Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0342k08.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/30/08 11:53:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Colônia lusa
A cidade dos portugueses (18)

Álbum mostra o perfil da colônia portuguesa em Santos e no Brasil, em 1929
Leva para a página anterior
Organizado para representar a colônia luso-brasileira na Exposição Ibero-AmericanaClique na imagem para voltar ao início deste álbum realizada em Sevilha em 1929, este Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil, com cerca de 600 páginas, foi encontrado incompleto no acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos (SHEC). Editado no próprio ano de 1929 por Teófilo Carinhas, e confeccionado nas oficinas gráficas da publicação Numero..., de Carinhas & Cia. Ltda., no Rio de Janeiro, é parcialmente reproduzido nestas páginas, com ortografia atualizada:
 


Imagem: reprodução da página 399 do álbum

OS PORTUGUESES NO ESPORTE

Clube de Regatas Vasco da Gama

Tem dezoito anos de existência o glorioso Clube de Regatas Vasco da Gama, que foi fundado em 12 de fevereiro de 1911 por vários desportistas entusiastas. Na ata da sua fundação aparecem os nomes de Arnaldo de Andrade, Gabriel de Oliveira, José Inácio, Manuel da Silva Praça, Custódio Joaquim Gonçalves, Vitorino F. Pinto, Raul S. Fonseca, Amadeu R. Dias, Manuel Tavares da Silva, António Praça, Abelardo António dos Santos, Porfírio Leite Moreira, Esmeraldo Firmino Rosa, Alberto Barbosa, Celestino Moreira, Leonel L. Neumann, Manuel Fernandes Junior, Americo F. Brito, António Serra Campos e António Avelino Coelho como iniciadores desta coletividade, que hoje atingiu o maior desenvolvimento e teve sua sede primitiva na Rua Senador Feijó, 62.

Fazer a história do Clube de Regatas Vasco da Gama seria enumerar uma série interminável de glórias, de lutas e de manifestações de tenacidade e de fé, sempre indispensável para levar a porto seguro estas instituições, que exigem muito amor e muito sacrifício daqueles que foram destinados para estarem ao seu leme, e que só por muita dedicação conseguem atingir o grau de prosperidade e de grandeza como o que atingiu esta.

Está filiado o clube de Regatas Vasco da Gama à Federação Paulista das Sociedades de Remo.

Os seus associados, exemplo de verdadeira disciplina, assim como as suas diretorias, sempre compostas de hábeis e inteligentes administradores, fizeram do denodado clube da Cruz de Malta uma obra grandiosa que muito honra o esporte náutico brasileiro e é orgulho dos nossos compatriotas.

A sua atual diretoria compõe-se dos srs. Alexandre Taveira, Raimundo Soares, Henrique Simões, Joaquim Malheiros, Rocaredo Teixeira, Francisco Lourenço Gomes, António Rodrigues, António Nardelli, Henrique Correia, Silvestre Vieira Caetano, Luís Guimarães e Francisco Almeida.


Cruz de Malta, símbolo do clube

Imagem: reprodução da página 399 do álbum

 


Equipe desportiva do Vasco da Gama

Imagem: reprodução da página 399 do álbum

 


Instalações do clube

Imagem: reprodução da página 399 do álbum

 


Instalações do clube

Imagem: reprodução da página 399 do álbum

Leva para a página seguinte da série