Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0192a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/15/06 09:32:47
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - URUBUQUEÇABA
Um projeto na ilha dos urubus (1)

Leva para a página anterior
Pouso dos urubus. É o que significa o nome Urubuqueçaba, dado a pequena ilhota defronte à praia do José Menino, que chegou ao século XXI praticamente intocada, apesar de diversos projetos de ocupação, como o lembrado pelo jornalista Hamleto Rosato em 10/9/2003, em sua coluna de reminiscências publicada no jornal santista A Tribuna:
 


Projetava-se construir esse edifício na Ilha Urubuqueçaba
Foto publicada com a matéria

Um projeto para a Ilha Urubuqueçaba

Hamleto Rosato (*)

Costa e Silva Sobrinho, jornalista, professor catedrático e historiador, foi um dos excelentes colaboradores de A Tribuna. Com o título "Quadro histórico da Ilha Urubuqueçaba", ele narrou a história da ilha que, quando entrou no testamento de seu proprietário, foi avaliada em quarenta mil réis.

Ela pertencera à Companhia Parque Balneário de Santos. Em 1891, a ilha passou a ser de propriedade de Júlio Conceição, que pensou em construir ali um edifício-sanatório que ficaria a cargo do médico Cláudio de Souza. O sanatório levaria seu nome.

O projeto chegou a ser feito, mas a idéia não pôde ter continuidade, pois a empresa foi à falência. Depois, a ilha passou por outros proprietários. De qualquer forma, lá está. Poderia ser utilizada como atração turística, mas continua servindo apenas para cobras, morcegos e urubus.

(*) Hamleto Rosato, jornalista e escritor, incluiu esta nota na coluna A Tribuna nos anos 60, referente ao dia 10 de setembro de 1962 e publicada em 10/9/2003.


O sanatório Dr. Cláudio de Souza, no projeto da Companhia Parque Balneário de Santos
Imagem: jornal santista A Tribuna, edição de 9 de setembro de 1962

Em sua obra Veja Santos! (2ª edição, 1975, edição do autor, Santos/SP, página 648), o falecido jornalista Olao Rodrigues registrou a existência de outros projetos para a ilha, nunca executados:


A Ilha Urubuqueçaba e a Baía de Santos, vistas do Morro do José Menino
Foto enviada a Novo Milênio em 23/7/2005 pelo internauta Antonio Carlos Farjani

Proprietário da Ilha Urubuqueçaba, que confina com as águas territoriais de São Vicente, o Sr. Joaquim Avelino da Silva, em ofício dirigido à Câmara Municipal, reiterou o pedido formulado a 14 de janeiro de 1928 sobre licença para construção de uma ponte ligando aquela ilha à Praia do José Menino, encaminhado à Comissão de Obras na sessão que a Edilidade realizou a 9 de abril daquele ano.

Na sessão de 16 de abril do mesmo ano, a Câmara Municipal debateu a questão, sendo a matéria encaminhada à Comissão de Justiça e Poderes. Afinal, na sessão que realizou a 7 de maio de 1928, a Câmara Municipal concedeu a licença pleiteada ao aprovar o Parecer nº 35, da Comissão de Justiça e Poderes.

Pelo visto, nunca foi construída a ponte. O atual proprietário (N.E.: em 1975) da Ilha Urubuqueçaba, Sr. Cláudio Doneux, tem plano para instalar um cabo de aço aéreo entre aquele tradicional ponto geográfico de Santos e a Praia do José Menino.


Orla da praia santista, tendo em primeiro plano a ilha Urubuqueçaba, em cartão postal de 2003, vendo-se ainda ao centro da foto a plataforma do emissário submarino santista
Foto: postal da Cia. Melhoramentos de Papel e Celulose - onnytti.com.br/www.mica.com.br

Leva para a página seguinte da série