Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos091b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/08/14 22:16:48
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
O porto do café (I-c)
Leva para a página anterior
Se no início do século XX todo o transporte das sacas de café para embarque nos navios era feito nos ombros dos estivadores (que chegavam a empilhar cinco sacas de 60 kg nas costas, em concursos de resistência), e na primeira década começou a ser feito o transporte por caminhões entre os armazéns e o porto, o fato é que do cais até o porão a carga continuava subindo nas costas dos trabalhadores. A década de 1920 trouxe uma inovação, o uso de correias transportadoras. Nesta foto, seu uso aparece ainda de forma simultânea com o velho modo manual de transporte:


Foto: autor desconhecido, 16x21 cm, acervo Memorial do Imigrante (acesso: 2/3/2013)

Essa transição é melhor percebida nos pormenores dessa imagem, abaixo:


Fotos: detalhes, autor desconhecido, acervo Memorial do Imigrante (acesso: 2/3/2013)

Outra imagem ilustra essa incipiente automação do embarque:


Foto: autor desconhecido, 13x18 cm, acervo Memorial do Imigrante (acesso: 2/3/2013)

Um pormenor da foto acima:


Foto: detalhe, de autor desconhecido, acervo Memorial do Imigrante (acesso: 2/3/2013)

Procedente das fazendas, o café era levado aos armazéns das empresas exportadoras, que faziam a classificação e a mistura (blended) dos grãos, dentro do chamado Padrão Santos Exportação. Armazéns como este:


Foto: autor desconhecido, 18x24 cm, acervo Memorial do Imigrante (acesso: 2/3/2013)

Embarque de café no cais da Companhia docas de Santos (CDS), por volta de 1920, quando veículos motorizados começavam a substituir as antigas carroças, como se vê neste cartão postal da época:


Imagem divulgada pelo despachante aduaneiro Laire Giraud no Facebook (acesso: 27/8/2013)

Embarque de café pelo porto santista em 1921, atrás do prédio da Alfândega, em cartão postal pintado, vendo-se na imagem atracado um cargueiro da armadora britânica Lamport & Holt, e à sua frente a estação das barcas que faziam a ligação com Guarujá:


Imagem postada pelo cartofilista Laire José Giraud na rede social Facebook em 26/12/2013

Veja mais:

Porto santista, 1ª metade do século XX

O Porto do café (II)

Leva para a página seguinte da série