Imagem: reprodução parcial da matéria original
C. E. F. Sorocabana (1938-1971) - Fepasa (1971-1998)
Acaraú
Município de São Vicente, SP
Mairinque-Santos - km 96,79 (1986)
SP-0173
Inauguração: 1/3/1938
com trilhos
Uso atual: fechada
Data de construção do prédio atual: c. 1937
Algum evento na então novíssima estação de Acaraú, em 1939
Foto: revista Sorocabana, acervo Thomas Correa, publicada com a matéria
HISTÓRICO DA LINHA: Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação
das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em
1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913.
A estação em 1986
Foto: Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986, publicada com a matéria
Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve tráfego de passageiros entre
Mairinque e Santos até cerca de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban.
A estação em 1986
Foto: Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986, publicada com a matéria
A ESTAÇÃO: A estação de Acaraú foi inaugurada em 1938. Está desativada há anos. Ali existe também uma subestação, que foi utilizada no curto período em que a linha foi eletrificada, mais ou
menos entre 1966 e 1974. "A subestação fica a uns 400 m da estação de Acaraú. Ela fica bem no meio da Mairinque-Santos, entre Gaspar Ricardo e Salles da Cruz.
Ela e a estação de Acaraú têm acesso por carro. Logo no fim da Imigrantes e início da Pedro Taques, entrar à direita antes do pedágio, numa estrada de terra que acompanha a alça de ligação Paratinga-Cubatão. Quando chegar num ponto em que essa
estradinha cruza a linha, se continuar seguindo reto, termina em Paratinga, e se entrar a direita, por uns 3 Km, chega-se em Acaraú.
A estação está abandonada. Tem pessoas morando em algumas casas que tem atrás da estação, que eram de funcionários da EFS. A estação não está depredada, mas está "mal cuidada". Havia cadeados, novos, nas portas e janelas, e uma placa: Imóvel
pertencente à RFFSA". (Thomas Corrêa, Santo André, SP)
Entrada do pátio de Acaraú, anos 1990
Foto: cedida por Antonio A. Gorni, publicada com a matéria
O trem chega a Acaraú, em maio de 1996
Foto: José H. Bellorio, publicada com a matéria
A estação em 1998
Foto: Nilson Rodrigues, publicada com a matéria
A estação em julho de 2002
Foto: Paulo Roberto Szabadi, publicada com a matéria
A locomotiva da Brasil Ferrovias e a estação, em 16 de abril de 2005
Foto: Thomas Corrêa, publicada com a matéria
O auto de linha da Brasil Ferrovias e a estação, em 16de abril de 2005
Foto: Thomas Corrêa, publicada com a matéria
A estação em 2007
Foto: Ricardo Koracsony, publicada com a matéria |