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HISTÓRIAS E LENDAS DE S. VICENTE - Trem
Antigas estações ferroviárias vicentinas

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A história desta estação foi assim registrada por Ralph Mennucci Giesbrecht no site Estações Ferroviárias do Brasil (atualização: 12/10/2011. Acesso: 14/5/2013):


Imagem: reprodução parcial da matéria original

C. E. F. Sorocabana (1938-1971) - Fepasa (1971-1998)

Acaraú

Município de São Vicente, SP

Mairinque-Santos - km 96,79 (1986)

SP-0173

Inauguração: 1/3/1938

com trilhos

Uso atual: fechada

Data de construção do prédio atual: c. 1937


Algum evento na então novíssima estação de Acaraú, em 1939

Foto: revista Sorocabana, acervo Thomas Correa, publicada com a matéria

HISTÓRICO DA LINHA: Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913.


A estação em 1986

Foto: Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986, publicada com a matéria

Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban.


A estação em 1986

Foto: Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986, publicada com a matéria

A ESTAÇÃO: A estação de Acaraú foi inaugurada em 1938. Está desativada há anos. Ali existe também uma subestação, que foi utilizada no curto período em que a linha foi eletrificada, mais ou menos entre 1966 e 1974. "A subestação fica a uns 400 m da estação de Acaraú. Ela fica bem no meio da Mairinque-Santos, entre Gaspar Ricardo e Salles da Cruz.

Ela e a estação de Acaraú têm acesso por carro. Logo no fim da Imigrantes e início da Pedro Taques, entrar à direita antes do pedágio, numa estrada de terra que acompanha a alça de ligação Paratinga-Cubatão. Quando chegar num ponto em que essa estradinha cruza a linha, se continuar seguindo reto, termina em Paratinga, e se entrar a direita, por uns 3 Km, chega-se em Acaraú.

A estação está abandonada. Tem pessoas morando em algumas casas que tem atrás da estação, que eram de funcionários da EFS. A estação não está depredada, mas está "mal cuidada". Havia cadeados, novos, nas portas e janelas, e uma placa: Imóvel pertencente à RFFSA". (Thomas Corrêa, Santo André, SP)


Entrada do pátio de Acaraú, anos 1990

Foto: cedida por Antonio A. Gorni, publicada com a matéria

 


O trem chega a Acaraú, em maio de 1996

Foto: José H. Bellorio, publicada com a matéria

 


A estação em 1998

Foto: Nilson Rodrigues, publicada com a matéria

 


A estação em julho de 2002

Foto: Paulo Roberto Szabadi, publicada com a matéria

 


A locomotiva da Brasil Ferrovias e a estação, em 16 de abril de 2005

Foto: Thomas Corrêa, publicada com a matéria

 


O auto de linha da Brasil Ferrovias e a estação, em 16de abril de 2005

Foto: Thomas Corrêa, publicada com a matéria

 


A estação em 2007

Foto: Ricardo Koracsony, publicada com a matéria

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