Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m057.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/21/10 15:47:20
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS-057
Monumento aos Imigrantes Japoneses

Leva para a página anterior
O Monumento aos Imigrantes Japoneses, inaugurado na praia santista do Boqueirão em 21 de junho de 1998, mostra uma família nipônica em trajes do início do século XX. Uma inscrição indica: "Aos imigrantes japoneses - Riyutaro Hashimoto - Primeiro-ministro do governo japonês". Nas proximidades, uma rocha tem igualmente inscrições em português e japonês: "A esta terra".

Perto do monumento, uma das placas textua: "SAKURA - CEREJEIRA - Homenagem aos primeiros imigrantes japoneses que embarcaram no Porto de Kobe no Japão no dia 28/04/1908 a bordo do navio Kasato Maru com destino ao Brasil, onde chegaram em 18/06/1908 no Porto de Santos. A Associação Japonesa de Santos e a Prefeitura Municipal desejam que o florescimento desta cerejeira simbolize os laços de amizade entre o Brasil e o Japão e que estes sejam sempre prósperos. Santos, 18 de junho de 2001. Comendador Arata Kami/presidente Associação Japonesa de Santos, Beto Mansur/Prefeito Municipal de Santos".

O monumento foi criado pela escultora Cláudia Fernandes, e só não teve sua imagem incluída numa moeda do Japão comemorativa do centenário da imigração japonesa por uma confusão relativa a direitos autorais.





Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 8 de junho de 2007





Fotos: Carlos Pimentel Mendes, em 17 de junho de 2007

Em 18 de outubro de 2009, o monumento foi transferido para o Parque Municipal Roberto Mário Santini, e reinaugurado em uma cerimônia marcada por apresentação cultural feita por membros da colônia japonesa, e o plantio de uma cerejeira. A Associação Japonesa de Santos registrou assim este evento, em sua página Web:


Apresentação cultural durante a reinauguração do Monumento ao Imigrante Japonês, no Parque Municipal Roberto Mário Santini, em 18 de outubro de 2009
Foto: Matheus Misumoto, divulgada pela AJS


O monumento, no Parque Municipal Roberto Mário Santini, em 18 de outubro de 2009
Foto: Matheus Misumoto, divulgada pela AJS


Grupo de dança tradicional, logo após a reinauguração d monumento, em 18 de outubro de 2009
Foto: Matheus Misumoto, divulgada pela AJS


Comendador Arata Kami planta muda de cerejeira defronte ao monumento, na cerimônia de sua reinauguração, em 18 de outubro de 2009
Foto: Matheus Misumoto, divulgada pela AJS

Kenren dá boas-vindas ao Monumento do Imigrante

No último domingo, dia 18 de outubro, Santos amanheceu ensolarada. A semana, que vinha acompanhada de chuva, cedeu uma manhã de sol para celebrar a reinauguração do Monumento do Imigrante Japonês. Após 11 anos na Praia do Boqueirão, a estátua, de quase 10 toneladas, foi instalada no Parque Roberto Mário Santini, próxima à obra de Tomie Ohtake.

Na cerimônia, com a presença do comendador Arata Kami, discursaram o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, o presidente da Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Augusto Sakamoto, o presidente da Associação Japonesa de Santos, Sergio Doi e o vereador, presidente do Clube Estrela de Ouro e vice-presidente da AJS, Sadao Nakai. Também compareceram ao evento o capitão dos Portos da Marinha, Antônio Sérgio Caiado de Alencar, o secretário de Esportes Paulo Musa, a secretária de Educação Suely Maia, a secretária de Comunicação Rosana Major, o deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa, o líder do governo Manoel Constantino (PMDB) e o assessor da secretaria de Obras Maurício Uehara.

Após alguns meses conduzindo o processo de transferência do monumento, Sadao enalteceu o trabalho da Associação e a iniciativa do prefeito, João Paulo Tavares Papa, em transferir o monumento para o Parque Roberto Mário Santini. "Agradeço a todos os funcionários da prefeitura pelo apoio e engajamento na execução desta obra. Ela representa a história da imigração em Santos. No ano passado, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, esteve neste local para inaugurar a obra de Tomie Ohtake. Hoje, um ano após o centenário, o povo santista é agraciado com mais um monumento. A comunidade japonesa se sente honrada e grata ao prefeito João Paulo Tavares Papa por ocupar este espaço", afirmou Sadao.

Já o presidente do Kenren, Augusto Sakamoto, animou-se com a presença do Monumento em um local de destaque. "Vamos convidar as associações de todo o estado para visitar Santos", afirmou.

No mesmo dia, na Associação Japonesa de Santos, foi celebrada a 2º Festa da Cultura Japonesa. O evento contou com apresentações artísticas (grupos de São Paulo e o tradicional Taiko, de São Vicente), artes marciais, Dança Japonesa (Hakujukai e Okinawa), oficinas culturais (Shodô, escrita japonesa e Origami, dobradura em papel), além de barracas de alimentação (comidas típicas da culinária japonesa - tempurá, sushi, yakissôba, manjú, pastel - e espetinho). O evento conta com apoio da Secretaria de Cultura de Santos.


O presidente da Associação Japonesa de Santos, Sérgio Doi, discursa durante a solenidade de reinauguração do Monumento ao Imigrante Japonês
Foto: Matheus Misumoto, divulgada pela AJS


Apresentação do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko durante a reinauguração do Monumento ao Imigrante Japonês, em 18/10/2009
Foto: Matheus Misumoto, divulgada pela AJS

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais