Na década de 1970, o professor Pedro Germi (em primeiro
plano) ministrando uma aula
Foto enviada por Cláudio Nogueirol
A história da escultura de areia no Brasil
Cláudio L. Nogueirol
Quando se fala em esculturas de areia de praia no Brasil, o
primeiro nome que vem à cabeça dos artistas responsáveis pela manutenção da arte é o de Pedro Germi. Escultor autodidata desde os 9 anos, em
Lins/SP, ele trabalhou com madeira, pedra-sabão e barro, até que, em 1953, ao pisar pela primeira vez numa praia, sentiu-se fascinado pela brancura
da areia e passou a manuseá-la, enquanto sua família divertia-se com o banho de mar.
Nesse primeiro contato, em algumas horas Pedro construiu um bloco de areia reto e em sentido
vertical, dando o primeiro passo para o trabalho que desenvolveria anos mais tarde.
Em 1957, Pedro Germi voltou a Santos, convicto de que a areia da praia servia à sua meta. Mas,
somente em 1964 ele determinou sua carreira como Introdutor da escultura de areia em sentido vertical, a partir da cidade de Santos. Embora
utilizasse ingredientes simples (areia e água do mar), sua técnica não se baseava na modelagem, mas sim no trabalho de esculpir o monte de areia
(bloco). Tornando-se precursor desta técnica, chegou a apresentar a inovação em vários países.
Em 1965, Pedro Germi - com um trabalho calcado em muita pesquisa - também desenvolveu nova técnica
que o levaria a ser conhecido também com precursor da solidificação da areia do mar, denominada areia do mar petrificada. Este novo material
desenvolvido permitia criar esculturas tão resistentes como as de mármore e concreto. Na Baixada Santista encontramos muitas obras com este
material, e até em outras cidades do país e exterior.
Mas a partir do final dos anos 60 é que Pedro Germi cria o Primeiro Curso Oficial de Esculturas de
Areia, na cidade de Santos, e começa a ver os frutos de seu trabalho como professor. Sete alunos do seu curso são campeões brasileiros e mundiais de
escultura de areia, em torneios realizados na França anualmente com mais de 20 países.
Em 1997, Pedro Germi falece e deixa sua técnica como legado a um grupo de artistas da Baixada
Santista. Um deles sou eu. Em minhas pesquisas, nunca encontrei outro artista que tivesse criado esta técnica antes do mestre da escultura de areia,
no Brasil e no mundo.
Campeonato Brasileiro de Esculturas em Areia - Guarujá -
1976
Foto enviada por Cláudio Nogueirol
Campeonato Brasileiro e Mundial de Esculturas de Areia
Em 1967, já com o curso de esculturas de areia em andamento, inicia-se o Campeonato Brasileiro de Esculturas de Areia, evento realizado em
promoção conjunta pela empresa aérea Air France, Diários Associados e o jornal A Tribuna de Santos, com oficialização da Secretaria do
Turismo do Estado de São Paulo.Este evento durou pouco mais de dez anos, mas a cada ano
atraía mais de 1.500 participantes, em torneios classificatórios que começavam na cidade de Iguape e terminavam em Ubatuba. A partir de 1973, a
Bahia começou também a mandar um representante de torneio lá realizado. Os vencedores de cada cidade iam disputar a final na praia de
Pitangueiras, na cidade do Guarujá.
O campeão brasileiro, além de ganhar troféu, quantia em dinheiro, tinha o direito de disputar
o Campeonato Mundial de Esculturas de Areia, realizado na praia de La Baule, na França, juntamente com mais de 20 outros países. O Brasil
conquistou por sete vezes o título de Campeão Mundial de Esculturas em Areia, e todos foram alunos da escola criada pelo mestre Pedro Germi.
Na década de setenta, com este evento maior, a escultura de areia obteve seu apogeu através de
outros eventos também realizados por todo o litoral brasileiro, e que contaram com o reconhecimento e o apoio oficial de governos de estado e
prefeituras e principalmente de empresas, que começavam a descobrir uma nova forma de divulgação de seus produtos e serviços.
Uma grande vitrine para esta arte foi, em 1973, a primeira versão da
novela Mulheres de Areia, exibida pela TV Tupi, que também contou com a participação de alunos do Curso de Esculturas de Areia
(estive lá).
Assim sendo, hoje eu e poucos colegas escultores, continuamos a levar a Arte de esculpir em
areia aonde der, como forma de dar continuidade à idéia que um dia um artista autodidata teve e que revolucionou toda a forma de se esculpir em
areia no mundo.
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