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Edição 4 - 25/8/2002 

Duas Instruções Normativas da Secretaria da Receita Federal – 191 e 193 –, publicadas no dia 22/8/2002 abalaram o setor de terminais portuários privativos. As medidas foram baixadas no sentido de intensificar o controle do alfandegamento de mercadorias importadas e atribuíram aos terminais a responsabilidades e penalidades das cargas irregulares. Diretores da Associação Brasileira dos Terminais Portuários Privativos (ABTP) e da Associação Brasileira dos Terminais Portuários de Contêineres (Abratec) foram a Brasília pleitear a revogação dessa responsabilidade.

A Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE) tem estado muito atuante no processo eleitoral, entregando aos principais candidatos ao Senado Federal sua proposta política. A entidade continua atualizando seu trabalho, para entregar aos candidatos à sucessão presidencial no segundo turno. Diretores da ABCE mantiveram audiência com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, levando propostas objetivas para o DNIT, no sentido de se adotar procedimentos que corrijam falhas que se consolidaram no setor. Uma das alternativas propostas pelos engenheiros inclui normas para licitação, contratação de projetos e supervisão de obras.

O estaleiro Sermetal, instalado no Caju, recebeu o navio Stena Concórdia, a ser convertido em plataforma de petróleo (FSPO P-48). A obra milhões foi contratada ao grupo Fels Setal pela KBR, do grupo Halliburton, para o projeto Barracuda/Caratinga, por de aproximadamente R$ 200 milhões. O Sermetal realizará, em dique seco, todos os serviços abaixo da linha d’água, como reparos de casco e modificações. 

Crescem os negócios da Petrobrás na Argentina. Além de descobrir petróleo naquele país, está ultimando a compra da Petrolera Santa Fé, por US$ 89,6 milhões.

O setor portuário lançou a Carta de Brasília para os Portos, documento que vem sendo preparado nos últimos três anos e está sendo encaminhado aos candidatos à Presidência da República.

Embora aquecido, o mercado de transporte marítimo de produtos químicos opera com uma defasagem de 30% no valor do frete, informou Bruno Rocha, diretor da Flumar, empresa que planeja encomedar a construção de um navio para produtos químicos.

O Sindicato dos Despachantes do Rio de Janeiro, que congrega 200 associados, iniciou projeto para a montagem de seu site. Segundo revelou o presidente Oswaldo de Castro Saldanha Filho, o sindicato também estuda a possibilidade de incluir, entre os serviços eletrônicos que presta aos seus associados, um sistema para cálculos de impostos.

De 18 a 21/9/2002 será realizado no Grande Hotel São Pedro, em São Paulo, o 7º Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Carga (TRC), abordando a tendência do mercado, legislação brasileira, planejamento logístico, infra-estrutura novos cenários, política e economia. O evento será iniciado com palestra sobre o cabotagem, a ser proferida por Jaime Batista , gerente da Aliança Navegação. O Congresso é promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP).

"As Alternativas do Brasil no Mercado Global" é o tema do VIII Congresso Internacional de Multilogística no Comércio Exterior, que acontecerá simultaneamente à Expocargo 2002 – III Feira de Movimentação, Armazenagem e Terminais de Cargas, Transporte e Logística). O evento deve reunir cerca de 100 expositores e se estima um público visitante de mais de 10 mil pessoas. A Expocargo será realizada no Parque de Exposições da Fenac, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Do evento participam representantes de vários países e contará com a presença do presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros, Ernani Severo da Gama.

Infra-estrutura, meio-ambiente, logística e qualificação foram temas debatidos durante o 2º Encontro de Comércio Exterior da Zona Oeste e Sul do Estado do Rio de Janeiro. Realizado no Centro Universitário Moacyr Bastos, em Campo Grande, o evento abordou também instalação de EADI em Campo Grande, o 1º Eco Pólo Industrial do Brasil; o panorama atual e as alternativas para a BRJ 109 e o programa Exporta Fácil da ETC.

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