Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0173d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/24/04 19:47:35
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TELEVISÃO
TV Primeira (São Vicente) - (1)


Vinheta da TV Primeira, de São Vicente, em 23/11/1999
Imagem: arquivo Novo Milênio

Em 2000, entrou no ar (modo de dizer, pois a transmissão era apenas por cabo) a TV Primeira, de São Vicente, considerada a primeira televisão municipal a cabo do Brasil.

Vinhetas da TV Primeira, de São Vicente, em 23/11/1999
Imagem: arquivo Novo Milênio

Nas transmissões de teste, vinhetas geradas em computador, ao estilo de páginas Web da Internet, com imagens de lugares turísticos e/ou de interesse histórico vicentinos e informações de utilidade pública em geral.

Vinhetas da TV Primeira, de São Vicente, em 23/11/1999
Imagem: arquivo Novo Milênio

Tinha até expediente, como se fosse uma publicação impressa: uma das vinhetas, com esse nome, informava: "A TV Primeira é uma concessão em conformidade com a Lei Federal n. 8.977/95 (artigo 23, inciso I, alínea F). Jornalista responsável: Miguel Netto, MTB 24064. Produção: Vivian Retz Lucci."


Vinheta da TV Primeira, de São Vicente, em 23/11/1999
Imagem: arquivo Novo Milênio

Aos poucos, começou a implantação da programação gerada em São Vicente, como um noticiário transmitido ao vivo num dia, ao mesmo tempo em que era gravado para retransmissões durante o dia seguinte. O Padre Paulo Horneaux de Moura também estreou um programa próprio na emissora, em 2003.

Mulheres de Gaia - O programa semanal Mulheres de Gaia, criado em 26 de setembro de 2002 pela jornalista, poetisa, radialista e apresentadora Isabel Machado, definindo-se como "voltado para a mulher, destacando principalmente as mulheres que trabalham para o crescimento da cidade de São Vicente (SP). Também tem entrevistas sobre saúde, moda, beleza, comportamento, relacionamento, decoração, direitos, terceira idade, e muitas outras relacionadas ao universo feminino. No cenário, um espaço é reservado para apresentações culturais, como música, teatro, pintura, poesia, etc."

Primeiro programa Mulheres de Gaia, em 26/9/2002: 
Isabel (E) entrevista Lúcia França (D), esposa do prefeito de São Vicente
Imagens: arquivo do programa Mulheres de Gaia

O nome é explicado assim: "GAIA é a origem do mundo, é o nome poético dado pelos antigos gregos à Deusa da Terra. Ela é a protetora da fecundidade. A Teoria de Gaia é um alerta contra a destruição do planeta e uma declaração de amor à vida. O nome GAIA designa as diversas ciências relacionadas com o estudo do planeta, lançando um novo olhar sobre a vida na Terra", e a palavra foi formada pelas iniciais G = Geo (Terra); A = Aire (Ar); I = Iris (Fogo) e A = Aqua (Água).

Vitor Alexandre e outros profissionais  na ilha de edição/central de imagens da emissora
Imagens: arquivo do programa Mulheres de Gaia

 

Vitor Alexandre e Daniela Gomes na ilha de edição de um  programa e a imagem transmitida
Imagens: arquivo do programa Mulheres de Gaia

 

Mauro Júnior, Diogo Besson e Isabel Machado, na TV Primeira
Imagens: arquivo do programa Mulheres de Gaia

Veja:
Clique na imagem ao lado para ver o videoclipe com a vinheta de abertura do programa Primeira em Notícias, da TV Primeira.

A vinheta foi criada pelo estúdio Edu Fernandes, de Santos/SP. O arquivo de 646 KB está em formato MP4, com 10 segundos de duração.

Clique na imagem para ver o arquivo, em formato MP4
Leva para a página seguinte da série