Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0235b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/06/04 13:04:19
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - DESLIZamentos... (1)

Terreno sedimentar, com fina capa de solo, quando enfrenta chuva forte e não tem mais cobertura vegetal que fixe o solo... o resultado é um deslizamento de terras, e quem estiver no caminho sofre as conseqüências. Nos morros santistas, ocorreram vários deslizamentos célebres, como o que soterrou um grupo de piratas holandeses (caso excepcionalmente atribuído a um milagre da santa padroeira da Cidade), ainda no século XVII. Outros casos destacados aconteceram em 1928, 1956 e na década de 1980, motivando enfim a realização de um amplo trabalho de contenção das encostas e monitoramento da situação geomórfica nos morros santistas.
Leva para a página anterior
O deslizamento de 1928 foi relembrado pelo jornal A Tribuna, em sua série Grandes Reportagens, em 26 de março de 1994, em caderno especial pelo aniversário desse jornal:


Monte Serrate, logo após o desabamento, em 1928
Foto: Poliantéia Santista, 1996, Ed. Caudex, S. Vicente/SP

GRANDES REPORTAGENS

Em 1928, queda do Monte Serrat abalou a Cidade

Monte Serrat, 10 de março de 1928. Um barulho ensurdecedor, pedras rolando morro abaixo, lama escorrendo pela encosta, gritos de pavor, inúmeras casas destruídas e um saldo de 110 mortos. A queda de uma extensa área do morro se transformou na maior tragédia já ocorrida na Cidade.

Da Editoria Local

A maioria dos imóveis atingidos era de habitação coletiva. Uma parte do antigo prédio da Santa Casa, situado no que é hoje o Morro do Bufo, ficou destruída. O fato mobilizou todo o País e repercutiu intensamente no exterior, como demonstram as páginas de A Tribuna da época. O próprio jornal tratou de arregimentar campanhas em benefício das famílias das vítimas e em favor da reconstrução da Santa Casa.

Trecho de um texto do jornal sobre o episódio já dava a dimensão do fato. Sob a manchete "Horrorosa catástrofe enluta a Cidade", a chamada: "A catástrofe de ontem (10) constituirá a página mais dolorosa na história da vida de Santos".

Solidariedade - De todo o Brasil vieram mensagens e doações. No exterior, órgãos governamentais e entidades diversas manifestaram solidariedade. Artistas e atletas promoveram shows e jogos beneficentes.

O então presidente de São Paulo, Júlio Prestes, veio a Santos para conhecer de perto a extensão dos danos. Após sua visita ao morro, determinou a destinação dos recursos que fossem necessários para as obras prioritárias na encosta e de socorro aos parentes dos mortos ou dos que ali possuíam suas moradias.

Devido à precariedade dos equipamentos de resgate da época, o trabalho de remoção dos corpos demorou vários dias e mobilizou grandes contingentes de operários, técnicos, engenheiros, soldados do Corpo de Bombeiros e voluntários.

Na Santa Casa, dois necrotérios, uma sala de cirurgia e parte das enfermarias foram destruídos. Os doentes foram removidos para a Beneficência Portuguesa e Asilo dos Inválidos.

O hospital só não desapareceu sob o lamaçal porque o estabelecimento já havia providenciado uma grande muralha de pedras para conter quedas de barreiras, como já ocorrera por duas vezes.

O primeiro desmoronamento na encosta do Monte Serrat foi em 1898. Ficou apenas no susto e em danos materiais. E o segundo aconteceu em 1920, também sem maiores conseqüências.

Perícia - Três peritos foram nomeados pelo Poder Público para verificar as condições de segurança do Monte Serrat e as causas do desastre: Clodomiro Pereira da Silva, Joaquim Vagliengo e Oliveira Borges.

A Tribuna publicou a conclusão dos peritos numa edição de domingo, no dia 1º de abril de 1928. A causa apontada foi a infiltração de água pluvial em excesso na encosta. "...as águas atravessaram a crosta terrosa até atingir a camada impermeável, provocando a queda brusca da barreira, dada a grande inclinação que apresenta a superfície do escorregamento".


Monte Serrate, logo após o desabamento, em 1928
Foto: Poliantéia Santista, 1996, Ed. Caudex, S. Vicente/SP

Leva para a página seguinte da série