HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-126
Dom Quixote e Sancho Pança
Os imortais personagens de Miguel de Cervantes ganharam monumento no piso superior do prédio do Centro Español Y Repatriación de Santos, na Avenida Ana Costa, 286, esquina da Rua Espírito Santo. A inauguração ocorreu em um sábado, 30 de abril de 2016, em homenagem aos 400 anos da morte do escritor espanhol:
Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 6 de julho de 2017
|
Em 30 de abril de 2016, o SantaPortal da Universidade e rede de comunicações Santa Cecília) publicou esta notícia:
Imagem: fotograma de vídeo publicado com a notícia e na rede social Youtube, com 2'05" e 27,1 MB
Maior estátua de Dom Quixote e Sancho Pança, fora da Espanha, é inaugurada em Santos
Por: #Santaportal - Em 30/04/2016 às 11:26
SANTOS - O Centro Espanhol de Santos inaugura hoje (30) um monumento em homenagem aos 400 anos da morte do escritor Miguel de Cervantes. Os personagens de uma das obras mais marcantes foram eternizados nas estátuas.
Com seis metros de altura, a maior estátua de Dom Quixote de La Mancha fora da Espanha, agora fica em Santos. A produção levou dois anos e a obra foi feita em resina.
"Seu Luís Garcia Jorge foi o artista que projetou e executou a obra. Ele é da região de Zamora, na Espanha, mas é muito conhecido na nossa Região. Ele fez a estátua de Cristovão Colombo que tem na praia, e muitos outros espalhados pela cidade. Ele foi muito feliz, ele caprichou e deu um presente para comunidade espanhola e comunidade santista de modo geral", diz o presidente do Centro Espanhol de Santos Carlos Fernandez.
Dom Quixote é um dos personagens mais conhecidos da literatura mundial. Ao lado de Sancho Pança vive aventuras fantasiosas como cavaleiro. O livro já foi considerado a melhor obra de ficção de todos os tempos e consagrou o escritor Miguel de Cervantes.
"Ele é o principal escritor espanhol de todos os tempos. O romance Dom Quixote De La Mancha é uma obra, tirando a bíblia, é a segunda mais lida e traduzida em todo mundo, é de grande importância", explica Fernandez.
Miguel de Cervantes morreu no dia 23 de abril há 400 anos. Poucas mortes de escritores são lembradas em todo o mundo. A data é tão importante para os espanhóis que se tornou o Dia Nacional do Livro.
A obra em homenagem ao autor pode ser visitada pelo público. "a estátua fica apontada para a Ana Costa que é uma avenida de grande repercussão na nossa cidade e pode ser vista pelos motoristas, pedestres", finaliza.
O Centro Espanhol fica na avenida Ana Costa, 286, Campo Grande.
|
Em 1º de maio de 2016, o Diário Oficial de Santos registrou:
Foto de Isabela Carrari, publicada com a matéria
Estátua de Dom Quixote é inaugurada no Centro Espanhol
Atualizado em: 01 mai 2016 às 03h
A obra literária que eternizou o escritor espanhol Miguel de Cervantes, morto há 400 anos - Dom Quixote de La Mancha e seu fiel companheiro Sancho Pança - ganhou uma expressiva homenagem em um local que é referência para a cultura espanhola na Cidade e até no País: o Centro Espanhol de Santos. Na noite de sábado (30), na sede da instituição, foi inaugurada a maior estátua de Quixote fora da Espanha.
Em resina e com seis metros de altura, o monumento foi feito pelo artista espanhol radicado em Santos Luís Garcia Jorge, que levou dois anos para conceber a estátua com as duas personagens históricas. “Quero apenas agradecer a oportunidade para expressar minha gratidão à Cidade de Santos, que me acolheu e deu a chance de desenvolver minha arte”, disse Jorge, também responsável pela estátua de Cristóvão Colombo, localizada no jardim da orla.
A inauguração do monumento contou com a presença de autoridades como o presidente do Centro Espanhol, Carlos Fernandez, e do cônsul geral da Espanha em São Paulo, Ricardo Martínez Vázquez, além do embaixador da Espanha no Brasil, Manuel De La Camara Hermoso.
“Sou muito orgulhoso por aqui em Santos ter se desenvolvido uma extraordinária comunidade espanhola, que está aqui há décadas”, disse Hermoso.
O Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, também prestigiou a inauguração. “A comunidade espanhola é uma das mais representativas da nossa região e, para mim, é uma satisfação homenagear o grande Miguel de Cervantes em um local tão expressivo como é o Centro Espanhol”, enfatizou.
Apontada para a Av. Ana Costa, a obra em homenagem à Cervantes pode ser visitada pelo público. O Centro Espanhol fica na avenida Ana Costa, 286, Campo Grande.
Foto de Isabela Carrari, publicada com a matéria
|
No dia seguinte, 2 de maio de 2016, a revista MaisSantos replicou, reproduzindo foto divulgada pelo Diário Oficial de Santos:
Centro Espanhol de Santos ganha monumento de Dom Quixote
02/05/2016
Dom Quixote de La Mancha e seu companheiro Sancho Pança foram homenageados em uma estátua inaugurada no Centro Espanhol de Santos neste sábado (30). O local é referência da cultura espanhola na Cidade.
O monumento foi feito pelo artista espanhol, mas radicado em Santos, Luís Garcia Jorge. O artista levou dois anos para fazer a estátua em resina com seis metros de altura. A inauguração do monumento contou com a presença de autoridades como o presidente do Centro Espanhol, Carlos Fernandez, e do cônsul geral da Espanha em São Paulo, Ricardo Martínez Vázquez, além do embaixador da Espanha no Brasil, Manuel De La Camara Hermoso.
Apontada para a Av. Ana Costa, a obra em homenagem à Cervantes pode ser visitada pelo público. O Centro Espanhol fica na avenida Ana Costa, 286, Campo Grande.
|
|