Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0221f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/10/12 15:24:51
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - FESTAS JUNINAS
Na Nova Cintra, festas no início do século XX

Tradição centenária
Leva para a página anterior
Em 2012, o bairro Nova Cintra comemorou os 65 anos da realização, em 1947, da primeira quermesse junina da Paróquia São João Batista, em 1947. Porém, a tradição de comemorações juninas nesse local é bem mais antiga, com mais de 100 anos de existência documentada. A referência mais antiga - a um piquenique nesse morro - é encontrada no jornal paulistano O Estado de São Paulo, que publicou na página 4 da edição de 29 de junho de 1911 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição:


Imagem: reprodução parcial da página (Acervo Estadão)

Piquenique na Nova Cintra - SANTOS, 28 - Conforme o nosso telegrama do dia 24 do corrente, realizar-se-á amanhã no bairro da Nova Cintra o piquenique que o diretório do partido republicano governista oferece aos srs. drs. Carlos Guimarães e Padua Salles, secretários do governo do Estado, que, atualmente, com suas exmas. famílias, se acham nesta cidade.

A "tradicional" festa de São Pedro na Nova Cintra foi citada assim no jornal paulistano O Estado de São Paulo, página 5 da edição de 28 de junho de 1912 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição:


Imagem: reprodução parcial da página (Acervo Estadão)

Festa de S. Pedro em Nova Cintra - SANTOS, 27 - No próximo sábado, 29 do corrente, será realizada na Nova Cintra a tradicional festa de S. Pedro.

Às 10 horas da manhã haverá missa, devendo ser oficiante o reverendíssimo monsenhor Benedito Moreira. Para abrilhantar a festa, comparecerá àquele arrabalde um grupo musical.

Curiosamente, dias depois a festa para São Pedro virou festa de São João na notícia seguinte do O Estado de São Paulo, que publicou na página 6 da edição de segunda-feira, 1 de julho de 1911 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição:


Imagem: reprodução parcial da página (Acervo Estadão)

Festa de São João em Nova Cintra - SANTOS, 29 - Conforme noticiamos, teve lugar hoje, na Nova Cintra, a tradicional festa de São João.

Às 10 horas da manhã foi rezada missa pelo reverendo monsenhor Benedicto Moreira.

Compareceram muitas famílias desta cidade e daquele bairro.

Esta festa foi abrilhantada por um excelente grupo musical.

O jornal O Estado de São Paulo, que publicou na página 4 da edição de 10 de maio de 1914 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição:


Imagem: reprodução parcial da página (Acervo Estadão)

Festa em Nova Cintra - SANTOS, 9 - Para os festejos em homenagem a S. João Batista, padroeiro de Nova Cintra, a se realizarem na respectiva capela, em 24 de junho, dia que a igreja comemora aquele santo, a Associação de S. João Baptista de Nova Cintra organizou a comissão abaixo para levar a efeito os projetados festejos que prometem se revestir de grande brilhantismo.

Juízes: Mario F. Tavares, e Ephigenia Carriso, secretária, Amalia S. de Lima, tesoureira, Herodina Camões, procurador, Pedro Leão Guerra, juiz dos fogos, Floduardo Ferreira, capitão do mastro, Oscar de Oliveira.

Comissão de zeladoras: Affonsina Proost de Souza, Joanna J. da Silva, Alzira Martins, Alzira Alves, Ocirema Martins Lara, Nyssia Martins, Ida de Castro, Anna Justina Ferreira.

Mesários: Joaquim Mala, Seraphim Marques, Felix Alves, Salustiano da Costa Lima, Leopoldino de Almeida, Antonio Magalhães de Athayde, Alfredo Mala, Luiz Camões.

O mesmo O Estado de São Paulo publicou na página 1 da edição de segunda-feira, 6 de julho de 1914 o telegrama recebido de Santos (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição:


Imagem: reprodução parcial da página (Acervo Estadão)

Festa na Nova Cintra - SANTOS, 5 - Conforme noticiamos, realizou-se hoje, no bairro da Nova Cintra, a festa de São João, padroeiro da capela que ali existe. Às 8 horas, na igreja matriz teve lugar a cerimônia de bênção do estandarte da Irmandade, organizada em Nova Cintra com o nome do seu orago. Compareceram a este ato grande número de senhoritas, trajadas de branco, que, em comissão, conduziram o estandarte para a Nova Cintra. Em bondes especiais, acompanhada pela banda de música Carlos Gomes, formou-se uma romaria que, durante o percurso do Largo do Rosário à montanha que dá acesso à Nova Cintra, foi cantando hinos sagrados.

Chegados a Nova Cintra, os romeiros dirigiram-se, sempre cantando, até a pequena capela que fica situada sobre uma colina, que se apresentava belamente enfeitada. Às 10 horas, teve lugar a grande orquestra, regida pelo maestro Leonardo de Castro, missa solene, sendo celebrante monsenhor José Benedicto Moreira, que, ao Evangelho, fez uma bela prática.

Às 13 horas, teve lugar a cerimônia de assentamento da primeira pedra da capela que deverá ser construída por subscrição popular. Às 14 horas, houve leilão de prendas e às 16 horas percorreu ao redor da capela e pontos mais próximos imponente procissão, com grande cortejo de fiéis.

Na alas da procissão viam-se as imagens de S. João Batista e do Sagrado Coração de Jesus e muitos anjos ricamente trajados. À noite, foram queimados fogos de artifício, que produziram excelente efeito.

A concorrência [a]o pitoresco arrabalde da Nova Cintra foi extraordinária.

Ainda nos arquivos do jornal O Estado de São Paulo, nota na página 2 da edição de 27 de junho de 1915 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição:


Imagem: reprodução parcial da página (Acervo Estadão)

Festa de S. João em Nova Cintra - SANTOS, 26 - No dia 29 do corrente, no bairro de Nova Cintra, realizaram-se as festas de S. João Batista, padroeiro deste arrabalde, obedecendo ao seguinte programa:

Às 9 horas, missa solene, na qual fizeram a primeira comunhão diversos alunos do catecismo. O coro esteve confiado ao maestro Francisco Netto. Às 11 horas, renovação das promessas do Batismo dos mesmos alunos. Às 13 horas, distribuição de gêneros aos pobres de Nova Cintra. Às 14 horas, leilão de prendas. Às 16, a procissão de S. João Batista.

À noite foram queimados fogos de artifícios.

Revelando uma falha no sistema funicular do morro, o jornal paulistano O Estado de São Paulo registrou, na página 2 da edição de 24 de julho de 1916 (Acervo Estadão - ortografia atualizada nesta transcrição:


Imagem: reprodução parcial da página (Acervo Estadão)

Festa de Nova Cintra - SANTOS, 23 - Realizaram-se hoje, em Nova Cintra, com grande concorrência e bastante animação, as festividades religiosas em honra de S. João Batista, não obstante o não funcionamento do elevador da Empresa de Viação de Nova Cintra, o que dificulta o acesso ao planalto, que está sendo feito a pé.

Agora, um corte no tempo, sem esquecer da tradicional procissão joanina no alto do morro, para registrar o início de mais uma festa junina de Nova Cintra, em notícia publicada pelo site da Prefeitura de Santos em 13 de maio de 2010:


Foto: Vanessa Rodrigues/Secom-Prefeitura Municipal de Santos

13/05/2010

Festa Junina do Morro da Nova Cintra começa nesta sexta-feira

A 63ª Festa Junina do Morro da Nova Cintra começa nesta sexta (14), às 20h, com shows musicais, comidas típicas e parque de diversões. Realizado pela Paróquia São João Batista, na Praça Guadalajara s/n°, com apoio da prefeitura, o evento tem 45 dias de duração e a expectativa de atrair 10 mil pessoas nos finais de semana.

A programação inclui shows de Art Popular e Luciano Popy nesta sexta; Nossa Batukada e Jeito Moleque, sábado (15) e Grupo Atração, Cristian & Cristiano e Fátima Leão, no domingo (16).

A festa funciona diariamente das 20h à meia-noite, sendo que às sextas e sábados vai até a 1h. Os shows vão de quinta a domingo, mesmos dias em que fica aberto o restaurante da paróquia. A Praça Guadalajara concentra cerca de 60 barracas e carrinhos para venda de churrasco, sanduíches, salgados, caldo verde e doces, além de bijuterias e brinquedos.

Benemerência
Para o padre Valfran dos Santos, o sucesso o evento que já dura 63 anos, se explica pela benemerência. "As famílias vêm para o morro com o sentido de ajudar o próximo e sabendo que aproveitarão a festa com segurança".
Com a renda obtida durante a quermesse a paróquia mantém os serviços das pastorais social, da criança e da saúde, catequese e cursos gratuitos para a comunidade. Cerca de 150 voluntários irão trabalhar no restaurante da paróquia.

Presentes
A novidade deste ano é que anexo ao restaurante, na Praça Guadalajara, funcionará uma loja de presentes feitos com materiais recicláveis. Parte da venda dos objetos será revertida para os trabalhos da igreja. A Festa do Morro da Nova Cintra conta com segurança da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Santos e câmeras de monitoramento.

Durante a promoção, a reforma promovida pela prefeitura na Praça Guadalajara será interrompida. Os trabalhos, já na fase de conclusão, serão retomados logo após o término das festividades.

Em 2012, o jornal santista A Tribuna publicou esta matéria sobre os 65 anos da quermesse, nas páginas A-1 e A-9 da edição de 18 de maio de 2012:


Parece que foi ontem...

Imagem: reprodução, publicada na primeira página (A-1)

Os 65 anos de uma tradição muito junina

Quermesse da Nova Cintra é aberta hoje

Michella Guijt

Da Redação

Hoje é um dia especial para a igreja que guarda um dos 17 morros de Santos, além de seus moradores: a Quermesse da Paróquia São João Batista completa 65 anos de existência.

A importância do evento está na ponta da língua de todos que moram no entorno da Praça Guadalajara, o grande palco da festa sexagenária, também conhecida como Quermesse do Morro da Nova Cintra.,

"A festa faz parte das nossas vidas, além de ser uma tradição na Cidade. E é um prazer receber todos em nossa comunidade", conta, orgulhosa, Vera Santana Fidalgo, que nasceu e cresceu no Morro da Nova Cintra.

Ela é uma das voluntárias da igreja que surgiu a partir dos festejos. Muita gente nem imagina, mas no local que abriga a Praça Guadalajara havia um grande elevado com uma pequena capela no alto.

"A quermesse junina foi criada justamente para angariar fundos e construir uma igreja maior", conta o diácono da Paróquia São João Batista, José Guerra.

Somente após algumas edições da festa, o local foi aplainado com a ajuda de muitos moradores. "A maioria dos habitantes era de portugueses da Ilha da madeira, que também tem muitas elevações. Os mais antigos contam que os próprios moradores ajudaram a aplainar o terreno onde está a igreja", diz Guerra.

A paróquia começou a ser construída no início da década de 60. "A atual estrutura da igreja foi inaugurada em 1963. A paróquia está prestes a completar 100 anos atendendo e congregando quem vive no Morro da Nova Cintra e em outras comunidades, que são a Vila Progresso e o Morro Santa Maria", destaca o diácono.


A festa, que ajuda a manutenção da igreja, envolve a comunidade no entorno da Praça Guadalajara, que...

Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria, na página A-9

 


...se orgulha de organizar um evento conhecido em toda a cidade

Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria, na página A-9

Renda - Os recursos arrecadados na quermesse ajudam a custear a manutenção da igreja, além de ações religiosas e sociais. "Durante o resto do ano, fazemos cursos profissionalizantes e de geração de renda. Também distribuímos cestas básicas para cerca de 50 famílias", conta Guerra.

Exceto o Restaurante da Paróquia São João Batista (defronte à igreja), todas as barracas montadas ao redor da Praça Guadalajara são exploradas por particulares. "Mas, todos têm de reverter para a igreja parte do lucro obtido durante a festa", ressalta o diácono.

A quermesse também é uma oportunidade de geração de renda para cerca de 70 famílias que trabalham direta e indiretamente na celebração.

A chefe de um destes núcleos familiares explica o significado do evento para eles. "A festa faz parte da nossa história. Eu e meus filhos crescemos nesta quermesse. Além disso, já contamos com o que vamos conseguir ganhar na quermesse para pagar as contas", diz a paranaense Terezinha Ramos, que chegou ao Morro da Nova Cintra aos 6 anos de idade.

Com a ajuda dos quatro filhos e do marido, ela comercializa lanches e bebidas em uma das 60 barracas. "Todo mundo trabalha muito. Mas, fazemos tudo com amor e dedicação porque temos muito orgulho da nossa quermesse", garante.


60 barracas e o restante da paróquia oferecem cardápio variado

Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria, na página A-9

Diversão - A quermesse será realizada a partir de hoje até o dia 1º de julho. De domingo a quinta-feira, a diversão acontece das 20 horas à meia-noite. Já de sexta-feira a sábado, os festejos vão até 1 hora.

Como nos anos anteriores, o evento conta com parque de diversões, com atrações para crianças e adolescentes, e um grande palco, onde shows musicais são realizados de quinta-feira a domingo.

Outro destaque da festa é a gastronomia: pratos doces e salgados típicos dos festejos juninos são comercializados durante a quermesse.

Segurança - A Secretaria Municipal de Segurança informa que empregará oito guardas municipais na segurança do evento, em duas viaturas (uma de monitoramento e outra de ronda).

A Polícia Militar realizará policiamento ostensivo a pé e com o auxílio de viaturas nos períodos da festa, também com o apoio da Força Tática da PM.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos vai reforçar as linhas de ônibus com destino ao Morro da Nova Cintra, além de bloquear e organizar o trânsito no local e entorno da igreja durante a festa.


RENDA EXTRA - "Eu, minha esposa e nossas duas filhas trabalhamos na quermesse, que é uma chance de ganhar um dinheirinho extra e também de colaborar com a igreja" - Nilvan Bezerra, voluntário da Paróquia São João Batista

Foto: Alexsander Ferraz, publicada com a matéria, na página A-9

 Leva para a página seguinte da série