Santos foi, até meados do século XX, um importante porto exportador de bananas, embarcadas para diversos países. Em 1915, por exemplo,
foi publicada esta imagem, de uma operação de embarque manual de cachos de bananas no porto santista:
Foto: Comissão Geográfica e Geológica - Exploração do Litoral - 1ª Secção - Cidade de Santos à Fronteira do Estado do Rio de Janeiro, Typographia Brazil de Rothschild & Co.
Santos/SP, 1915
Acervo: Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos
Dois pormenores dessa imagem:
Foto: Comissão Geográfica e Geológica - Exploração do Litoral - 1ª Secção - Cidade de Santos à Fronteira do Estado do Rio de Janeiro, Typographia Brazil de Rothschild & Co.
Santos/SP, 1915
Acervo: Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos
O crescimento na movimentação desse produto justificou a introdução de equipamentos para facilitar seu carregamento nos navios, por volta de 1920. São dessa época as imagens:
Foto: José Herrera, publicada no Guia Santista - 1956
Um detalhe do então "moderno" equipamento usado para embarcar a fruta (em cachos) nos navios (acima) destinados ao mercado europeu, na década de 1920, pode ser visto na foto a seguir:
Foto: acervo do cartofilista Laire
José Giraud
O embarque mecânico de bananas pelo porto santista, em 1929:
Foto: livro Docas de Santos - Suas origens, lutas e realizações, Hélio Lobo,
Typ. do Jornal do Commercio - Rodrigues & C. - Rio de Janeiro/RJ, 1936, página 462-a
Detalhe da mesma foto, mostrando o equipamento em plena atividade:
Foto: livro Docas de Santos - Suas origens, lutas e realizações, Hélio Lobo,
Typ. do Jornal do Commercio - Rodrigues & C. - Rio de Janeiro/RJ, 1936, página 462-a
A respeito, cita o jornalista e cartofilista José Carlos Silvares: "Por muitos anos o Brasil teve as bananas como um importante item de sua pauta de
exportações, como prova esta imagem dos anos de 1940. O produto chegava em caminhões vindos das fazendas de bananicultores espalhadas pelas cidades do litoral paulista e também do Vale do Ribeira e era transportado para chatas, pequenas embarcações
que encostavam nos navios pelo lado do mar, de onde os carregamentos eram levados para os porões. Eram milhares de cachos embarcados. Muitas pessoas construíram impérios com a exportação de bananas. Mas, gradativamente o produto foi perdendo o
mercado":
Foto: Acervo José Carlos Silvares/Santos Ontem
A mesma imagem foi usada neste cartão postal da década de 1930:
Imagem publicada pelo cartofilista Laire José Giraud na rede social
Facebook em 3/6/2014
"Santos Banana era o nome de uma empresa exportadora de bananas, que funcionava em Santos. Aliás, até os anos 1950, Santos não era só o porto do café, também era o porto da
banana. Navios frigoríficos levavam milhares de cachos para os mercados europeu e argentino. Nos anos 1960, muitas empresas importadoras do produto compraram fazendas na América Central e passaram a exportar de lá - e nós perdemos o mercado
internacional. As chatas vinham rebocadas do Vale do Ribeira, encostavam nos costados dos navios e, o embarque era feito", conta o despachante aduaneiro Laire José Giraud, sobre esse postal, de que é ampliada a cena:
Imagem publicada pelo cartofilista Laire José Giraud na rede social
Facebook em 3/6/2014
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