito que esses são os pontos básicos do empreendimento, e espero que a TV Tribuna tenha êxito e sucesso".


Garcia disse que o espaço gerado pela TV Tribuna vai exigir muito mais criatividade das agências
Foto: Reinaldo Ferrigno, publicada no caderno especial

Emissora vai cobrir o litoral de Bertioga a Itanhaém

No próximo sábado estará no ar a TV Tribuna, canal 18 UHF. A partir daí, toda a programação Globo será transmitida exclusivamente pela TV Tribuna, que terá ainda jornalismo local e espaços comerciais próprios.

Com a TV Tribuna, a Baixada Santista passa a ter voz e imagem à altura de sua importância. Ganha a população, com a melhor cobertura dos acontecimentos da região. Ganham as empresas, que poderão concentrar sua publicidade no mercado regional, sem dispersão de verba. E ganha o consumidor, com a ampliação das ofertas e oportunidades locais.

Município

População (*)

Domicílios residenciais (**)

Canal UHF

Santos
546.634
          140.516

18 ou 54

São Vicente
297.975
            90.000 (***)

18

Guarujá
255.950
            61.273

54

Praia Grande
156.697
            94.987

58

Cubatão
116.697
            21.921

18 ou 54

Itanhaém
51.484
            31.320

22

Mongaguá
24.027
            18.635

26

Total:
1.449.464
          458.136

Bertioga: 54

(*) - Fonte: Estimativa Pop. Residente IBGE/SP 01/07/91
(**) - Fontes: Prefeituras Municipais - lançamento de Imposto Predial
(***) - Dos 90.000 imóveis, 20.000, aproximadamente, não recolhem impostos por estarem em áreas faveladas.


Publicidade da emissora, publicada no jornal santista A Tribuna de 1º de junho de 1996

 


Anúncio publicado no jornal santista A Tribuna de 7 de setembro de 1996, página A-8

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