Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0171v16.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/12/08 09:59:49
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Clubes
AABB - Associação Atlética Banco do Brasil (O)

A AABB foi fundada com o nome de Satellite Club (ou Clube, conforme grafado na ata de 1934, abaixo), que se manteve nos anos iniciais de sua existência. Estas atas de 1934 e 1935 foram copiadas para Novo Milênio por Ary O. Céllio, em maio de 2008 (ortografia atualizada nesta transcrição):

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BANCO DO BRASIL - SANTOS

Leva para a página anterior



Trecho inicial da ata de 5/12/1934 do Satellite Clube

Imagem enviada a Novo Milênio pelo internauta Ary O. Céllio

 

Satellite Clube

Ata da Assembléia Geral Extraordinária realizada aos cinco dias do mês de dezembro de 1934

Aos cinco dias do mês de dezembro do ano de 1934, realizou-se, em segunda convocação, na sede do Satellite Clube, à Avenida Presidente Wilson, n. 111, a segunda Assembléia Geral Extraordinária, a fim de tratar da eleição da nova diretoria para o exercício de 1935. O ex-presidente, sr. Ambrósio Vieira Braga, fazendo uso da palavra, falou sobre a presente situação financeira e social do clube e concluiu, enaltecendo a atuação eficiente dos que com ele colaboraram na obra de engrandecimento do nosso pavilhão "Branco-Azul". Logo a seguir, foram convidados para presidir e secretariar, respectivamente, a mesa dos trabalhos, os srs. Trajano de Castro Serra e Alcindo Leite Pereira, que aceitaram. Dando início à sessão, o sr. presidente da Mesa, por proposta do associado sr. Newton Nóra Carrijo, apresentou uma chapa constituída dos seguintes nomes:

Presidente - Flávio Alcoba Soares

Vice-presidente - Francisco de Assis Orselli

Secretário -  Pedro Andrade Netto

1º tesoureiro - Diogo Álvares Salles

2º tesoureiro - Felisberto de Menezes

Diretor social - José Lemos Nogueira

Diretor Esportivo - Newton Nóra Carrijo,

que submeteu à crítica do plenário, concedendo um prazo de 10 minutos para que fossem apresentadas quaisquer objeções ou sugeridas quaisquer modificações.

A Assembléia, dentro de três minutos de discussões, resolveu, por unanimidade de votos, aprovar a chapa em questão e a diretoria foi, então, eleita por aclamação.

Por solicitação do consócio sr. Ambrósio Vieira Braga, devidamente autorizada pelo plenário, os novos dirigentes do Satellite Clube foram empossados nos seus respectivos cargos. Os srs. Francisco de Assis Orselli e Pedro Andrade Netto, respectivamente vice-presidente e secretário eleitos, deixaram de comparecer ao ato de posse por motivos imperiosos previamente alegados.

Logo a seguir, o consócio sr. Trajano de Castro Serra traçou em linhas gerais a grande obra da diretoria cujo mandato acabava de expirar e destacou o esforço e dedicação daqueles que souberam elevar-se na admiração de todos os associados. Em seguida, propôs que se inaugurasse, no salão principal da sede do Satellite Clube, o retrato do ex-presidente, sr. Ambrósio Vieira Braga, cuja remarcada ação em prol do Clube dispensava palavras elogiosas, proposta essa que foi unanimemente aprovada.

O presidente eleito, sr. Flávio Alcoba Soares, solicitou a palavra e, em frases eloqüentes, afirmou o seu empenho em prosseguir na obra já iniciada. Logo após, como ninguém mais quisesse fazer uso da palavra, declarou a sessão encerrada, por não haver mais nenhum assunto a tratar.

Assinam a presente ata, lavrada aos 6 dias do mês de dezembro do ano de 1934, respectivamente, os srs. presidente e secretário da Mesa dos Trabalhos. (a)(a). Santos, 6 de dezembro de 1934.


Ata da reunião da diretoria do "Satellite Club" aos dez dias do mês de dezembro de 1934

Aos dez dias do mês de dezembro de mil novecentos e trinta e quatro, nesta cidade de Santos, no edifício do Banco do Brasil, sob a presidência do senhor Flávio Alcoba Soares, presidente do "Satellite Club", com a presença dos senhores Francisco de Assis Orselli, vice-presidente; Felisberto de Menezes, 2º tesoureiro; Newton Nora Carrijo, diretor esportivo; Alcino Leite Pereira substituindo o senhor José Leme Nogueira, diretor social; Pedro Baptista de Andrade Neto, secretário; e justificada a ausência do senhor Diogo Alvares Salles, 1º tesoureiro, realizou-se uma reunião da diretoria do "Satellite Club" que, por unanimidade, tomou as seguintes deliberações, expressamente mencionadas pelo senhor presidente:

1º) Conceder, pelo prazo de seis meses a contar do dia 1º de novembro próximo passado, a licença solicitada pelo associado senhor Waldemar Silva;

2º) Conceder igualmente, pelo mesmo prazo, e a contar de 1º de dezembro corrente, a licença requerida pelo associado senhor Durval Muylaert;

3º) Oficiar ao "Clube Athletico Wille", aceitando e agradecendo o convite feito ao nosso quadro principal de futebol, para disputar uma partida amistosa, no festival esportivo daquele clube, a realizar-se no próximo dia 6 de janeiro de 1935.

Como nada mais houvesse a despachar, determinou o senhor presidente que fosse dada por encerrada a reunião, lavrando-se, para constar, a presente ata, que lida e achada conforme, vai assinada por todos os membros da diretoria que compareceram, inclusive por mim, Pedro Baptista de Andrade Neto, secretário, que a redigi e assino. Santos, 10 de dezembro de 1934. (a) presidente, (a) vice-presidente, (a) 2º tesoureiro, (a) diretor esportivo, (a) diretor social, (a) secretário.


Ata da reunião da diretoria do "Satellite Club", realizada aos dezoito de dezembro de 1934

Aos dezoito dias do mês de dezembro de mil novecentos e trinta e quadro, na agência do Banco do Brasil, nesta cidade de Santos, sob a presidência do senhor Flávio Alcoba Soares, presidente do "Satellite Club", com a presença dos senhores: Diogo Álvares Salles, 1º tesoureiro; Felisberto de Menezes, 2º tesoureiro; Pedro Baptista de Andrade Neto, secretário; Newton Nora Carrijo, diretor geral de esportes; José Leme Nogueira, diretor social, e justificada a ausência do vice-presidente senhor Francisco de Assis Orselli, teve lugar a reunião da diretoria do "Satellite Club". Inicialmente foi concedida a demissão solicitada pelo associado senhor Francisco de Paula Monteiro. Em seguida o senhor Diogo Álvares Salles, 1º tesoureiro, apresentou uma conta da Casa Edison Ltda., na importância de vinte e quatro mil réis (24$000), referente à compra de um tabuleiro de xadrez e damas em trinta e um de maio do corrente ano, conta essa que não figura na relação de débitos elaborada pela diretoria anterior, de modo que solicitava esclarecimentos sobre a legitimidade da mesma. Por proposta do senhor Flávio Alcoba Soares, unanimemente aceita, ficou resolvido que sobre o assunto se consultasse o senhor Paulo P. Werneck.

Continuando com a palavra, o mesmo senhor Diogo Álvares Salles prestou espontaneamente alguns esclarecimentos sobre as disponibilidades e obrigações do "Club". Expôs que o mesmo possui em depósito um saldo de cento e quatorze mil réis (114$000) e tem a receber mais duzentos e quarenta mil réis (240$000) de mensalidades já vencidas.

Com referência aos débitos, demonstrou a existência de várias contas antigas, contraídas por diretorias anteriores e ainda não pagas, e também a existência de três duplicatas a serem pagas no presente mês de dezembro, dívidas essas na importância total de um conto doze mil e quinhentos réis (1:012$500), conforme se vê da discriminação abaixo:

c/c credores
Ambrosio Braga 800$000  
Paiva & Filho (saldo) 100$000  
Accacio Leite & Cia 83$000  
G. A. Capella (saldo) 200$000  
Adelino Marcellino (zelador) 16$500 699$500
Obrigações a pagar por duplicatas
J. Soletrenick 80$000  
Elias J. Barrack 60$000  
Paul J. Christoph 173$000 313$000

total

  1:012%500

Terminada a exposição feita pelo 1º tesoureiro, foi a mesma analisada pelos demais membros da diretoria, que se declararam cientes do seu inteiro teor, e tendo verificado a impossibilidade material de saldar no mês corrente, com as rendas normais, a totalidade das obrigações assumidas pelas diretorias anteriores, resolveram por unanimidade que as mesmas fossem liquidadas parcialmente, na medida do possível, dando-se preferência ao resgate das duplicatas.

Por indicação do diretor geral de esportes, senhor Newton Nora Carrijo, foi nomeado diretor de tênis o associado senhor Francisco Dantas Pimentel. E, como nada mais houvesse a deliberar, ordenou o senhor presidente que fosse lavrada a presente ata que, devidamente aprovada na próxima reunião de diretores, será assinada pelo senhor presidente. Eu, Pedro Baptista de Andrade Neto, secretário do "Satellite Club", a redigi e assino. Santos, 18 de dezembro de 1934. (a) Pedro Baptista de Andrade Brito (secretário). Aprovada em 22 de janeiro de 1935 (a) presidente (a).



Trecho inicial da ata de 30/11/1935 do Satellite Club

Imagem enviada a Novo Milênio pelo internauta Ary O. Céllio

Ata da Assembléia Extraordinária "Geral" realizada em 30 de setembro novembro de 1935

Aos 30 dias do mês de novembro de 1935, reuniram-se em 2ª convocação os senhores associados do Satellite Club com a presença dos senhores Flávio Alcoba Soares, Diogo Álvares Salles, Ambrosio Vieira Braga, Paulo Pinheiro Werneck, Domingos de Andrade Villela, Armando de Oliveira Dezame, Antonio Jesus Maestre Álvares, à sede social, sita no Parque Balneário Hotel, nesta cidade, em Assembléia Geral Extraordinária, a fim de proceder à eleição da nova diretoria que dirigirá os destinos do Satellite Club durante o ano de 1936.

Fazendo uso da palavra o sr. presidente Flávio Alcoba Soares, procede a leitura do relatório da diretoria que ora termina o seu mandato e que a seguir transcrevo:

"Santos, 21 de dezembro de 1935. Prezados Consócios. Tendo terminado em 30/11/35 o mandato da diretoria por mim presidida que dirigiu o Club durante o período de um ano, venho, pelo presente, prestar contas, aos estimados consócios, de minha gestão,  [...]"

Leva para a página seguinte da série