Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0277f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/07/10 20:08:10
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ZEZINHO
As atribulações do fotógrafo Zezinho (6)

Leva para a página anterior
Presidentes antes de assumir e após a deposição, ou que ficaram apenas na candidatura; prédios no apogeu e em ruínas; artistas em diferentes momentos de suas carreiras; manifestações de todos os tipos e por todos os motivos; ou o mero "buraco de rua", que também faz parte da profissão de fotógrafo registrar imagens de sarjetas para ilustrar matérias do cotidiano. Essas e outras imagens fazem parte do acervo do fotógrafo José Dias Herrera, que em 2005 foi reconhecido como o fotógrafo mais antigo em atividade no Brasil, conforme registrou em 16 de abril de 2005 o Diário Oficial de Santos (páginas 1º e última):


VITALIDADE E A COMPETÊNCIA DE SEMPRE - Fotógrafo mais antigo em atividade, no Brasil, José Dias Herrera completou ontem 85 anos de atividade e 68 de profissão
Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria

JORNALISMO

José Dias Herrera completa 85 anos de idade e 68 de fotografia

Ao completar ontem 85 anos em plena atividade, o repórter-fotográfico José Dias Herrera comemorou outro feito: é o profissional mais antigo ou, como ele prefere, o mais experiente do país. E se fotografar é escrever com a luz, esse santista de coração registra há 68 anos os fatos que marcaram a história de Santos. Com o tradicional bom humor, Zezinho, como é carinhosamente chamado pelos colegas, costuma dizer que continuará trabalhando "enquanto não me quiserem lá em cima".

Nascido no Brás, em São Paulo, mudou para Santos aos sete anos. Depois, com o pai doente, teve de trabalhar duro desde cedo para ajudar no sustento da família. Mas era preciso encontrar um meio de vida. Aos 14 anos, aconteceu o feliz encontro com a fotografia.

"Tinha o hábito de ficar olhando a vitrine de uma loja de artigos fotográficos. Um dia o proprietário perguntou se eu gostava de fotografia". A resposta positiva influenciou diretamente na sua vida. Uma semana depois, Zezinho já estava trabalhando no laboratório da loja.

A oportunidade como repórter-fotográfico surgiu três anos depois, na redação do extinto jornal O Diário, onde permaneceu durante 20 anos. Posteriormente, ingressou em A Tribuna. Ao todo, ficou 42 anos nas duas empresas.

 

"Vou continuar trabalhando enquanto não me quiserem lá em cima"

 

Zezinho brinca dizendo que já fotografou reis de todos os tipos, "da bandidagem, da música e da realeza propriamente", mas foi com o rei Pelé que ganhou notoriedade internacional. Para isso, contou com a sorte que acompanha os profissionais de sucesso.

"Estava cobrindo um jogo do Santos, quando vi alguns jogadores falando com ele. No dia seguinte, fui ao treino e fiz a primeira foto do Pelé uniformizado na Vila Belmiro, e acabamos virando amigos". Aliás, Zezinho acompanhou o alvinegro em várias excursões à Europa.

Trabalhou também na revista O Cruzeiro, foi correspondente da Gazeta Esportiva, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Apesar de reconhecer a facilidade oferecida com as câmeras digitais, que utiliza na Secretaria de Comunicação Social (Secom), Zezinho ainda fotografa com sua inseparável Nikon F-3 em eventos sociais.

Ele presta serviços para a Prefeitura há mais de 60 anos, 20 dos quais como funcionário. Diz que apesar das dificuldades enfrentadas no caminho, nunca desistiu de sorrir. "Pode existir muita gente feliz por aí, porém mais do que eu é impossível".


Zezinho, como é carinhosamente conhecido, trabalha na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Marcelo Martins, publicada com a matéria

Zezinho foi também homenageado no ano seguinte, como registrou o mesmo Diário Oficial de Santos, na edição de 27 de setembro de 2006, páginas 1 e 3:


HOMENAGEM -  O repórter fotográfico do Diário Oficial, José Dias Herrera, foi um dos homenageados ontem na Câmara de Santos, pelo Dia Municipal do Idoso
Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria

SEMANA DO IDOSO

Repórter fotográfico do Diário Oficial é um dos homenageados na Câmara

Considerado o repórter fotográfico mais idoso em atividade no país, aos 86 anos, José Dias Herrera, o Zezinho como é conhecido, foi um dos cinco homenageados ontem na Câmara de Santos pelo Dia Municipal do Idoso (a ser comemorado hoje), durante sessão solene com apresentação do coral da Paróquia Jesus Crucificado e a presença de autoridades e familiares dos homenageados.

Trabalhando há mais de 25 anos na Prefeitura, Herrera está na profissão desde 1935. Feliz, disse com seu jeito simpático: "Espero estar aqui de novo ano que vem, é muito bom, agradeço".

Os outros homenageados foram duas funcionárias também mais idosas da Prefeitura, Maria de Lourdes Corrêa, professora aposentada de 97anos, e Cacilda Fraga Andrade (na ativa), com 70 anos, ajudante geral, atualmente na Defesa Civil. E ainda a pensionista da Caixa de Pecúlios e Pensões Luiza Bracco Derito, com 101 anos, viúva de José Derito, que ingressou na Prefeitura em 1928 como contador, e Orlando Pinto de Oliveira, mais idoso funcionário da Câmara, com 69 anos, procurador do grupo de assessoria técnico-legislativa. Todos receberam medalhas e diplomas pelos serviços prestados à Cidade.


Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série