Nos primeiros anos do século XX, as embarcações movidas a vapor já reinavam no porto santista, grandes e pequenas, desaparecendo as seculares caravelas. O
porto do café precisava de muita agilidade para o embarque desse produto de exportação, e para descarregar as mercadorias procedentes principalmente da Europa. Embarcações de apoio de todo tipo eram comuns então, como se
vê nestas fotos da época:
As imagens acima são do acervo do ex-doqueiro santista Ariovaldo Martins Paes
e foram divulgadas pela Universidade da Terceira Idade, da Unisantos.
Elas foram publicadas originalmente no livro Santos e a Cia. das Docas - 1904.
O porto, com a movimentação de cargas junto ao cargueiro San Nicolas, foi registrado pelo fotógrafo Guilherme Gaensly, para este cartão postal agora preservado na capital paulista pela
Biblioteca Mário de Andrade, a qual permite na Internet a sua visualização, com a tecnologia DocPro:
Foto: reprodução do original de tamanho 9 x 14 cm, no acervo da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo/SP (imagem 63/66 no álbum Cartões
Postais da Cidade de S. Paulo - 1900-1940)
Em 9 de abril de 1904, Héléne Loubière postava com destino ao "Señor Bernardo Loubière" este "bilhete postal", com o restante do texto manuscrito em francês ao redor da imagem.
Contava ela que tinha chegado a Santos e como na viagem anterior desceu do navio e foi com as crianças e muitos outros passageiros até o alto do Monte Serrat, visitando sua capela e apreciando a "vista esplêndida":
Imagem: cartão postal no acervo do professor e pesquisador de História Francisco Carballa
Na ampliação parcial dessa imagem via-se o cais do porto, então já pavimentado na região próxima à Praça da República, mas por onde transitavam livremente galinhas, cães, vendedores
com seus cestos, catraieiros e visitantes:
Imagem: cartão postal no acervo do professor e pesquisador de História Francisco Carballa
Em 20 de junho de 1906, passava por Lisboa, em caminho para Oeiras (Portugal), este cartão postal com foto também de Guilherme Gaensly, mostrando o vapor La Plata atracado em Santos, e
viajantes passeando pelo cais, entre as linhas férreas usadas na movimentação de cargas. Eram ainda comuns os navios a vela, igualmente vistos ao fundo:
Foto: acervo do historiador santista Waldir Rueda
Logo depois, em 31 de julho de 1906, Sebastião Moreira escrevia em francês à mademoiselle (senhorita) Janne Allender, em La Varenne (Seine), na França, num cartão postal com
seu carimbo pessoal, com a imagem centrada no cais recém-inaugurado na direção da Praça da República:
Imagem: cartão postal no acervo do professor e pesquisador de História Francisco Carballa
No pormenor dessa foto vê-se o prédio da antiga Alfândega e por trás dele a torre da igreja do Carmo:
Imagem: cartão postal no acervo do professor e pesquisador de História Francisco Carballa
Um trecho do Porto de Santos aparece neste cartão-postal, enviado em 1907 para a Inglaterra. A área mostrada está situada entre os armazéns 6 e 7, aparecendo um barco que faz a travessia do canal
do estuário e que acaba de deixar um grupo de pessoas que o utilizaram. Aparecem ainda diversos guindastes da época e uma locomotiva da antiga Companhia Docas de Santos, à frente de vagões com mercadorias. A foto é de autoria de
José Marques Pereira:
Foto: Acervo José Carlos Silvares/Santos Ontem
Este raro cartão postal do início do século XX, colorizado à mão, mostra o trecho inicial do porto, no "extremo da cidade" de Santos, com as instalações da ferrovia São Paulo
Railway, a Ingleza:
Imagem: reprodução de cartão postal negociado no site de
leilões Ebay-EUA, em 15/12/2010
Trecho do cais recém-construído e os guindastes, em 1902:
Foto incluída na obra Santos Panorâmico, do fotógrafo Marc Ferrez (publicada pela editora Magma),
publicada no perfil Santos Antiga da rede social Facebook (acesso: 13/7/2013)
Conferência de café junto a um armazém do porto, em 1902:
Foto incluída na obra Santos Panorâmico (publicada pela editora Magma),
publicada no perfil Santos Antiga da rede social Facebook (acesso: 13/7/2013)
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