Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0222n.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/09/08 19:27:03
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - QUILOMBOS (14)
Quintino de Lacerda e o Jabaquara

"Uma tarde jantamos em casa de Quintino de Lacerda, que lhes apresento, como um preto inteligente e honrado, no quilombo do Jabaquara..."
Leva para a página anterior
A história da Abolição em Santos e de um de seus protagonistas, Quintino de Lacerda, foi destacada nesta matéria publicada no jornal santista A Tribuna, no dia 5 de outubro de 1952 (páginas 19 e 20/2º caderno - ortografia atualizada nesta transcrição):
 


Imagem: reprodução parcial da matéria original

SANTOS NOUTROS TEMPOS

O Quilombo do Jabaquara

Costa e Silva Sobrinho

Na encosta do Monte Serrat fronteira ao Jabaquara, houve dantes uma casa solitária e ampla, entre arvoredos murmurosos, onde morava um valoroso abolicionista. Era toda de tijolo e coberta de telha. Aquelas paragens estava ainda nuas de habitações quando a construíram.

Chegava-se a ela por um caminho estreito, que os ramos das árvores abobadavam e sombreavam. E pelo qual ninguém passava sem licença dos vigias. Quando alguém batia à estrada, via-se assomar na moldura da porta o perfil de um preto robusto e luzidio, que a todos dispensava o melhor acolhimento. Chamava-se Quintino de Lacerda.

As suas visitas, recebia-as numa sala modesta, mobiliada apenas com as seguintes alfaias: um espelho grande, um lampião de centro, um tapete, um par de escarradeiras de louça, um sofá e algumas cadeiras com encosto e assento de palhinha, uma cadeira de balanço, uma grande caixa de música, uma mesinha com um álbum de retratos, um binóculo, e finalmente alguns quadros pendurados na parede. Dois destes, o de Cícero e o de Silva Jardim, estavam colocados no lugar de maior destaque.

Sente-se nesse emparelhamento a imensa estima e admiração em que o major Quintino tinha a Silva Jardim.

E este, por sua vez, sabia corresponder a tamanha afeição com outra afeição. Folheai as Memórias e viagens do famoso abolicionista, do precursor da República no Brasil, que foi sem dúvida esse grandiloqüente e guapo Silva Jardim, e encontrareis esta página admirável:

"Uma tarde jantamos em casa de Quintino de Lacerda, que lhes apresento, como um preto inteligente e honrado, no quilombo do Jabaquara, que os convido a visitar comigo. Vamos aqui, caminho da Vila Matias; há bonde. Depois, seguimos a pé, por este trilho. Aqui já se não ouve o ruído da cidade. Agora vejam esta série de casinhas ligadas entre si, num grande barracão, precedidas de um armazém, que serve de fornecimento a todos. Em frente o terreiro, o pátio comum, e em uma banda um caramanchão, para descanso geral, e para a festa.

"Deste lado a planície, que olha a terra, deixando à margem o mar, que murmura ao longe; nesta planície estão as terras aforadas onde os pretos trabalham; deste lado a montanha, enorme, que defende o quilombo contra a cidade, no caso de ataque; um só carreiro, dificilmente transitável e sempre vigiado pelos espias do chefe, podia servir de comunicação. Vejam ali, naquela encosta, uma única habitação anterior ao quilombo, e a ele cavaleira; casa de campo de um abolicionista, palmeiras em derredor, dando ares daquele quilombo Leblon, do Seixas, no Rio de Janeiro, que avista do alto o mar, quebrando na praia, na Copacabana, e donde vieram flores à Princesa no dia 13 de maio.

"Era aí que, protegido pela montanha, Quintino recolhia os companheiros fugitivos e dava-lhes trabalho. O bom preto tornara-se uma garantia de ordem para a cidade; exercia o cargo de inspetor do seu quarteirão, e era como tal muito estimado.

"Um sergipano. Como aportara àquelas plagas? não me recordo. Fora escravo de Antonio de Lacerda Franco, de quem era amigo, e que o libertara. Tinha todas as qualidades físicas do chefe; vejam este enorme corpo, esta fisionomia grande, este olhar seguro, esta barba, este aplomb. Entretanto, era modesto; para nos apertar a mão e abraçar, era mister instância.Trabalhava, e gastava com os seus as suas economias. Era pai, e amava sua companheira. Bom homem! Prova de que o mérito, mesmo intelectual, não está só com os letrados; por que ele vira claro sua missão; excelente negro! Demonstração palpável de que a sua raça podia produzir tipos dignos que recordassem a figura respeitável dos Henrique Dias, dos Bezerra Cavalcanti, dos Luís Gama!" (págs. 86-88).

Eis aí, pois, o célebre quilombo do Jabaquara e a casa do seu chefe Quintino de Lacerda. Além de inspetor de quarteirão, fora este vereador em 1895, e por último administrador da limpeza pública. Nenhum cargo, nenhum título, nenhuma graduação lhe intumescera, porém, tanto, o orgulho, como a de major honorário do Exército, conferida pelo Governo, em virtude dos muitos serviços prestados à causa da legalidade. Sempre que assinava o nome, era precedendo-o daquela graduação militar: major Quintino de Lacerda.

De fato, na revolta de parte da Armada que irrompeu a 6 de setembro de 1893, na Baía do Rio de Janeiro, sob a chefia do contra-almirante Custódio de Melo, Quintino de Lacerda foi em Santos uma das primeiras pessoas a oferecerem os seus serviços ao governo constituído, pondo à disposição do marechal Floriano toda a sua dedicação.

Por ter batalhado ardorosa e incessantemente pela causa dos escravos, arriscando muitas vezes a própria vida, quando acoitava no Jabaquara centenas de negros fugidos, recebeu ele de alguns cavalheiros, em nome do povo santista, um presente de grande valia. Foi um relógio de ouro com corrente, marca James Pool, com a seguinte dedicatória na tampa interna: "Lei 13 de maio de 1888. Homenagem popular ao abolicionista Quintino de Lacerda. Santos - 1888".

Na mesma ocasião, recebeu idêntico presente José Teodoro dos Santos Pereira, por alcunha Santos Garrafão, que fora também um grande abolicionista.

Incumbido de fazer entrega das duas valiosas prendas, dirigiu o dr. Martim Francisco (3º) aos presenteados estas palavras: "Soldados da liberdade humana, defensores da igualdade do Direito, Quintino de Lacerda e Santos Pereira, sub-chefes da recente cruzada que transpôs as muralhas que cercavam e asilavam a escravidão!

"Quando, há poucos meses, as levas de escravos, como rochedos soltos, vertiginosamente rolavam por sobre esses contrafortes que amparam a Serra do Mar, e sofriam caça como animais daninhos; quando - e os dias vão bem perto! - os ministros, os capitães-do-mato, os presidentes de província, os comandantes de batalhão, os delegados e chefes de polícia - tantos santos de variadas categorias, recém-vindos da libertadora Damasco! - má-mente se orgulhavam dos tiroteios de Santo Amaro e da espionagem de Cubatão; quando treze mil libertos eram reescravizados em Campos; era nos vossos braços que a desventura encontrava conforto e alívio; era nas vossas casas que se abrigava a cativa trazendo dependurada às tetas secas a criancinha que chorava; era com a parcela de vossas economias que se comprava o pão para o negro esfaimado, cujo corpo, coberto de cicatrizes, atestava a passagem do chicote e a visita do viramundo!

"O governo, queria matar, e matava; queria perseguir, e perseguia. Santos Pereira e Quintino de Lacerda queriam libertar, e libertavam; queriam salvar, e salvavam. Cada um, portanto, desempenhava a sua missão natural.

"Cessou, porém, a luta. Chegou o dia inevitável da vitória. E o povo santista resolve preceder o futuro no preparo da vossa apoteose, assim como precedeu o Brasil inteiro na eficácia da campanha abolicionista. Ele, por meu intermédio, vos manda entregar estes modestos presentes. Aceitai-os pela intenção que os acompanha; sabendo quanto é doída a injustiça dos homens, quanto tem de teimosa a falsificação da história, o povo santista protestou arrancar-vos do anonimato, assim como arrancaste ao látego vibrante o escravo que gemia.

"Quintino de Lacerda, recebe este relógio. Possa ele marcar tantas horas quantas provas de atividade deste para alcançar a autonomia de tua raça. Ele traz por inscrição a data da Lei pela qual trabalhaste mais do que aqueles que a referendaram. Soletrando-a, poderão os teus descendentes repetir mais tarde: 'Meu pai foi um negro que alvejou o pavilhão nacional, apagando de suas dobras a mais nojenta das manchas'.

"Santos Pereira, português, recebe este relógio. Possa ele marcar tantos minutos quantos foram os teus atos em prol da libertação dos escravos! Ele traz inscrita a data da lei que diz que não há mais cativos em terra aonde se fala a língua de Camões!...

"O triunfo a que assistis, e onde vos compete notável papel, não é, não há de ser o único conquistado pela vossa resolução. O futuro é intérmino e as grandes aptidões são também grandes compromissos.

"Lembrai-vos de que estais em Santos, centro produtor de luminosas conquistas. Aqui nasceu Bartolomeu Lourenço que devassava os ares, aqui nasceu José Bonifácio que orientou a Independência; aqui nasceu a Província..."

Uma feição curiosa da personalidade de Quintino d Lacerda: era ele grande apreciador de briga de galos e de caçadas. Quando faleceu, tinha uma rinha muito bem montada e trinta galos. Possuía também cinco cães de fila, espingardas e uma buzina.

Na sua casa, no Jabaquara, foram encontradas numerosas armas, como revólveres, pistolas, um lote de carabinas. Ao lado disso tudo estavam três tambores e algumas bandeiras.

Faleceu o major Quintino de Lacerda repentinamente, de um ataque, poucos minutos antes da meia noite do dia 10 de agosto de 1898. Chamado o seu médico, o dr. Antonio Custodio Guimarães, já nada pôde fazer. Às 15 horas saía o féretro do Jabaquara, coberto pelo pavilhão nacional, guardado pela oficialidade do Corpo de Bombeiros, em bonde especial, acompanhado de imensa multidão. O povo apinhava em todas as praças e ruas por onde havia de passar o cortejo fúnebre.

Permaneceu o corpo na Igreja Matriz até as 17 horas, seguindo depois para o campo santo do Paquetá. Ao descerem o corpo, para a inumação, fizeram-se ouvir diversos oradores, como o dr. Gustavo Pinto Paca, pela Câmara Municipal; os drs. Galeão Carvalhal, Gastão Bousquet, Henrique Peixoto, Isidoro Campos e outros mais.

Esse homem de têmpera tão forte, de memória tão ilustre em nossa terra, anda agora de certa maneira olvidado. A gratidão, no entanto, tem exigências que não podem ser descumpridas.


Bico-de-pena do artista Lauro Ribeiro da Silva, reproduzido de História de Santos/Poliantéia Santista, de Francisco Martins dos Santos e Fernando Martins Lichti, 1986, e também publicado com o artigo de Costa e Silva Sobrinho em 1952.

Leva para a página seguinte da série