Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m118.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/12/11 14:06:38
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-118
Pelé e o soco no ar

Leva para a página anterior
Um momento famoso da carreira do "Rei do Futebol", Édson Arantes do Nascimento (o Pelé) no Santos Futebol Clube, a "baleia da Vila Belmiro", está eternizado numa estátua móvel, na confluência dos bairros Embaré e Aparecida. Sobre ela, o jornal santista A Tribuna registrou, na página A-6 da sua edição de 25 de janeiro de 2011:

Atual estátua de Pelé é móvel, sendo retirada todas as noites para ser guardada numa padaria. Na manhã seguinte é levada de volta à praça

Foto: Davi Ribeiro, publicada com a matéria

CURIOSIDADE

A principal curiosidade da estátua do Atleta do Século é que ela não fica o dia inteiro no seu recanto. Por precaução, contra atos de vandalismo, já que o monumento fica na altura do piso, todos os dias o Rei é retirado do jardim para dormir na padaria. Por volta de 6 horas, o padeiro Antônio, da Padaria A Santista, posiciona a estátua no seu local. Antes do local fechar, às 23 horas, a tarefa de guardar o Pelé é de Reinaldo Nogueira Moreira, o popular Chacrinha, que também trabalha no estabelecimento. "O Rei acorda, toma café cedinho e já vai para a praça, para ser admirado", brinca Chacrinha, que calcula a parada de cerca de 30 pessoas no local diariamente para tirar fotos com a estátua.

Estátua de Pelé com soco no ar será atração na Praça do Rei

Prefeitura já está preparando a novidade

Diogo Caixote

Da Redação

O soco no ar, marca registrada dos gols de Pelé, vai ser imortalizado em Santos. A Prefeitura planeja iniciar nos próximos dias a remodelação da praça que homenageia o Rei do Futebol, entre a Rua Epitácio Pessoa e a Avenida Almirante Cóchrane (Canal 5), dando destaque à estátua do ex-jogador.

Embora tenha se tornado um local para exaltação ao Santos Futebol Clube nos últimos anos, a praça não era oficialmente um espaço para este fim. Na última semana, porém, o prefeito João Paulo Tavares Papa sancionou a denominação do local como Praça Rei Pelé, seguindo aprovação da Câmara de Vereadores.

A partir de agora, a Prefeitura vai padronizar a praça e torná-la mais um espaço do Rei no Município. "Feliz é a cidade que pode ter o Pelé espalhado por várias partes dela", disse ontem o prefeito, referindo-se ao Museu Pelé, também em homenagem ao atleta, que será construído no Valongo. Em fase inicial de obras, o memorial deve ficar pronto em 2012.

Idealizada por torcedores alvinegros, tradicionalmente reunidos na padaria A Santista, à sua frente, a praça abriga hoje dois mastros, para o hasteamento de uma grande bandeira do Santos em dias de jogos, os contornos em concreto de uma baleia revestida com pastilhas, e uma estátua móvel de Pelé, dando o soco no ar. Entretanto, de acordo com Papa, o equipamento atual não segue o padrão arquitetônico de outros recantos do Município.

O projeto de reestruturação da praça já foi concluído. De acordo com o prefeito, a baleia não fará mais parte do local. A estátua do Rei será instalada em definitivo, em um pedestal de concreto. "Vai ter tratamento paisagístico, iluminação e placas para mostrar as conquistas do Pelé. É um projeto que vai atrair turistas, mas antes de tudo vai valorizar um espaço criado espontaneamente pela população", disse Papa.

O monumento, em 2011

Foto: site Google Maps/Street View (acesso em 12/11/11)

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais