Portainer começa a operar
Foto publicada com a matéria
Calandrini, o primeiro na inauguração
Um semi-conteiner do Lloyd Brasileiro, o Calandrini,
foi o navio escolhido para inaugurar oficialmente o Terminal de Conteineres de Santos. Chegado àquele porto dia 28, dentro da linha da Escandinávia,
o navio trouxe apenas mercadorias para descarga, totalizando 93 conteineres ou 1.309 toneladas, procedentes de Londres (com escala intermediária no
Rio de Janeiro).
Comandado por Germano de Holanda Cavalcanti, o Calandrini desembarcou no complexo
portuário santista, entre outras cargas conteinerizadas, ácido acrílico (produto corrosivo) para a Basf, dois conteineres com folimate técnico
(produto tóxico) da Bayer, partes para maquinários, produtos químicos inofensivos, equipamentos médico-hospitalares, cloreto de vinila e dióxido de
titânio, autopartes, peças para televisores e bagagem.
A embarcação, de bandeira brasileira, foi construída em 1979 na Polônia e possui 12.000
toneladas deadweight, 10.218 tpb e capacidade para 18.606 metros cúbicos de carga (inclusive 270 conteineres, produtos frigoríficos e óleo
vegetal a granel). Após a descarga, está seguindo para Itajaí e Rio Grande, e retorna dia 7 para carregamento em Santos, seguindo dia 10 para o Rio
de Janeiro, Vitória (opcional), Fortaleza, Barcelona (opcional), Marselha, Gênova, Livorno (opcional).
O Tecon, dois meses antes da inauguração
Foto: Empresa de Portos do Brasil - Portobrás (fotógrafo Haroldo), junho de 1981
|