Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0260f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/21/04 19:21:18
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - MEDICINA
PS Zona Leste vira mini-hospital

Leva para a página anterior
Em 2001, a Prefeitura Municipal de Santos remodelou o Pronto-Socorro da Zona Leste da cidade, transformando-o em mini-hospital. E registrou assim a reinauguração das instalações, na edição de 4 de outubro de 2001 do Diário Oficial de Santos:
 

Após ser transformado em mini-hospital, o PS Zona Leste voltou às atividades em 3/10/2001
Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria

SAÚDE
PS Zona Leste tem grande movimento no 1º dia

O Pronto-Socorro Zona Leste, o maior e mais moderno equipamento da região, iniciou o atendimento ao público ontem, pela manhã, com grande movimentação já nas primeiras horas e crescimento da demanda no período da tarde. Até as 18 horas já haviam sido feitos 265 atendimentos, entre ambulatoriais, emergências, pediatria, odontologia e outros.

O PS foi inaugurado sábado passado, e nos últimos dois dias houve higienização do local e colocação dos instrumentos de pequeno porte para o início do atendimento de urgência e emergência. Na primeira hora de funcionamento, 18 pessoas passaram por consultas na unidade, que possui equipamentos de última geração, 16 leitos, oito femininos e oito masculinos, e dois de UTI semi-intensiva.

Os primeiros - No primeiro dia de funcionamento, a nova unidade recebeu elogios de funcionários e do público. Os dois primeiros pacientes do dia foram Nívio Godoi Júnior, de 39 anos, que chegou com fortes dores de gastrite, e Sueli Maria Feliciano, de 49, que estava com falta de ar e cansaço, além de dores no estômago. Moradora de Uberaba, ela conta que está há 15 dias na casa de sua filha e esteve presente na inauguração da unidade, que passou de 363 m² para 1.130 m² de área. "A cerimônia de inauguração foi muito bonita, e o PS está lindo", comentou.

Casos corriqueiros - de atendimento ambulatorial - marcaram o primeiro dia de funcionamento, tais como problemas de pressão alta, dores no estômago e cólica renal. Na sala de espera, Luiz Carlos dos Santos aguardava sua mulher, que estava sendo atendida por estar com crise de rim. "O atendimento foi bem rápido", elogiou.

Para prestar um bom serviço de saúde à população, a unidade conta com novos setores, como pediatria, ortopedia, atendimento dentário de emergência e serviço de Raios X. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também preocupou-se em reforçar a equipe de atendimento, disponibilizando novos médicos, dez auxiliares de enfermagem, sete técnicos de gesso e três enfermeiras.

Cerca de 120 funcionários estão atuando no novo pronto-socorro, situado na Praça Visconde de Ouro Preto, entre profissionais da área médica, paramédica e do setor administrativo. Além disso, 15 integrantes do grupo Voluntários da Saúde vão auxiliar no encaminhamento de pacientes, servindo alimentação, conduzindo pacientes em cadeiras de rodas e oferecendo assistência aos acompanhantes.

Na primeira hora de funcionamento, 18 pessoas passaram por consultas na unidade
Foto: Francisco Arrais, publicada com a matéria

Equipamento permite atendimento simultâneo

O PS dispõe de equipamentos de emergência de última geração, como quatro eletro-cardiógrafos, três aspiradores cirúrgicos elétricos e quatro cardioversores cardíacos, o que permite o atendimento simultâneo de até cinco casos graves.

Nos próximos dias, estará sendo instalado no segundo piso, o almoxarifado de medicamentos, assim como o Programa de Internação Domiciliar (PID) da Orla, que passa a contar agora com mais espaço no novo prédio.

A entrada em funcionamento desse novo equipamento trará também um desafogo na demanda dos outros dois PSs, o Central e o da Zona Noroeste. O objetivo da Prefeitura é iniciar, ainda este ano, a remodelação no complexo de saúde da Zona Noroeste, formado pelo Hospital Arthur Domingues Pinto, Ambesp e Pronto-Socorro, com recursos solicitados ao Ministério da Saúde. O projeto prevê aumento de capacidade de 50 para 100 leitos, e elevação do nível hierárquico do hospital, que hoje está equipado apenas para pequenas cirurgias. As áreas hoje destinadas ao Pronto-Socorro e Ambesp também serão ampliadas.

Leva para a página seguinte da série