Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0342k06.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/30/08 11:53:34
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Colônia lusa
A cidade dos portugueses (16)

Álbum mostra o perfil da colônia portuguesa em Santos e no Brasil, em 1929
Leva para a página anterior
Organizado para representar a colônia luso-brasileira na Exposição Ibero-AmericanaClique na imagem para voltar ao início deste álbum realizada em Sevilha em 1929, este Álbum da Colônia Portuguesa no Brasil, com cerca de 600 páginas, foi encontrado incompleto no acervo da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos (SHEC). Editado no próprio ano de 1929 por Teófilo Carinhas, e confeccionado nas oficinas gráficas da publicação Numero..., de Carinhas & Cia. Ltda., no Rio de Janeiro, é parcialmente reproduzido nestas páginas, com ortografia atualizada:
 


Imagem: reprodução da página 397 do álbum

Escola Portuguesa

As Escolas Portuguesas!

Que soberbo programa o seu! Que sublime missão a que desempenham! Que louvável inspiração as criou!

Vivem com dificuldades, todavia, porque as gerações de hoje têm muitas tentações que as prendem e voluptuosamente as arrebatam.

E é pena que não vivam desafogadas, dando com amplitude cumprimento ao seu magistral programa.

O seu fim, é patriótico e generoso. É o seu programa ensinar Portugal aos que dele tão mal ouvem tantas vezes dizer. E ensinando a amar Portugal ensinam simultaneamente a amar o Brasil, duas pátrias cujas grandezas históricas se confundem e entrelaçam.

Foi fundada a Escola Portuguesa de Santos em 24 de julho de 1921 e devido aos esforços do incansável português, o conceituado prof. Antonio M. Guerreiro, que à causa da educação tem dado o melhor da sua atividade e da sua grande cultura e inteligência, não se poupando a sacrifícios de toda espécie e merecendo todos os louvores.


Aula ao ar livre.

Diretoria: presidente: Gaspar Lopes Martins; secretário: Antonio Tavares da Silva; professores: Albano J. Cardoso, Sra. Mercedes Tavares da Silva, Srta. Virginia Diogo, sra. Conceição Salgado

Imagem: reprodução da página 397 do álbum

Do seu programa admirável bastará citar-se estes dois fins magníficos:

1º - inocular no ânimo das crianças, a par dos conhecimentos exigidos nos programas oficiais, no que enfileira ao lado das escolas do governo, no ataque ao analfabetismo, a História e a Corografia de Portugal, para que elas saibam o que foi e o que é a Pátria de seus pais e de seus avós, essa pátria de que o Brasil inteiro se orgulha de ser filho;

2º - firmar a união da família portuguesa, estreitando os laços da mais franca e sincera solidariedade entre os seus membros, acabando de uma vez para sempre com os preconceitos, as intrigas mesquinhas, esses azedumes maléficos, que devem ser sacrificados no altar da Pátria.

Isto basta para demonstrar o que é e o que vale a Escola Portuguesa de Santos.


Grupo de alunos

Imagem: reprodução da página 397 do álbum

 


Grupo de alunos

Imagem: reprodução da página 397 do álbum

Leva para a página seguinte da série