Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0250z.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/23/07 15:50:28
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ENSINO
A educação... e as antigas escolas (26-A)

Leva para a página anterior
Tradicionais colégios, que muito santista recorda com saudade, independentemente de serem públicos ou particulares, marcados por professores que se destacaram na Cidade, e por eventos que também fizeram história. Construído em 1915, num bairro que então começava a se desenvolver com o nome de Vila Macuco, o antigo "Grupo Escolar de Villa Macuco" - chegou ao século XXI como escola estadual, denominada "Visconde de São Leopoldo" - permanece no mesmo local de sua criação, na Rua João Guerra.

Sua história foi relembrada em 1965, no convite para os festejos do jubileu de ouro da escola (ortografia atualizada nesta transcrição):

Vista externa da escola, em 1925

Foto: reprodução, do acervo da escola

 

HISTÓRICO

Grupo Escolar "Visconde de São Leopoldo"

Criado no governo do Conselheiro Rodrigues Alves, que tinha como secretário do Interior o dr. Altino Arantes, no início de fevereiro de 1915, só começou a funcionar o antigo Grupo Escolar "Villa Macuco" a 18 de fevereiro desse ano distante.

Nessa ocasião, época em que não havia ainda a Delegacia Regional de Ensino de Santos, era inspetor regional o prof. Primo Ferreira, figura de destaque a quem Santos deve relevantes serviços no setor de educação e ensino.

Para organizar o Grupo, foi nomeado como diretor o prof. José Olivar da Silva, que permaneceu na direção do Grupo por 20 anos e soube imprimir ao estabelecimento tal ritmo de trabalho que granjeou a esta Casa de Ensino a tradição de estabelecimento de escol.

Dotado das melhores instalações em aparelhos didáticos que havia na época, desde o início teve excelentes resultados o ensino aqui ministrado.

O corpo docente na época da fundação compunha-se dos srs. professores: João Oliveira da Silva, Rosalina Alves Rodrigues, Maria Fontes e Amália Labruciano.

A princípio funcionou num só período, com 450 alunos matriculados nas dez classe existentes.

O número sempre crescente de candidatos à matrícula levou à necessidade de criação de novas classes, passando a funcionar em dois períodos com vinte classes, número máximo que o prédio comportava, nos bons tempos dos horários apenas desdobrados.

Com o correr dos anos, a expansão do bairro cada vez maior obrigou à criação de mais classes, passando o estabelecimento, a partir de 9 de abril de 1931, a funcionar com 23 classes e em horário tresdobrado.

Atualmente, conta com trinta classes, número máximo que o prédio comporta, abrigando em seu teto 1.200 alunos.

Por decreto do ilmo. sr. governador do Estado, datado de 22 de agosto de 1922, como preito de merecida homenagem, passou o Grupo Escolar de "Villa Macuco" a denominar-se Grupo Escolar "Visconde de São Leopoldo", propiciando aos nossos alunos como paradigma a figura do ilustre santista, conselheiro José Feliciano Fernandes Pinheiro, cuja memória grata a toda Santos é reverenciada com especial carinho pelos que militam nesta Casa de Ensino.

O prédio da escola, em 1929
Foto: reprodução, do acervo da escola

Nesses cinqüenta anos de existência, o "Visconde de São Leopoldo", tradicional estabelecimento de ensino desta cidade, inquestionavelmente vem prestando relevantíssimos serviços na educação e instrução da infância santista.

Passaram pelos seus bancos mais de 49.363 escolares e foram alfabetizados cerca de 9.244 alunos.

Dos 7.276 diplomados, grande número se destaca em todos os campos de ação, no magistério, na política, no clero e profissões liberais.

Todos, tenho certeza, têm inculcados em sua formação os sãos ensinamentos de civismo, patriotismo e moral, que nossos mestres, neste ininterrupto passar de anos, fizeram e fazem questão de imprimir nos alunos que lhes são confiados.

O prédio da escola, em 1929
Foto: reprodução, do acervo da escola

O caráter de didática atualizada que desde os primórdios de sua existência teve o estabelecimento, vem sendo mantido ininterruptamente, e o entusiasmo, boa vontade, idealismo e dedicação que caracterizavam os primeiros mestres que aqui militaram, continuam a ser padrão dos atuais.

Desde o início, as instituições auxiliares da Escola fizeram parte dos programas aqui realizados, datando a Caixa Escolar de 1915, o Orfeão Escolar de 1936, a Biblioteca de 1915 e o Clube Filatélico a partir de 1958.

Todas essas instituições vêm funcionando sempre e com êxito, e a preocupação constante dos que as dirigiram foi propiciar às crianças melhores meios para sua educação.

Atualmente funcionam, além das citadas, a Associação de Pais e Mestres, fundada a 4 de abril de 1963, o Grêmio de Leitura "José Bonifácio", a partir de 11 de junho de 1963, e o Clubinho de Arte Infantil a partir de março de 1964.

Propicia às crianças, o Estabelecimento, assistência dentária, desde 1925.

Inicialmente era o serviço proporcionado pela Caixa Escolar "Galeão Carvalhal" e o seu primeiro gabinete foi doado ao Grupo pelo dr. Samuel Bacarat em 1925, instalações estas que serviram ao "Visconde de São Leopoldo" até o ano de seu cinqüentenário.

Houve por bem o governo estadual, por intermédio do Serviço Dentário Escolar, doar ao Estabelecimento, como "presente de aniversário", novo gabinete dentário, dotado dos mais modernos melhoramentos.

Por iniciativa da diretoria da Caixa Escolar e Associação de Pais e Mestres, por meio de campanhas realizadas, foi dotada também, a nossa Casa de Ensino, de cozinha, podendo ser agora distribuída a merenda escolar, fator primordial para garantir aos menos privilegiados melhor saúde, para que se consiga maior aproveitamento escolar.

Nesta data, feliz, para todos, nós queremos consignar o nosso voto de louvor, respeito e admiração, aos mestres que nos precederam; aos que nos seguirem, nosso incentivo, votos de coragem, paciência e perseverança para que continuem a tradição a nós legada pelos que nos antecederam: a de dedicação plena e profícua à causa de educação de nossa infância.

Capa do convite para as cerimônias do jubileu de ouro da escola, em 1965
Foto: reprodução, do acervo da escola

 

Corpo docente e administrativo em 1915:

 

Diretor: prof. José Olivar da Silva

 

Profs.: João Oliveira da Silva, Rosalina Alves Rodrigues, Maria Fontes, Amália Labruciano.

 

Subst. efetivos: Otílio de Oliveira, Déborah Rato, Lúcia E. M. Ribeiro, Maria Amélia Ortiz, Albertina Barboza Leituga, Júlia Nogueira de Almeida.

 

Porteiro: Martinho Silva.

 

Serventes: Fernando Manoel da Silva, Maria da Silva Santos.

 

Diretores durante os 50 anos:

1915 - prof. José Olivar da Silva

1938 - prof. Theotonio de Sant'Anna Espinhel Júnior

1954 - prof. Turiano Flávio de Andrade

1955 - profª. Filipina Lourdes Leopold Só

1956 - prof. José Paulo Guimarães Silva

1959 - profª. Geny Horta Barboza

1962 - prof. Fausto Newton Mattos Santos

1963 - profª. Isaura de Barros Mainardi

 

PROGRAMA - Dia 26/6/1965:

 

Às 8 horas

1 - Missa em ação de graças, na Igreja São José. Celebrante: monsenhor Nelson de Paula. Dirigirá a missa mons. Manoel Pestana. Fará a oração congratulatória mons. Geraldo Borowski, todos ex-alunos do Grupo.

2 - Inauguração da placa comemorativa, falando em nome dos ex-alunos o deputado estadual Esmeraldo Tarquínio.

3 - Abertura da exposição.

4 - Inauguração do gabinete dentário.

5 - Inauguração da cozinha.

6 - Coquetel oferecido às autoridades e convidados.

 

Às 20 horas - Sessão solene no Santos Futebol Clube.

A escola conserva em seu acervo a ata das comemorações do jubileu de ouro, em 1965 (ortografia atualizada nesta transcrição):

Imagem: reprodução da primeira folha da ata, do acervo da escola

 

ATA DAS COMEMORAÇÕES DO JUBILEU DE OURO DO GRUPO ESCOLAR "VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO"

Aos vinte e seis dias do mês de junho do ano de mil novecentos e sessenta e cinco realizaram-se os festejos comemorativos do cinqüentenário do Grupo Escolar "Visconde de São Leopoldo".

Às oito horas, na Igreja de São José, Paróquia do Bairro do Macuco, a que pertence o Grupo Escolar, realizou-se, com a presença de autoridades, pais, professores e ex-alunos, a missa em ação de graças, sendo celebrante o revmo. monsenhor Nelson de Paula e dirigente da cerimônia o revmo. monsenhor Manoel Pestana. Fez a oração congratulatória o revmo. monsenhor Geraldo Borowski. Os monsenhores todos são ex-alunos do nosso Estabelecimento de Ensino.

A seguir procedeu-se a inauguração da placa comemorativa do jubileu de ouro, tendo sido descerrada a cortina pela exma. sra. professora d. Rosalina Alves Rodrigues, mestra que integrava o corpo docente na época da fundação desta Casa de Ensino. Falou em nome dos ex-alunos o exmo. sr. deputado estadual dr. Esmeraldo Tarquínio. Realizou-se então a abertura da Exposição Comemorativa do Cinqüentenário, tendo descerrado a cortina o professor Theotônio Sant'Ana Espinhel Júnior, diretor que esteve à frente do Estabelecimento por vinte anos.

Realizou-se a seguir a inauguração do novo gabinete dentário, doado ao Estabelecimento pelo Serviço Dentário Escolar do Estado, tendo sido a fita simbólica desatada pelo ilmo. sr. diretor do Serviço Dentário Escolar, dr. Ari Sóssio Terra, e dr. Cupertino de Freitas, inspetor regional do Serviço Dentário Escolar.

Procedeu-se então a inauguração da Cozinha, cuja instalação conseguiu-se graças aos esforços das diretoras da Caixa Escolar e Associação de Pais e Mestres, presididas respectivamente pelos srs. Aristóteles Ferreira dd. vereador à Câmara Municipal de Santos e Antônio Pasquareli, que presidiram também a cerimônia da inauguração.

Fez uso da palavra o prof. Jarbas Godoy, digníssimo inspetor escolar do Estabelecimento, que enalteceu o trabalho dos membros da diretoria da Caixa Escolar e da Associação de Pais e Mestres, diretora e professores, que num trabalho ininterrupto, sem poupança de esforços, com dinamismo e entusiasmo tudo vêm fazendo para dotar esta Casa de Ensino de melhoramentos que visam sempre beneficiar as crianças.

Após as inaugurações, foi oferecido um coquetel às autoridades e convidados, que decorreu num ambiente dos mais agradáveis.

Às 20 horas, no salão de festas do Santos Futebol Clube, realizou-se a sessão solene. Fizeram parte da Mesa o prof. Turiano Flávio de Andrade, representando o sr. secretário da Educação, o sr. prof. Suetônio Bittencourt Júnior, delegado regional do Ensino Elementar de Santos, o sr. prefeito municipal dr. Sílvio Fernandes Lopes, o presidente da Câmara sr. Álvaro Fontes, autoridades civis, eclesiásticas e militares, diretora do estabelecimento profa. Isaura de Barros Mainardi, dirigindo os trabalhos o prof. Jarbas de Godoy. Presentes, convidados, professores, alunos, ex-alunos, pais de alunos, professores e diretores aposentados, convidados de honra da comemoração.

Foram entregues diplomas de honra ao mérito aos professores do Grupo Escolar, aos ex-professores, ex-alunos e às pessoas que prestaram ou vêm prestando serviços ao Estabelecimento, sob os aplausos dos presentes. Fez-se também entrega aos alunos do Grupo, vencedores do Concurso "Jubileu de Ouro", dos prêmios conquistados.

O prof. Suetônio Bittencourt Júnior, digníssimo delegado do Ensino Elementar de Santos, falou sobre a data tão significativa que é a do Jubileu de Ouro do Grupo Escolar "Visconde de São Leopoldo", e o revmo. monsenhor Manoel Pestana, ex-aluno desta Casa de Ensino, fez uma oração enaltecendo a figura de escol do Visconde de São Leopoldo, patrono do Estabelecimento.

O orfeão escolar dirigido pelas professoras Nazareth Alvim Guimarães e Orieta Souza Coelho, professoras aposentadas, que vêm servindo à nossa Casa de Ensino regendo-o com dedicação, fez-se ouvir várias vezes, sendo muito aplaudido.

Foram alvo de homenagem na mesma sessão as professoras d. Rosalina Alves Rodrigues, professora da fundação do Grupo; d. Nilse C. Leite de Castro, uma das mais antigas professoras da casa, ainda em exercício; e professor Theotônio de Sant'Ana Espinhel Júnior, antigo diretor; os presidentes da Associação de Pais e Mestres e da Caixa Escolar, srs. Antônio Pasquareli e Aristóteles Ferreira, que vêm se dedicando ao Estabelecimento, prestando-lhes inúmeros serviços.

Fizeram-se ouvir também diversos ex-alunos, que saúdam o antigo "Visconde de São Leopoldo", nesta festa tão significativa a toda Santos.

Foi encerrada a sessão da qual lavrei a presente ata que será assinada por mim, diretora do Estabelecimento, e demais pessoas presentes.

Santos, 26 de junho de 1965.

Profª. Isaura de Barros Mainardi

Diretor

 

Imagem: reprodução parcial da última folha da ata, do acervo da escola

Leva para a página seguinte da série