A conclusão de que a estrada era necessária veio em 1956 com a criação de uma comissão cujo intuito era analisar as condições da via
Anchieta. Mas tal relatório só ficou pronto em 1966, dez anos depois. Foto de 1974 mostra os pilares do primeiro viaduto da pista ascendente, dos 21 que estavam sendo construídos. À esquerda, margem do Rio Cubatão
Foto: Folhapress, publicada com a série do site da Folha de São Paulo
Considerado um projeto revolucionário, quem deu o sopro vital para que a proposta saísse do papel foi o então governador de São Paulo, Abreu
Sodré, em 1967. Foto de 1975 mostra a construção do túnel da rodovia
Foto: Folhapress, publicada com a série do site da Folha de São Paulo
Naquele ano, 1967, a cidade de Caraguatatuba havia ficado parcialmente soterrada e isolada por causa de sucessivos desmoronamentos de morros
e montanhas. Foto de 1973 mostra as obras de construção da rodovia dos Imigrantes nas proximidades da represa Billings
Foto: Folhapress, publicada com a série do site da Folha de São Paulo
O fato alertou para a possibilidade de que um dia viesse a acontecer o mesmo com a Via Anchieta, fechando o então principal corredor de
exportação. Foto de 1975 mostra a rodovia em construção
Foto: Folhapress, publicada com a série do site da Folha de São Paulo
Em 28 de junho de 1976, numa cerimônia realizada sob chuva fria e fina e assistida por várias autoridades, trabalhadores das empresas
construtoras e 350 estudantes de 1º grau trazidos de Cubatão, o presidente Ernesto Geisel entregou ao tráfego 57 quilômetros da pista ascendente da rodovia dos Imigrantes
Foto: Folhapress, publicada com a série do site da Folha de São Paulo
Segundo informações oficiais da época, a obra exigiu investimento de 4,3 bilhões de cruzeiros - duas vezes e meia a da Ponte Rio-Niterói e
três vezes o da Transamazônica. Na foto, Ernesto Geisel aparece (à direita) com o então governador Paulo Egydio Martins e outras autoridades assistindo ao descerramento do painel inaugural da pista
Foto: Folhapress/26-jun-1976, publicada com a série do site da Folha de São Paulo
Ernesto Geisel chegou ao local com quase duas horas de atraso devido ao mau tempo e a solenidade de entrega foi feita no quilômetro 56,6 da
rodovia. Por causa da chuva e do atraso, Geisel mandou dispensar as crianças que o esperavam
Foto: Folhapress/26-jun-1976, publicada com a série do site da Folha de São Paulo
Foto de 2010 mostra o movimento de veículos no trecho final de serra na descida para o litoral. hoje, a Imigrantes tem 44 viadutos, 7 pontes
e 14 túneis, em 58,5 km de extensão, de São Paulo a Praia Grande, no litoral Sul paulista
Foto: Rivaldo Gomes/31-dez-2010, publicada com a série do site da Folha de São Paulo