Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0383.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/29/07 23:46:13
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Um navio fantasma chega a Santos

Este curioso acontecimento foi registrado na edição de 18 de dezembro de 1952 pelo jornal santista A Tribuna, em sua seção Porto & Mar (ortografia atualizada nesta transcrição):


Imagem: reprodução da matéria original

NAVIO FANTASMA NO ESTUÁRIO DE SANTOS - O caso do Rio das Antas, em Recife, teve uma repetição neste porto e, segundo o que soubemos, um outro navio fantasma assombra Porto Alegre.

O de Santos surgiu lá do lado do rio Sandi e já faz tempo. Trata-se do Cananéia, que fazia a linha Itajaí ao Rio, e que acabou se enterrando no mangue àquela altura do estuário, dizem que por motivo de dar a sua atividade prejuízo aos armadores.

Há cerca de sete meses jaz, ali, o barco cada vez mais se tornando ferrugem e cada vez mais se destruindo pelo abandono a que foi relegado. Quando a companhia armadora tomou a resolução de encostar o Cananéia do outro lado do canal, fê-lo com os seus 16 tripulantes, inclusive o comandante.

Mas, naturalmente, uma companhia que tem prejuízos, fica também apertada para poder pagar o seu pessoal, e aconteceu que um a um os membros da equipagem foram deixando a embarcação, pagos ou não, até que só ficou a bordo um moço de convés, Jair Santana, tornado vigia do navio fantasma.

Aconteceu que este, igualmente, não recebendo os seus salários, ficou sem meios de subsistência a bordo, e embora com atrasados que já vão a muitos cruzeiros, acredita que se não abandonar o Cananéia poderá ainda recebê-los. Como não tinha mais meios de pagar o aluguel de casa para sua mulher, levou-a para o navio, onde, porém, subsiste o problema da alimentação para os dois.

Só de alimentação? O casal também não tem água, fora a que recolhe das chuvas. Sem água e sem alimentos, lá está vivendo da esperança de que o pagamento chegue, e com isso aumenta ainda mais o número dos espectros de bordo, assaltados de noite pelos mosquitos do mangue.

Um gato preto, que era a mascote do Cananéia, como que sublinha o quadro de pavor, de onde emergem, apenas, para iluminar um pouco o ambiente de desolação de bordo, as cores da bandeira paulista, pintadas na chaminé. Estas cores, sempre, querem dizer prosperidade. Por quê, agora, o contrário?

- No cliché, aspectos de bordo do Cananéia: um escaler quebrado, com a lona que o cobria, rasgada; o gato que preenche a desolação do barco com a negrura do seu pelo; a inquilina clandestina pondo roupas a secar; e por último o Cananéia, abandonado no mangue.




Fotos publicadas com a matéria

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais