Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0223.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/15/04 17:25:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Uma hospedaria sem imigrantes (1)

Construída a partir de 1912 com o objetivo - expresso no próprio nome - de hospedar os imigrantes que chegavam ao porto santista, procedentes do Japão e da Europa, e a caminho das fazendas do interior paulista e paranaense, a Hospedaria dos Imigrantes nunca serviu a essa função, já que a maior parte dessa força de trabalho era embarcada em vagões no próprio porto de Santos com destino à capital paulista, onde outra Hospedaria dos Imigrantes já cumpria tal função.

O prédio funcionou como armazém de bananas destinadas à exportação, entre outras atividades alternativas, e chegou a ser cogitado no final do século XX para abrigar um centro de convenções - idéia que também não prosperou. Sua história é assim contada em 2003 nas páginas Web da Prefeitura Municipal de Santos:


Hospedaria dos Imigrantes, em Santos
Foto: Prefeitura Municipal de Santos, publicada com o texto

Hospedaria dos Imigrantes

Embora idealizado para receber os imigrantes estrangeiros que chegavam ao porto de Santos - portal da imigração no Brasil - , o prédio nunca foi utilizado com essa finalidade. Na época de sua construção o fluxo migratório diminuíra, sendo os imigrantes diretamente conduzidos à seção competente, em São Paulo, para quarentena.

A construção teve origem no projeto do arquiteto Nicolau Spagnolo, que não foi integralmente obedecido. Eclético, com muitas características neocoloniais, utiliza a linguagem clássica na cornija central e no frontão com volutas da entrada principal. Foi construído num único corpo de estrutura, com tesouras metálicas, dispondo de torres na fachada principal e na esquina em ângulo chanfrado, com janelas preenchidas com tijolo.

Inscrito num retângulo de 110 x 87 m, compõe-se de duas alas distintas que formam um pátio central. São ligadas no pavimento térreo - com 6,20 m de pé direito - através do que seriam a cozinha e seus anexos. No andar superior, cujo pé direito tem 7 m e onde ficariam os dormitórios, elas são unidas por larga varanda, apoiada em pilares.

A entrada dos imigrantes seria pelo lado do cais, onde haveria um portão de ferro atravessado pela linha férrea, servida por vagões que trariam os passageiros desde o porto.

Datado de 1912, o prédio acabou sendo utilizado como armazém de café, depósito da Cooperativa dos Bananicultores e pátio de contêineres. Há estudos para ocupação do espaço com empreendimento vinculado ao turismo de negócios. Rua Silva Jardim nº 95. Encontra-se fechada.


Hospedaria dos Imigrantes, em Santos
Foto: Prefeitura Municipal de Santos, publicada com o texto

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais