Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0395c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/17/08 14:32:46
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - GRUTAS
Uma capela-gruta no Largo do Machado

Locais estão desaparecendo da cidade...

Leva para a página anterior

Mesmo com toda a religiosidade que marca de diversas formas a vida dos santistas, uma de suas manifestações mais singulares - as grutas devocionais, de origem natural ou especialmente construídas - estão desaparecendo de Santos. Vão sendo demolidas uma a uma, conforme diminuem os devotos do santo homenageado e aumentam as exigências de espaço para construção imobiliária ou expansão das atividades do estabelecimento que as abriga.

Uma gruta-capela, no Morro de São Bento, foi recuperada e voltou a ter missa depois de dez anos, como registrou em matéria no jornal santista A Tribuna de Santos, em 13 de fevereiro de 1978 (página 6) o jornalista Carlos Pimentel Mendes, atual editor de Novo Milênio:

Frei Celso oficiou a missa e fez o sermão

Foto publicada com a matéria

Missa festiva no Morro de São Bento

Logo pela manhã, os moradores das proximidades do Largo do Machado, no Morro de São Bento, começaram a preparar tudo: colocaram o alto-falante, enfeitaram a capela com flores, limparam o chão em volta, fecharam a caçamba de lixo da Prodesan.

Tudo estava sendo preparado cuidadosamente, porque às 10 horas o frei Celso, da Paróquia de Santo Antônio do Valongo, rezaria uma missa campal, em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes.

Não era uma missa comum, aquela. Tinha um significado especial para todos, por ser a primeira em homenagem à santa, no Largo, em mais de dez anos. Por isso, a capela, mandada construir em 1914 pela família que deu seu nome ao local, estava enfeitada. Por toda parte, sentia-se também o interesse dos moradores por "seu" time de futebol, com as faixas e cartazes da Torcida Explosão Santista, em homenagem ao Santos FC.

Dez horas. Cerca de uma centena de moradores se aglomerou no Largo do Machado, para ouvir o sermão de frei Celso, recordando que, há 120 anos, casos extraordinários de pessoas desenganadas pela Medicina, por exemplo, passavam pela localidade de Lourdes, na França, saindo dali inteiramente curadas em virtude de devoção à santa, que depois se chamou Nossa Senhora de Lourdes e ontem ganhava ali mais um sobrenome: Nossa Senhora de Lourdes do Largo do Machado.

Entre os participantes da missa, vários líderes dos moradores: Cláudio Augusto Alves, presidente da torcida Explosão Santista, e Américo de Souza, presidente da Sociedade de Melhoramentos do Morro de São Bento. Três políticos emedebistas: vereadores Antônio Rubens Costa de Lara e Eduardo Castilho Salvador, além de Carlos Alberto Corte Real. Uma reclamação: mais uma vez foi adiada a inauguração do colégio estadual do morro, prevista para ontem. Agora, Américo de Souza vai marcar a nova data com o prefeito, hoje. Também o mobiliário da escola chegou atrasado, no sábado.

Largo do Machado sediou a homenagem a N. Sra. de Lourdes

Foto publicada com a matéria

Alguns dias antes, em 9 de fevereiro de 1978, o mesmo jornal A Tribuna (página 5) e o mesmo jornalista registravam problemas enfrentados pelos moradores na área:

Muro de proteção junto à capela, uma das solicitações

Foto publicada com a matéria

Problemas e festas no Morro de São Bento

Iluminação, esgotos, policiamento, telefone, limpeza são apenas alguns dos inúmeros pedidos feitos pelos moradores do Morro de São bento às autoridades. Atualmente, o principal deles é a iluminação em vários trechos do morro, principalmente nos acessos, e segundo os moradores, em alguns casos a prefeitura já autorizou a melhoria, dependendo apenas da Light a instalação.

Cláudio Gonçalves, da ligação 236, é presidente da Torcida Explosão Santista, que congrega moradores do Largo do Machado e imediações, e fala em nome deles sobre os problemas do morro [...]

Cláudio pede ainda um muro de arrimo, de proteção, sobre a capela, junto ao poste de iluminação existente em seu teto (na parte posterior), para evitar que as crianças tenham acesso ao teto da capela, o que impediria a instalação de iluminação especial na cruz frontal, para a festa de domingo, quando será pela primeira vez rezada uma missa no local, em homenagem à padroeira do Largo do Machado, Nossa Senhora de Lourdes.

Quanto à iluminação, diz ele que "as luzes já foram despachadas pelo dr. Eraldo Franzese, secretário de Assuntos Jurídicos e Administrativos da Prefeitura, só faltando a instalação por parte da Light. São cinco luminárias, a serem colocadas no Largo do Machado. Em toda a região, a luz pública é fraca, apenas o acesso de veículos é melhor iluminado.

Cláudio salienta que as obras de reforma da capela do Largo já foram feitas, com auxílio de moradores e da Torcida Explosão Santista. Quanto ao esgoto, lembra ele que há vários projetos na Prefeitura para aumento do tamanho da vala que vai do Largo do Machado, seguindo pela Rua Santa Madalena.

Sobre esse assunto, Nélson Cunha, que possui um bar na ligação 286 (nessa rua), fornece mais detalhes [...]

Explicam eles ainda que a Fonte São Bento, construída em 1914 na Rua Santa Mônica, está contaminada pelo lixo jogado nas proximidades de uma caixa de purificação de água, que assim tem que ser constantemente limpa, recebendo ainda grande quantidade de ratos e baratas, que ficam em contato com a água. [...]

Colégio e festas - O próximo domingo, apesar de todos os problemas enfrentados pelos moradores do São Bento, será dia de festa: pela primeira vez será rezada uma missa no Largo do Machado, em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, a padroeira do Largo. Embora oficialmente o dia da santa seja sábado, no domingo o padre da igreja de Santo Antônio do Valongo deverá rezar a primeira missa no local em sua homenagem. Sua imagem já está há muito tempo (desde 1914) na capela existente nesse local, erigida pela família Machado, então proprietária daquelas terras. Após a missa, deverá haver uma festa popular, que vem sendo organizada pela Torcida Explosão Santista.

Em outro local do morro, próximo ao posto policial, será inaugurado possivelmente no mesmo dia o colégio estadual ali construído. Para a definição final, da data, falta apenas a confirmação da presença do governador do Estado ou seu representante, que deve ser obtida ainda hoje. Também haverá festa, com bebidas fornecidas pelo prefeito e o restante pelos moradores do morro, conforme relata Américo de Souza.

Problema desta vala é crônico e antigo mas nunca foi solucionado

Foto publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série