Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0318y6.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/23/14 20:56:15
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - IMPRENSA
Diário Oficial teve várias versões

Leva para a página anterior
Criado em 1952 e recriado pelo decreto-lei 47, assinado em 10 de setembro de 1969 pelo interventor federal, general Clóvis Bandeira Brasil, para publicação a partir de 1/1/1970, o Diário Oficial do Município prosseguiu até 9 de junho de 1987, sendo em seguida extinto pela lei 264, assinada em 17 de agosto de 1987 pelo prefeito Oswaldo Justo. Mas, ressurgiu em 19 de abril de 1989, no governo da prefeita Telma de Souza, com a denominação D.O. Urgente, passando a conter matérias jornalísticas, e posteriormente passou a ser Diário Oficial de Santos.

Este é o recorte da publicação da lei 264 na parte oficial do jornal santista A Tribuna, em 20 de agosto de 1987:


Imagem cedida a Novo Milênio em 18/8/2014 pelo jornalista Allan K.Nóbrega, de Cubatão/SP

Matéria publicada no jornal paulista O Estado de São Paulo, página 14 da edição de 3 de janeiro de 1970 (Acervo Estadão - acesso: 21/8/2014):


Ilustrado com fotos, circulou o 1º número do Diário Oficial de Santos

Foto-reprodução pela Sucursal de Santos de O Estado de S. Paulo, publicada com a matéria

 

Santos já tem Diário Oficial

 

Da Sucursal de Santos

Com uma "mensagem de Natal e ano novo" na capa, da autoria do interventor de Santos, general Clóvis Bandeira Brasil, circulou ontem em Santos, com data de anteontem, o primeiro número do Diário Oficial do Município editado pela Prefeitura local. A publicação apresenta 8 páginas impressas pelo sistema off-set a frio e trouxe as portarias baixadas pelo interventor no dia 22 de dezembro de 1969.

A capa da edição, feita em papel encorpado, mostra um clichê do general Bandeira Brasil, ilustrando a sua mensagem de boas festas. O verso apresenta ouro clichê onde aparecem os assessores do administrador e outros elementos de destaque da Prefeitura, ao lado do chefe do Executivo local. O rodapé traz um edital intitulado "A primeira jornada", enquanto a contracapa apresenta um histórico referente à instalação do Diário Oficial e mais 14 fotografias. Em 13 desses retratos aparece o interventor participando das solenidades de inaugurações do edifício "Marechal Arthur da Costa e Silva" e da estação rodoviária.

Outras matérias - Além das portarias assinadas no dia 22 de dezembro, o primeiro número do Diário Oficial traz também diversos expedientes despachados, bem como várias informações referentes às Secretarias municipais. A penúltima página apresenta uma tabela elaborada para o cálculo do imposto progressivo devido pelas pessoas físicas nos últimos 5 anos. Finalmente, a última página mostra um breve retrospecto da origem do asfalto, seu emprego e o modo como é utilizado, sendo a matéria ilustrada com uma fotografia antiga da pavimentação da Avenida Alfredo das Neves, na entrada de Santos.

O editor responsável pelo Diário Oficial Municipal é o sr. Ynel Alves de Camargo, que já foi secretário da Fazenda, durante o governo do ex-prefeito Sílvio Fernandes Lopes.

Balcão de informações - O oficial de Gabinete do Interventor Municipal, sr. Antonio Nascimento, inaugurou ontem o balcão de informações colocado na entrada do Palácio "José Bonifácio", onde está instalada a Prefeitura de Santos. Após a inauguração do novo melhoramento, em duas horas 48 pessoas se dirigiram ao balcão, solicitando diversas informações sobre as diversas dependências da Prefeitura e de modo particular sobre a biblioteca municipal.

Desde a sua inauguração, ocorrida há 30 anos, o Paço Municipal santista não dispunha de um órgão destinado a prestar informações rápidas ao público.

No aniversário da cidade, sábado, 26 de janeiro de 2002, o Diário Oficial de Santos estreava novo projeto gráfico, conforme registrado nessa mesma edição (número 3.146/ano XIII):

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF
A capa do Suplemento Especial de aniversário da Cidade: leitura mais agradável em novo visual

Imagem: reprodução parcial da página 9 do caderno especial do D.O.S. de 26/1/2002

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter a edição completa (6,87 MB)

 

Secom realiza reforma gráfica no Diário Oficial e investe na Internet

A ampliação da prestação de serviços através da home page da Prefeitura de Santos e a reforma gráfica do Diário Oficial de Santos são algumas das prioridades da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secam) para 2002. O novo design do Diário Oficial, que já circula hoje em edição especial comemorativa aos 456 anos de fundação de Santos, tem por objetivo facilitar e tornar a leitura muito mais agradável, haja vista que o jornal já faz parte do dia-a-dia do munícipe santista. A utilização de fotos digitalizadas também acrescenta maior qualidade ao veículo e agiliza o processo industrial reduzindo o tempo de edição.

Outro projeto da Secom para 2002 é a ampliação do portal da PMS que pode ser acessado através do endereço eletrônico www.santos.sp.gov.br, um site que combina informação e prestação de serviço. Hoje, por exemplo, o munícipe pode obter inúmeras informações referentes a tributos e legislação, além de ter à sua disposição um banco de dados com cerca de 6 mil reportagens a respeito da Cidade e das atividades da Administração Municipal.

Dentro do planejamento estratégico da Secom consta também o estabelecimento de parcerias em níveis locais e regionais para o desenvolvimento de vários projetos de interesse da Cidade. A produção e edição de livros que enfoquem personalidades e acontecimentos de destaque de Santos, a elaboração de comerciais institucionais e campanhas de interesse público também serão realizadas integralmente pela Secom e contarão com apoio da iniciativa privada. Da mesma forma serão priorizados eventos como o Santos Carnabanda 2002 e o Santos Festa Verão 2002, além do apoio a outras promoções da Administração Municipal.

Na edição de 20 de setembro de 2003, o Diário Oficial de Santos registrou o próprio aniversário, na página 7 da edição 3.552:

COMUNICAÇÃO

Diário Oficial é distribuído gratuitamente

Um importante canal de comunicação com a população, que garante o acesso à informação a todos os interessados em participar do cotidiano da Cidade. Esse é o Diário Oficial do Município, que existe há 14 anos oferecendo informações sobre diversos assuntos, novidades sobre projetos, campanhas e obras executadas pela Prefeitura, além dos atos oficiais da Administração Municipal.

Com tiragem de 35 mil exemplares e uma circulação que vai de terça a sábado, o veículo é distribuído gratuitamente nas bancas de jornal de todos os bairros do Município, não podendo, assim, ser vendido. Portanto, a população deve ficar atenta às pessoas que entram em ônibus pedindo dinheiro em troca de um exemplar do jornal.

Para o estivador José dos Santos Filho, 72 anos, o jornal é de grande utilidade, uma vez que traz informações sobre tudo o que acontece na Cidade. "Ele é instrutivo e dá acesso às pessoas que não têm condições de pagar um jornal. Se eu não o pegasse na banca, não saberia que o bairro da Caneleira recebeu novas guias e sarjetas". A mesma opinião é compartilhada pelo aposentado Gerôncio Amâncio da Silva, 65 anos. Ele destaca o conteúdo do jornal, que traz orientações necessárias e úteis para a população. "Gosto muito das dicas de saúde", ressalta.

Histórico - O jornal, em formato tabloide, produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura, teve o seu primeiro número em 1.º de janeiro de 1970, seguindo o Decreto Lei n.º 47, de 10 de setembro de 1969.

Na época, somente eram publicados os atos oficiais, com o intuito de democratizar o acesso da população às ações do Poder Público. A publicação permaneceu até 9 de junho de 1987, retornando em 19 de abril de 1989 como D.O. Urgente. Desde então, as matérias jornalísticas começaram a fazer parte do jornal.

Buscando a modernização, no ano passado, o Diário Oficial ganhou um novo visual, passando a ter a primeira e a última páginas coloridas, o que facilitou a leitura. O jornal também publica colunas semanais, telefones e endereços de equipamentos e unidades da Prefeitura e a página das Crianças Desaparecidas. Desde 98, também pode ser conferido na Internet, pelo site www.santos.sp.gov.br.

Na página 20 (última) da edição 3.671/Ano XV do Diário Oficial de Santos, publicada na quinta-feira, 8 de março de 2004, era registrado:


Imagem publicada com a matéria

 

INFORMÁTICA
Acesso do Diário Oficial na Internet completará seis anos

Daqui a três meses, o Diário Oficial de Santos completará seis anos de publicação de suas páginas em formato PDF (Portable Document Format), saindo como pioneiro na Baixada Santista no uso desta tecnologia. Esta forma de apresentação, chamada de Formato de Documento Portátil, disponibiliza gratuitamente as páginas do Diário Oficial na íntegra, através do programa Acrobat Reader, que se encontra disponível no próprio site da Prefeitura (www.santos.sp.gov.br).

A mudança para o novo formato foi planejada no final de 97 e implementada em 6 de junho de 98. A princípio, somente os atos oficiais dos poderes Executivo e Legislativo eram publicados em PDF. As matérias eram apresentadas em HTML, formato em que se encontram as páginas comuns da Internet. Contudo, em maio de 2001, as matérias do Diário Oficial também passaram para este novo formato.

As inovações trouxeram diversos benefícios aos usuários. Nesse formato, o interessado pode localizar textos dentro de cada página, usando a ferramenta pesquisar do Acrobat, imprimir em formato idêntico ao da versão impressa, ajustar a impressão para qualquer tamanho de papel previsto na impressora ou ainda ajustar a visualização do Diário no monitor, adequando à necessidade de cada um.

Saiba como usar - A página nº. 1 é a capa do Diário Oficial de Santos e contém a manchete do dia e as chamadas das principais matérias de cada edição. As demais páginas são divididas entre o noticiário relativo à Administração Municipal e os atos oficiais. Para acessar as páginas deve-se posicionar o cursor sobre o número da página que se deseja ler e clicar o mouse para acessar o conteúdo da página. É importante lembrar, mais uma vez, que o programa Acrobat Reader, necessário para a visualização das páginas, pode ser obtido gratuitamente na própria página da Prefeitura.

Matéria publicada na página 12 (última) do Diário Oficial de Santos de sexta-feira, 26 de novembro de 2004 (edição 3.838/ano XVI):

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF
Imagem: reprodução da capa do Diário Oficial de Santos de 26 de novembro de 2004

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter a edição completa (1,57 MB)

 

Diário Oficial de Santos: um importante espaço a serviço do munícipe
 

Tabloide divulga serviços prestados à comunidade, além de atos oficiais

Divulgar atos oficiais da Administração Municipal, como decretos e comunicados de secretários, eram suas principais funções. Contudo, o Diário Oficial de Santos avançou muito nos últimos anos. Tornou-se um verdadeiro jornal e mais: um prestador de serviço à comunidade.

Além de publicações oficiais do governo, conselhos municipais, Câmara e até mesmo o Poder Judiciário, o veículo tem o seu espaço jornalístico, que é diversificado. Assim, tanto informa a comunidade sobre os eventos, programas e serviços desenvolvidos pelos vários órgãos da Prefeitura e parceiros, quanto veicula matérias de interesse geral da população, colaborando ainda com entidades diversas da Cidade na divulgação de informações, campanhas e atividades essas organizações.

Um exemplo evidente do quanto o Diário Oficial de Santos está hoje voltado à prestar serviço é a página 2 do jornal, com espaço reservado à divulgação de telefones úteis (Resgate/Bombeiros, conselhos tutelares, Defesa Civil, entre outros), informação sobre horário de funcionamento de policlínicas, montagem de feiras livres e outros equipamentos.

A mesma página 2 traz, ainda, o quadro de tábua das marés, a situação das balneabilidade das praias santistas, além de muitas outras informações e das colunas assinadas com temas sobre saúde, memória de Santos, meio ambiente, Descobrindo a Cidade e o espaço para o Fala Cidadão, que dá voz ao munícipe em suas dúvidas e comentários.

Ao longo da semana, o Diário Oficial publica também colunas sobre Estatuto do Idoso com o objetivo de informar as pessoas da terceira idade de seus direitos, e sobre o funcionalismo. Semanalmente, o jornal também destina uma página para divulgação de fotos de crianças desaparecidas e, eventualmente, de outras pessoas com paradeiro desconhecido.

Além da tiragem diária de 35 mil exemplares, o que equivale a, aproximadamente, 700 mil jornais por mês, é disponibilizado na Internet. Desde 1998, todo material publicado no tabloide está no site da Prefeitura www.santos.sp.gov.br, além da consulta de notícias no link Comunicação.

Registro na página 5 da edição de sábado, 19 de abril de 2008 do Diário Oficial de Santos (edição 4.665/Ano XX):


Imagem: reprodução da capa do D.O.S. de 29/2/2008, publicada com a matéria

 

Diário Oficial completa 19 anos

O Diário Oficial de Santos, veículo jornalístico da prefeitura, completa hoje 19 anos de trajetória marcada por inovações gráficas e textos de fácil leitura sobre a administração municipal. Com tiragem de 35 mil exemplares e forma de tabloide, o jornal é distribuído gratuitamente nas bancas e repartições públicas.

O diário, conhecido como D.O., é produzido por uma equipe de profissionais da Secom (Secretaria de Comunicação Social), tendo passado por várias fases e transformações. A primeira edição data de 1º de janeiro de 1970, contendo apenas atos oficiais até 1987. Depois, com o nome de DO Urgente, foram introduzidas matérias jornalísticas e começou a circular em 19 de abril de 1989. Em 1997, passou por reforma gráfica, sendo denominado Diário Oficial. Em 2002, começou a circular com fotos coloridas.

Reformulação - Mas a grande reformulação ocorreu em agosto de 2007, que deu ao jornal visual diferenciado, com textos concisos, fotos digitalizadas (de melhor resolução) e diagramação moderna. Além dos atos oficiais, o DO traz notícias sobre todas as secretarias e empresas municipais. Há também colunas com artigos e informações sobre cidadania e prestação de serviços, agenda cultural, obras e projetos, divulgação de reuniões de entidades filantrópicas e conselhos.

Registro na página 5 da edição de sábado, 26 de janeiro de 2013 do Diário Oficial de Santos (edição 5.820/Ano XXIV):

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF
Imagem: reprodução da capa do Diário Oficial de Santos de 26 de janeiro de 2013

Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter a edição completa (9,91 MB)

Projeto gráfico moderniza o Diário Oficial

Ampliar a interatividade entre prefeitura e população, com uma linguagem simplificada e acessível a todos os públicos, sem perder a qualidade da informação. em concepção moderna e inovadora, esta é a nova cara do Diário Oficial de Santos, implementada a partir de hoje, com a proposta de tornar a leitura mais agradável e ampliar o vínculo com o munícipe.

Textos

curtos, charges, ilustrações e infográficos fazem parte das inovações

Desenvolvido pela Secretaria de Comunicação e Resultados, o novo projeto gráfico inclui textos curtos e objetivos, maior espaço entre as linhas e corpo de letra grande (fonte Helvética). As novidades englobam a inserção de charges, ilustrações e infográficos, e ainda colunas sobre curiosidades da cidade, serviços, cursos, capacitações e vagas de emprego. E ainda espaço para divulgação dos conselhos municipais.

"Os veículos oficiais antes eram mais formais. Hoje, com os recursos tecnológicos, o Diário Oficial também precisa se modernizar. Não perde sua natureza de ser oficial, mas amplia a possibilidade de interação com a comunidade", afirma o secretário da pasta, Rivaldo Santos.


Imagem: reprodução parcial da página 2 da edição de 26/1/2013

Em outubro de 1970, o Diário Oficial surgiu com um suplemento quinzenal dedicado ao público infantil: A Escolinha, em papel encorpado, impressão em cores, dez ou mais páginas por edição, com histórias em quadrinhos de Maurício de Souza (Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento...) e Orlando Pizzi (Duduca e Jambolão, Birinha), divertimentos, imagens para recortar e montar, curiosidades de História do Brasil e Regional, Geografia, Ciências, contos etc. Durou até 1974:


Imagem: reprodução da capa de A Escolinha nº 3, de 14 de novembro de 1970


Imagem: reprodução da capa de A Escolinha nº 7, de 23 de janeiro de 1971

Leva para a página seguinte da série