Bonde 97 na Avenida Emilio F. Olmos, em 1958
Imagem cedida por Lúcio Peñaloza (Córdoba/Argentina)
Córdoba,
no interior da Argentina, se prepara para nos próximos meses reiniciar um circuito de bondes (tranvías), com um veículo que já chegou, procedente de
Lisboa, segundo informa Lucio Eduardo Peñaloza, presidente da Asociación Amigos del Tranvía de Córdoba (AATC).
Em 14/12/1878 foi constituída a empresa Tramway Ciudad de Córdoba, com a concessão por
90 anos para um percurso inicialmente desde a Praça General Paz até o Paseo Sobremonte, mas já prevendo também um ramal da ligação com a Rua 27 de
Abril até o Mercado Nobre, e da esquina das Ruas 27 de Abril e Obispo Trejo outro ramal seguiria até as portas da Universidade de Córdoba.
A concessão obrigava o empresário a transportar gratuitamente durante dois anos
professores e alunos da Faculdade de Medicina e Ciências Exatas, do Colégio Naiconal e Loreto, e por 50 anos os empregados municipais, irmãs de
caridade e sacerdotes. Além disso, a tarifa não poderia ser maior que um Real boliviano ou seu equivalente em pesos fortes. Para o transporte de
carga, foi fixada a tarifa de meio Real boliviano por tonelada. E, para cada quilômetro de percurso, a companhia deveria ter dois veículos com
tração animal, um fechado para o inverno e outro de carroceria aberta para o verão. A inauguração da linha coincidiu com a festa nacional de 9 de
julho de 1876.
Bonde 131 na Avenida Emilio F. Olmos, em 1958
Imagem cedida por Lúcio Peñaloza (Córdoba/Argentina)
Concorrentes - Em 1881 foi criada a Empresa Tramway Colonia San Vicente, uma
sociedade anônima para atender ao bairro de veraneio San Vicente. Para a construção da primeira linha, obteve do presidente argentino, Julio A.
Roca, a doação (em 27/5/1881) de cinco quilômetros de trilhos e dormentes, antes usados na Ferrovia Central Córdoba. Em 19/12/1881 foi inaugurada a
linha, também com tração animal, depois várias vezes ampliada.
Em 12/11/1902, o "veículo jardineira número um" da empresa Ciudad de Córdoba percorreu
as ruas da cidade iluminado com lâmpadas de gás acetileno, sistema que logo foi instalado nos demais bondes. Em 14/12/1897, a empresa foi autorizada
a usar tração elétrica, com prazo para fazer as adaptações até 1925. Não cumprindo o prazo, perdeu a concessão, encerrando as atividades em
13/7/1925.
A Empresa Tramway Argentino foi a terceira a obter a concessão de bondes em Córdoba,
em 12/10/1883, cobrindo toda a cidade de então com veículos tracionados por cavalos. Apesar do início auspicioso, a empresa enfrentou problemas como
o incêndio de 22/6/1888, que destruiu o galpão onde guardava os veículos. Em 30/12/1904 os serviços foram suspensos, sendo depois absorvidos pela
empresa Tramway Colonia San Vicente.
Elétricos - Em 22/8/1909 começou a funcionar a primeira linha de bondes
elétricos da Compañía de Tranvías Eléctricos de Córdoba Limitada de Londres, que deveria instalar outras três linhas, mas não cumpriu os prazos.
Então, com capital norte-americano, formou-se a Compañía Constructora de Tranvías Eléctricos de Córdoba Argentina, que imediatamente colocou em
funcionamento sua primeira linha, obtendo em outubro de 1910 a concessão por 75 anos dos serviços, caducando assim todas as concessões anteriores -
exceto a da empresa Colonia San Vicente, que prosseguiu até 1925. Em 1928, quando essa empresa foi adquirida pela mesma companhia inglesa
responsável pelo fornecimento de energia elétrica a Córdoba, a frota já somava 110 veículos.
A partir de 1930, surgiram as primeiras empresas de ônibus, fato que se refletiria no
serviço de bondes apenas dez anos depois, quando surgiram os primeiros déficits operacionais. Em 20/3/1948 o governo municipal interviu na empresa,
para assegurar a continuidade dos serviços, reduzindo a rede de 94,63 para 84,81 km.
Bonde 350 de Lisboa, na chegada triunfal a Córdoba em
1998
Imagem cedida por Lúcio Peñaloza (Córdoba/Argentina)
Em 5/5/1955, foram adquiridos veículos e materiais usados da Compañía de Tranvías de
Mar del Plata, inclusive os bondes que ganharam os números 131 e 132, começando a circular na cidade. Os prejuízos contínuos determinaram o
cancelamento desse contrato e a devolução dos veículos a Mar del Plata. Em 1959, a prefeitura assumiu as operações, mas os prejuízos continuaram,
até que em 8/10/1962 os serviços de bonde foram substituídos por linhas de ônibus e a companhia dissolvida.
De Lisboa - Em 28/12/1994, com o empenho de seu mentor e atual presidente,
Lucio Peñaloza, foi fundada a AATC. Três anos depois, o bonde N° 350 da Companhia
Carris de Ferro de Lisboa S/A foi importado pela Argentina e em maio de 1998 chegou triunfalmente a Córdoba, desfilando pela cidade até o Museo de
la Industria.
A AATC está agora preparando a criação do Circuito Histórico, com a circulação desse
bonde, tendo recebido autorização da prefeitura local para essa atividade em 25/4/2000, dentro do plano de revitalização turística do Parque
Sarmiento, no bairro San Vicente. Também é estudado o trajeto alternativo pelo bairro General Paz, nas proximidades do Museo de la Industria.
A viagem pelos trilhos do mundo continua... |