Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171y11d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/27/08 18:42:43
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
AMS - Associação dos Médicos de Santos (5)

Este histórico foi assim publicado em 1999 no site da própria Associação dos Médicos de Santos (consulta ao site feita em 27/4/2008):

Leva para a página anterior

 
   Associação dos Médicos de Santos - AMS
   OS TEMPOS HERÓICOS
     Chega 1945. Pilotos brasileiros são condecorados na Itália em fevereiro. Na Cidade, muitos prejuízos com o incêndio de uma fábrica de banana, na Rua Senador Dantas. Nesse mesmo ano Jorge Amado vem a Santos para fazer conferência no auditório da Rádio Atlântica. Na AMS é a vez de João Carlos de Azevedo na presidência. Com total dedicação ao cargo, ele realizou as primeiras reuniões reivindicatórias de interesse da classe. Na área social, destaque para a realização da primeira festa junina.

     O lado católico de Santos aflorou no ano de 1946, quando a cidade hospedou o chefe da Igreja Portuguesa, o cardeal Manoel Gonçalves Cerejeira, com manifestações marcantes de fé e homenagens. Assume o pediatra Alberto José Aulicino. Eram tempos difíceis aqueles no porto de Santos, que sofria com problemas de superlotação de mercadorias , necessitando urgente de uma ampliação. Em setembro desse ano foi promulgada a Constituição da República. Na AMS, uma gestão movimentada, com 40 reuniões científicas, excursões, baile à fantasia, cursos de línguas para os médicos, jantar-dançante de aniversário e a criação da Galeria dos Ex-presidentes, que foi mantida.

Em foto da década de 80, os ex-presidentes Marcílio Dias Ferraz, Oswaldo Paulino, Leão de Moura, Arthur Domingues Pinto e Jair de Oliveira Freitas.      Antonio Alves Arantes assumiu em 1947, um ano importante para a paz mundial com a instalação da Assembléia Geral das Nações Unidas, justamente ara tentar evitar a ameaça de uma nova guerra. Ele completou a classificação da biblioteca da AMS e trouxe como palestrante o professor Almeida Prado, que veio falar na solenidade de aniversário sobre "A Arte Através da Patologia". Durante seu mandato também organizou campanhas contra o câncer e contra a tuberculose.

     Edgard Boturão chegou à presidência no mesmo ano em que foi definida a política externa do Brasil. A nível internacional, em 1948 também aconteceu um fato importante, quando a Rússia foi acusada de sabotar a paz. Na AMS tempos de cursos, reuniões e uma bela exposição de Guiomar Fagundes. A compra de um projetor de slides veio atender as necessidades do grande número de reuniões científicas. O Brasil abriu os debates na assembléia geral da ONU, enquanto a União Soviética detém o segredo da bomba atômica. No mercado internacional, o FMI faz a proposta de desvalorizar várias moedas estrangeiras para solucionar a escassez de dólares.

Instalação do primeiro curso de extensão universitária na AMS.      Em Santos, Luiz de Souza Dantas Forbes na presidência da AMS deu início aos cursos de extensão universitária, como o de Medicina e Cirurgia. Na área cultural promoveu recitais de piano, violão, declamações e até humor, além de palestras sobre pintura e fotografia. Na sede, aconteciam também as reuniões do Iapetec. O jantar de aniversário da AMS ganhou brilho nos salões do Parque Balneário.

     Ao final da década de 40, a Associação dos Médicos de Santos já era mais que uma experiência, mais que um esforço, mais que a união de uma categoria ou classe. Era sinônimo de ciência, cultura, atividade. Como deve acontecer com o que vem para ficar, a Associação, aos dez anos de idade, já fazia, definitivamente, parte da paisagem da cidade.

 

 Leva para a página seguinte da série