Detalhe da construção da ponte sobre a represa de Rio Pequeno,
travação de um tubulão, na Via Anchieta
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O plano rodoviário traçado para 1944
Vem sendo concretizado o plano rodoviário traçado em
1942, pelo interventor Fernando Costa, e posto em execução pela secretaria da Viação.
Ainda há pouco foi aprovado pelo chefe do governo estadual o plano de obras que serão
executadas este ano.
A propósito desse assunto, o engenheiro Ariovaldo Viana, diretor geral do Departamento
de Estradas de Rodagem da Secretaria da Viação, fez interessantes declarações, que a seguir transcreveremos, por julgá-las muito oportunas:
- "Todos os governos passados tiveram a preocupação de
construir uma estrada tecnicamente moderna, ligando a capital a Santos e ao interior do Estado. Somente agora, passados alguns anos de incessantes
trabalhos, vamos chegando ao término desse grande empreendimento. A estrada que ligará S. Paulo ao porto de Santos deverá estar concluída dentro de
mais alguns meses. Atualmente estão abertos ao tráfego os primeiros vinte quilômetros a partir de S. Paulo. Como já é do conhecimento de todos, a
Via Anchieta disporá de duas pistas de 7 metros de largura cada uma em toda a extensão do seu traçado.
"Até o fim do corrente ano será entregue ao tráfego todo o trecho do planalto, assim
como a via ascendente dessa estrada no trecho da Serra, a qual servirá, provisoriamente, de via ascendente e descendente.
"Isto como solução provisória é viável, pois, tendo a pista pavimentada 7 metros de
largura, é suficiente para o tráfego nos dois sentidos. Ficará apenas para concluir, no primeiro semestre de 1945, a via descendente, assim como a
ligação da Raiz da Serra à cidade de Santos, que vai ser iniciada no primeiro semestre deste ano. Com a abertura da Via Anchieta ao tráfego no
trecho do planalto da Serra, teremos S. Paulo distante de Santos apenas uma hora, com uma estrada de rodagem absolutamente segura".
Prosseguindo nas suas declarações, afirma o diretor do Departamento de Estradas de
Rodagens:
- "A partir da Raiz da Serra, fazemos uma ligação
provisória entre a Via Anchieta e a Vila do Cubatão, podendo, assim, ser utilizado o trecho asfaltado da estrada até Santos".
Via Anchieta, em cartão postal do início da década de 1950
Imagem: acervo do historiador Waldir Rueda
Conclusão das obras da Via Anchieta - Sobre as grandes obras de arte que serão
construídas na Via Anchieta, disse o sr. Ariovaldo Viana:
- "No próximo mês estará pronta a cravação dos tubulões
de fundação da grande ponte de 300 metros de comprimento, sobre a represa do Rio Pequeno. Esta é uma das obras tecnicamente mais importantes que se
executa atualmente em todo o Brasil. Para a cravação dos tubulões foi usado o método de ar comprimido, havendo pontos em que os operários trabalham
a 24 metros abaixo do nível da água. A ponte terá 17 metros de largura e disporá de duas pistas de 7 metros, além de passeios laterais para
pedestres. Em novembro deste ano a obra deverá estar totalmente concluída.
"Além do prosseguimento da pavimentação de concreto, encontram-se em execução, no
trecho da serra, viadutos de concreto armado, 4 túneis, além de inúmeras galerias, muros de arrimo, obras de alvenaria de pedra. Dois grandes
viadutos já se encontram concluídos, assim como 37 grandes galerias de concreto armado".
Caminho do Mar, futura Via Anchieta, em cartão postal do início da década de 1940
Imagem: acervo do historiador Waldir Rueda
A Via Anhangüera - Falando sobre a Via Anhangüera, declarou o diretor de
Estradas de Rodagens:
- "As obras de terraplanagem dessa grande artéria estão
praticamente concluídas, pois dependem apenas de pequenas correções de perfil que deverão estar terminadas dentro de poucos dias. Nessa auto-estrada
já foram escavadas quatro milhões e quinhentos mil metros cúbicos de terra, moledo e rocha. Todas as obras de arte, inteiramente em concreto armado,
estão já concluídas. Elas compreendem: uma grande ponte em arco, sobre o Rio Juqueri, cinco pontes sobre estradas de ferro e de rodagem e 14 grandes
galerias, também em concreto armado, com o desenvolvimento total de 800 metros.
"O único problema que está dificultando, no momento, a conclusão do empreendimento, é
a pavimentação em asfalto. É de todos conhecida a dificuldade com que nos encontramos para a importação do material. Foi esse o motivo que levou o
governo do Estado a abrir o tráfego da Via Anhangüera, com uma das pistas apenas apedregulhada. Mesmo assim, ela já está prestando relevantes
serviços".
Melhorando o acesso para o interior do Estado - "Está
inteiramente concluído o estudo para o prolongamento da Via Anhangüera até Campinas. O raio mínimo das curvas nesse trecho de estrada será de 1.300
metros e a rampa máxima de 4 por cento. A distância de Jundiaí a Campinas ficará reduzida a 35 quilômetros. Ainda no corrente trimestre será aberta
a concorrência para uma grande parte de sua construção".
O plano rodoviário para o interior - Ainda são do sr. Ariovaldo Viana as
seguintes declarações:
- "Malgrado as dificuldades decorrentes de escassez de
combustíveis e de materiais de construção, o governo do Estado prossegue na execução do plano de estradas do interior do Estado, o qual envolve a
abertura de rodovias radiais e a construção de vias transversais, que terão benéfica influência no desenvolvimento econômico das zonas produtoras.
"Dentre as estradas cuja construção foi aprovada há pouco tempo pelo interventor
Fernando Costa, destacam-se as seguintes: a ligação de Avaré a Ivaí e Taquari; a construção da nova estrada Rio Claro-São Carlos; a construção da
estrada que ligará Araraquara a Catanduva e Rio Preto; a construção da de Rio Preto a Monte Aprazível, cujos primeiros 16 quilômetros já estão
iniciados. Além dessas, será encetada, também, a construção da ligação Pirajuí-Lins. Atualmente, estão em construção 700 quilômetros de estradas no
interior do Estado. Até o mês de julho, cerca de 300 quilômetros dessas vias de comunicação estarão abertos ao tráfego".
Troncos de 700 quilômetros de novas estradas - A propósito dos 700 quilômetros
de estradas de rodagem que estão sendo construídos no interior do Estado, o diretor de Estradas de Rodagem deu os seguintes detalhes:
- "São elas: Piraju a Ourinhos, com 56 quilômetros de
extensão; Pirassununga a Cascavel, com 49 quilômetros; São Carlos a Araraquara, com 38 quilômetros; Piracicaba a Tietê, com 41 quilômetros;
Ourinhos-Salto Grande-Pau D'Alho-Assis, com 73 quilômetros; Assis a Maracaí, com 26 quilômetros; Bauru a Piraju, com 62 quilômetros; Casa
Branca-Palmeiras-Porto Ferreira, com 43 quilômetros; Cascavel a São João da Boa Vista, com 21 quilômetros; e Bauru a Jacanga, com 47 quilômetros.
"Essas estradas, de importância vital para o interior do Estado, abrangem zonas de
intensa produção que beneficiarão diretamente muitas cidades e vilas. Dando execução a esse plano de construção de novas estradas no interior do
Estado, o governo do interventor Fernando Costa estará beneficiando as zonas donde vêm as nossas riquezas e que estavam desprovidas de bons meios de
comunicações".
Trinta e cinco pontes em construção - "Dentre as
pontes de menor importância e em adiantado estado de construção, destacam-se as seguintes: sobre o rio Pardo, na estrada de São Manoel a Avaré, com
34 metros de vão; sobre o rio Jaguari, na estrada Campinas-Mogi Mirim, com 61 metros de vão, em vias de acabamento; sobre o rio do Peixe, na estrada
de Conchas a Botucatu, com 47 metros de vão; sobre o rio Mogi Guassu, na estrada Pirassununga-Cascavel, com 77 metros de vão, já concluída; sobre o
rio Alambaú, na estrada Alambaú-Itapetininga, com 27 metros de vão; sobre o rio Aragua, na estrada Porto João Alfredo-Termas de São Pedro, com 37
metros de vão.
"Além das pontes citadas, outras se encontram em construção em madeiras e mistas. Ao
todo são 35 pontes em construção. Só no litoral Sul do Estado, estão em acabamento seis pontes com o comprimento total de 250 metros".
Concluindo suas declarações, informa o engenheiro Ariovaldo Viana que o interventor
federal inaugurou recentemente duas novas estradas que, mais uma vez, vencem as escarpas da Serra do Mar, ligando Apiaí a Iporanga e São Miguel
Arcanjo a Sete Barras. A primeira tem 40 quilômetros de extensão e a segunda 90, e se encontram inteiramente macadamizadas.
Via Anchieta (trecho da Serra) - viaduto da estaca 95 (vão total: 85 mts.)
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