Este raro trecho de filme sem som, embora comece na cidade portuária de Paranaguá/PR, mostra a Via Anchieta na época de sua inauguração e paisagens de Santos e Guarujá, retornando pela estrada até o alto da Serra do Mar. O arquivo foi divulgado no grupo Memória Paulista - Fotos antigas de São Paulo e suas cidades, na rede social Facebook, em 28/11/2018, pelo internauta paulistano Ivo Pontes:
O vídeo começa em Paranaguá/PR, defronte às ruínas do seu Colégio dos Jesuítas <<CLIQUE>>
Foto: captura de frame. Vídeo: arquivo MP4, 2'05", 320x240, 274 kbps, 4,48 MB, sem som
Nas três primeiras imagens, citadas erroneamente como sendo do Colégio dos Jesuítas de Santos (demolido em 1877 para a instalação da Alfândega santista), vê-se na verdade cenas do Colégio dos Jesuítas de Paranaguá (PR), então em ruínas e alvo de um procedimento de recuperação liderado pelo escritor e museólogo David Carneiro (1904/1990), hoje sediando o Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A praça e as vistas do rio teriam sido tomadas defronte às instalações daquele prédio, situado às margens do Rio Itiberê (veja em Google Maps):
Agora, imagens das praias santistas, onde carros e bicicletas circulavam entre os banhistas. A pessoa no centro da foto poderia ser o escritor David Carneiro? Não foram encontradas imagens na Internet que permitissem a identificação:
Uma vista do Hotel Atlântico, no Gonzaga. Do outro lado da Avenida Ana Costa, parte do antigo Parque Balneário Hotel:
A travessia em balsa para Guarujá e vistas das praias formam a sequência do filme, com cenas ainda do edifício Sobre as Ondas, então em construção (seria inaugurado em 1951):
Retorno à capital paulista pela recém-construída Via Anchieta, que teve sua primeira pista inaugurada em 1947, vendo-se os antigos ônibus interurbanos que serviam à linha Santos/São Paulo:
Imagens: fotogramas do filme |