Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/15/07 11:54:32
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MONUMENTOS - B
Monumentos santistas

Leva para a página anterior
O Guia Turístico Santos-São Vicente - Indicador Portátil Nelo's, na sua primeira edição, de 1981/2 (em texto confrontado com a segunda edição da obra, de 1982, denominada Guia de Santos-São Vicente-Guarujá - Indicador Portátil Nelo's, ambas as edições no acervo do historiador santista Waldir Rueda) publicou:
 
Monumentos e estátuas

Andradas - É o maior monumento da cidade, inaugurado no dia 7 de setembro de 1922. Situa-se na Praça da Independência, em pleno Gonzaga. Homenagem de Santos aos seus ilustres filhos, José Bonifácio de Andrada e Silva, Antônio Carlos e Martim Francisco.

Almirante Saldanha da Gama - Escultura do Clube de Regatas Saldanha da Gama. Localiza-se no jardim da referida entidade, na Ponta da Praia.

Almirante Tamandaré - Patrono da Marinha de Guerra do Brasil. Situa-se na Av. Bartolomeu de Gusmão à altura da Rua Oswaldo Cochrane, no jardim da praia.

Bartolomeu de Gusmão - Precursor da navegação aérea e grande matemático, nascido em Santos no ano de 1695. Monumento situado na Pça. Rui Barbosa em pleno centro da cidade e inaugurado a 7 de abril de 1922, data em que se comemorou o 1º Centenário da Independência do Brasil. Na mesma obra encontramos o busto de Alberto Santos Dumont - Inventor, construtor e aviador brasileiro cognominado Pai da Aviação. (N.E.: a data correta é 7 de setembro de 1922).

Braz Cubas - Foi a primeira estátua erigida em Santos e inaugurada em 25 de dezembro de 1907, em homenagem ao fundador de Santos. No alicerçamento da obra estão colocados os despojos de Braz Cubas. Situa-se na Praça da República em frente ao edifício da ex-Alfândega. (N.E.: a inauguração ocorreu em 26 de janeiro de 1908 e não é monumento funerário, ao contrário do citado acima).

Da. Maria Coelho Lopes - A herma localizada na praça do mesmo nome da homenageada é uma retribuição dos moradores de Sta. Maria àquela que em vida muitos melhoramentos proporcionou ao bairro.

Fábio Montenegro - Poeta santista. O busto em sua homenagem encontra-se nos jardins do Aquário Municipal.

Gaffrée e Guinle - Monumento dos fundadores da Cia. Docas de Santos, construtores do porto de Santos e seus saneadores. Situado à Praça Barão do Rio Branco.

Getúlio Dornelles Vargas - Homenagem do povo ao saudoso presidente. Localiza-se na Praça dos Andradas.

José Cabalero - Defronte da Santa Casa de Santos.

João Otávio dos Santos - Estátua localizada defronte do Instituto Da. Escolástica Rosa no jardim da praia. Foi uma das mais importantes figuras abolicionistas na cidade de Santos.

Marco Distrital de Santos - Pequeno monumento em granito, implantado na Pça. Visc. de Mauá, inaugurado a 12 de outubro de 1940.

Marco Rodoviário Santos e São Vicente - obra original situada no término das avs. Antônio Emmerich (São Vicente) e Nossa Senhora de Fátima (Santos).

Marco Infante D. Henrique - Situado em pleno canal na Ponta da Praia.

Martins Fontes - Herma ao grande poeta e médico santista. Homenagem de seus amigos, situada defronte da sua casa na Av. Presidente Wilson, nos jardins da Praia do Gonzaga.

Mausoléu do Esportista Amador - Situado no Cemitério da Filosofia, no bairro do Saboó.

Ninfa Náiade - Em Santos encontram-se duas esculturas da ninfa. A primeira, localizada na entrada do Aquário, na Ponta da Praia. Essa estátua, em outros tempos encontrava-se na Praça José Bonifácio, sendo dali retirada quando ergueu-se o monumento em homenagem ao soldado de 32. A outra ninfa acha-se na Praça Mauá, é uma réplica idêntica da estátua existente nos jardins de Versalhes.

Nossa Senhora de Fátima - Localizada no cais, próximo ao Armazém XXIII da Cia. Docas, na praça do mesmo nome.

O Atleta - Defronte do Clube de Regatas Saldanha da Gama, na Ponta da Praia. Foi inaugurado a 25 de janeiro de 1961.

Padre Anchieta - Monumento idealizado para comemoração do IV Centenário de sua morte. Encontra-se nos jardins do Aquário Municipal, na Ponta da Praia. Foi inaugurado a 25 de janeiro de 1961. Atualmente muito visitado, principalmente após sua beatificação pelo Papa João Paulo II.

Padre Champagnat - Destacou-se como um dos melhores educadores dos últimos tempos. O monumento em sua homenagem localiza-se na praça do mesmo nome, no bairro da Encruzilhada.

Paulo Fernandes Gasgon - Benemérita figura que muito trabalhou em prol da assistência social, principalmente à infância desamparada. A herma em sua homenagem encontra-se na praça do mesmo nome na Vila Belmiro.

Pescador - Monumento em homenagem ao pescador. Localizado na Ponta da Praia, próximo ao ferry-boat.

Rui Barbosa - Herma localizada na Praça Belmiro Ribeiro (Vila Mathias). Homenagem de Santos ao grande jurista baiano.

Sagrado Coração de Jesus - Defronte da Santa Casa da Misericórdia de Santos.

Santo Antônio do Embaré - Está localizada na praça do mesmo nome, fica em frente à Basílica do Embaré.

Saturnino de Brito - Famoso por suas qualidades técnicas, das quais destacam-se: abertura de canais, tratamento de águas e saneamento de Santos. A estátua em sua homenagem está nos jardins da Praia do José Menino.

Soldado Constitucionalista - Situado na Praça José Bonifácio. Homenagem de Santos aos seus filhos que se sacrificaram na campanha constitucionalista de 1932.

Vicente de Carvalho - Uma homenagem de Santos ao grande poeta santista, localizada na Praia do Boqueirão.

Xavier da Silveira - Estátua em homenagem ao grande homem público que foi, agora localizada no trecho novo da Avenida Francisco Glicério nas proximidades da Praça Washington, bairro do José Menino, em frente ao Orquidário.

Júlio Conceição - Pioneiro da Orquidofilia, recebeu um busto erguido em sua homenagem na Praça Washington, bairro do José Menino, em frente ao Orquidário.

Monumento aos ex-combatentes da F.E.B. - Situado na Praça dos Expedicionários, próximo à Av. Ana Costa, no bairro do Gonzaga.

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais