Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0299t.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/22/07 22:25:13
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PERSONAGENS
Tipos curiosos (20)

Este artigo foi publicado no semanário santista Jornal da Orla, edição de 22 e 23 de dezembro de 2007: 


Foto publicada com a matéria

Kaneko, o homem do "rodoblê"

O ex-jogador Kaneko foi um dos que marcaram presença no final de semana passado na partida de confraternização que Serginho Chulapa organiza todo final de ano na Ponta da Praia. Kaneko era ponta-direita e bom jogador. Ele se notabilizou por uma das jogadas mais bonitas do futebol ao dar um lençol junto à linha de fundo sobre o zagueiro Carlucci, do Botafogo-RP (N.E.: RP - de Ribeirão Preto/SP) na Vila Belmiro.

O lance foi batizado pelos boleiros da época de "rodoblê". Ele consistia num drible com as bolas presas entre os calcanhares. Na seqüência, Kaneco serviu Toninho Guerreiro, que completou, de letra, para as redes.

Depois do Santos, onde foi bicampeão paulista (67/68), Kaneko jogou no Vélez Sarsfield (Argentina), Madureira, Caldense, América-SP e Valência (Espanha). Alexandre Carvalho Kaneko, 61 anos, parou de jogar aos 26 anos e está aposentado desde 2002. No auge da carreira, Kaneko desfilava pelas ruas de Santos com um Cadillac conversível. As meninas se derretiam.

A respeito desse personagem, o site Web do jornal Gazeta Esportiva, da capital paulista, registrou, em 1/8/2003, na seção Por onde anda?:

. . . . . . . . .  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . KANEKO
Foto Gazeta Press
Foto Gazeta Press

Kaneko, aposentado e longe do futebol

Por Jorge Nicola

Autor de uma das jogadas mais bonitas do futebol brasileiro, o ex-santista Alexandre de Carvalho Kaneko vive desde maio de 2002 como aposentado. Consagrado pelo lençol psicodélico, ou lambreta, como também ficou conhecido o drible que criou, ele ainda hoje é lembrado por torcedores e jornalistas.

Tudo porque em uma partida entre Santos e Botafogo-SP, válida pelo Campeonato Paulista de 1968, o jovem, de descendência japonesa e desconhecido em meio aos craques do Peixe, recebeu na direita, prendeu a bola entre os calcanhares e a jogou por cima de seu marcador.

O chapéu aplicado por Kaneko em Carlucci gerou frisson entre os milhares de torcedores que lotavam a Vila Belmiro. Não satisfeito por humilhar o adversário, o ponta direita ainda cruzou na medida para Toninho Guerreiro. O gol ganhou ainda mais plasticidade com o toque de letra do centroavante.

"Tem um pessoal que ainda me reverencia por aquela jogada", conta o ex-atleta, que chegou a ter seu nome pedido na seleção brasileira por muitos. Kaneko vive na cidade de Santos desde que encerrou a carreira, no início da década de 70.

Antes de ganhar direito à aposentadoria, trabalhou por 19 anos em uma rede de supermercados, teve empresa de licitações, academia de ginástica e fundou uma escola infantil que existe ainda hoje. "Todas as atividades que exerci tiveram relação com administração de empresas".

Desde a época como jogador profissional, Kaneko tinha a convicção de que preferia o terno e a gravata necessários aos cargos administrativos do que os gramados. "O futebol sempre foi uma diversão para mim. Acabei jogando pelo Santos por um erro de percurso".

Além do Peixe, ele vestiu a camisa de Vélez Sarsfield, da Argentina, Madureira, Caldense, América-SP e Valência, da Venezuela, clube em que encerrou a carreira de forma bastante precoce, aos 26 anos.

Formado em Educação Física e Administração de Empresas, Kaneko nunca mais se envolveu com o futebol a partir daquele dia. "Às vezes eu me junto com os amigos para bater uma bolinha, mas apenas isso. E somente porque quero manter a forma física em dia", explica.

Enquanto foi supervisor de lojas, dividiu com outros três profissionais a responsabilidade de comandar 42 lojas. "Atendíamos a clientes, fornecedores, cuidávamos de funcionários e comprávamos as verduras para toda a rede no Ceagesp. Era uma loucura".

E agora, mesmo aposentado, não haveria chance de Kaneko trabalhar com futebol? "Só se fosse para trabalhar em alguma área administrativa".

 Raio-X
Foto Gazeta Press
Foto Gazeta Press
Nome: Alexandre de Carvalho Kaneko

Nascimento: 06/10/1946

Altura: 1,69m

Peso: 71kg

Clubes: Santos, Vélez Sarsfield (ARG), Madureira, América-SP, Valência (VEN)

Títulos: bicampeão paulista (1967 e 68) pelo Santos

Publicação:01/08/2003