TELAS DE BENEDITO CALIXTO
Porto do Consulado e Serra do Mar
Porto do Consulado e seus trapiches, tendo ao fundo a Serra
do Mar, em 1886 (seis anos antes do início das obras do porto organizado de Santos, nesse mesmo local). À esquerda, construções no
bairro do Valongo (topônimo derivado da então Rua da Praia, que - por sua vasta extensão acompanhando a beira-mar - era
chamada de "caminho que vai ao longo", ou, pelos genoveses donos dessa terra, "camino que va al longo").
Vê-se por trás do casario, em azul e branco, a parte superior do casarão duplo que
serviu de Prefeitura e Câmara, construído entre 1867 e 1872 e hoje em ruínas, defronte à então estação de passageiros da estrada de ferro da
São Paulo Railway Co. - da qual se pode ver um ramal ferroviário estendido até junto do trapiche.
Imagem fotografada originalmente com técnicas especiais para o Calendário de 1978 editado
pela Progresso e Desenvolvimento de Santos S.A. (Prodesan), com o tema Quadros de Benedito Calixto.
Tela de 35 x 80 cm no acervo da Fundação
Pinacoteca Benedito Calixto
O quadro de 1886 (óleo sobre tela, com 35 x 80 cm), e que também foi reproduzido em
bico-de-pena pelo artista Lauro Ribeiro da Silva (Ribs) , foi fotografado com outra técnica de iluminação, pertencente à Fundação Pinacoteca
Benedicto Calixto:
Reprodução: Benedito Calixto - Um pintor à beira-mar - A painter by the sea,
edição da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, agosto de 2002, Santos/SP
Há uma segunda versão dessa tela, com 40 x 84 cm, pintada em 1887 e pertencente ao acervo da Bolsa de Valores
de São Paulo (Bovespa). Nela, as carroças e pessoas aparecem em disposição diferente, enquanto os prédios e navios seguem o cenário apresentado numa
terceira versão dessa tela.
Reprodução: Benedito Calixto - Um pintor à beira-mar - A painter by the sea,
edição da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, agosto de 2002, Santos/SP
Essa terceira versão é datada de cerca de 1900 e pertence ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
Com 39 x 84 cm, também tem alguns detalhes modificados, como a disposição das pilhas de madeira, carroças e pessoas no primeiro plano e o tipo de
embarcações junto à ferrovia no centro direito da imagem:
Imagem do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP),
como apresentada no
site Web do fotógrafo Gilberto Calixto Rios, bisneto do pintor
|