Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0230t2.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/09/04 13:43:47
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - URBANISMO (T)
Plano Diretor se rende a usos e costumes (2)

Leva para a página anterior
Metropolização, conurbação, verticalização. Os santistas passaram a segunda metade do século XX se acostumando com essas três palavras, que sintetizam um período de grandes transformações no modo de vida dos habitantes da Ilha de São Vicente e regiões próximas. Nesse turbilhão, os planejadores urbanos descobrem que na prática, a teoria é outra, é necessário adaptar os planos à realidade de uma cidade/metrópole que tem vida e vontade própria. Assim, os próprios bairros tiveram que sofrer adaptações, como registrou o jornal santista A Tribuna, em 11 de janeiro de 2004:
 


Imagem publicada com a matéria

ZONA NOROESTE
Novas delimitações de bairros já vigoram

Mudanças foram implementadas com base em pesquisa da Seplan

Da Reportagem

Já estão em vigor os novos limites territoriais entre os bairros Areia Branca, Rádio Clube, Santa Maria e Bom Retiro, na Zona Noroeste (veja mapa).

As alterações foram aprovadas em sessão extraordinária da Câmara, realizada no último dia 30 - quando foram votadas as modificações na Lei de Uso e Ocupação do Solo - e publicadas no Diário Oficial de Santos, em 31 de dezembro.

Entre as mudanças propostas na Lei de Uso e Ocupação do Solo, há também a criação da Vila Haddad, um loteamento situado no Chico de Paula.

Antes de receber o aval da Câmara, a nova divisão de bairros foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). A decisão do CMDU teve como base pesquisas realizadas entre os moradores das áreas envolvidas na mudança.

"A nossa intenção foi fazer com que os limites respeitassem a cultura dos moradores, porque havia muita confusão com relação às divisões dos bairros", explicou o chefe do Departamento de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento (Seplan), Márcio Lara.

A Seplan foi a responsável pela execução das pesquisas que foram realizadas em cerca de 49 quarteirões. Os blocos estão situados entre as avenidas Nossa Senhora de Fátima, Jovino de Melo e Hugo Maia e ruas Francisco Di Domênico, João Fracaroli, Gastão Ayres, Roberto de Molina Cintra e Pastor João Wesley.

A primeira pesquisa foi motivada por um abaixo-assinado, entregue pela Sociedade de Melhoramentos do Bom Retiro à Seplan. Na pesquisa, foram consultadas as residências distribuídas em 25 quadras que pertenciam ao Santa Maria e que passaram a integrar o Bom Retiro. "Mais de 80% dos entrevistados na região concordaram com a mudança", diz Lara.

Novas pesquisas - Com a realização da primeira pesquisa, outros pedidos de alterações nas divisas dos bairros da Zona Noroeste foram encaminhados à Seplan, o que, além do Santa Maria e do Bom Retiro, incluía o Rádio Clube e o Areia Branca.

No Rádio Clube, das 175 famílias visitadas, distribuídas em 12 quadras, 157 (89,7%) concordaram com a mudança do limite para o bairro do Bom Retiro. Já nas 122 casas localizadas em cinco quarteirões do Areia Branca, 107 (95,5%) foram favoráveis à alteração da divisa também para o Bom Retiro.

Em 143 moradias situadas em sete quarteirões também do Areia Branca, entre a Rua Gastão Ayres e a Avenida Nossa Senhora de Fátima, 96 afirmaram concordar com a inclusão da área no Santa Maria.

Vila Haddad - A proposta de criação da Vila Haddad, no Chico de Paula, foi apresentada por meio de emenda à Lei de Uso e Ocupação do Solo, de autoria do vereador Manoel Constantino (PMDB).

"O loteamento das casas da região foi feito por uma imobiliária que se chamava Haddad. Então virou uma tradição o pessoal de lá se denominar morador da vila Haddad", esclareceu Constantino.

Apesar de constar em lei, o novo bairro ainda precisa ser delimitado na planta de Santos. Para isso, a Seplan irá realizar uma pesquisa com as famílias residentes no espaço compreendido entre a Avenida Nossa Senhora de Fátima e as ruas Mário de Andrade e Particular Ana Santos, verificando se são favoráveis à inclusão das casas no novo bairro.

Leva para a página seguinte da série