Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0160b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/03/03 13:28:47
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TECON (2)
Primeiro navio a operar no terminal

Embarcação pioneira pertencia a empresa estatal de navegação Lloydbrás

Leva para a página anterior

No dia 1º de setembro de 1981, no caderno semanal Marinha Mercante em Todo o Mundo, publicado no jornal O Estado de São Paulo, o editor de Novo Milênio registrava a inauguração do Terminal de Conteineres da Margem Esquerda do Porto de Santos (Tecon), ocorrida no domingo anterior, 30/8/1981:

Portainer começa a operar
Foto publicada com a matéria

Calandrini, o primeiro na inauguração

Um semi-conteiner do Lloyd Brasileiro, o Calandrini, foi o navio escolhido para inaugurar oficialmente o Terminal de Conteineres de Santos. Chegado àquele porto dia 28, dentro da linha da Escandinávia, o navio trouxe apenas mercadorias para descarga, totalizando 93 conteineres ou 1.309 toneladas, procedentes de Londres (com escala intermediária no Rio de Janeiro).

Comandado por Germano de Holanda Cavalcanti, o Calandrini desembarcou no complexo portuário santista, entre outras cargas conteinerizadas, ácido acrílico (produto corrosivo) para a Basf, dois conteineres com folimate técnico (produto tóxico) da Bayer, partes para maquinários, produtos químicos inofensivos, equipamentos médico-hospitalares, cloreto de vinila e dióxido de titânio, autopartes, peças para televisores e bagagem.

A embarcação, de bandeira brasileira, foi construída em 1979 na Polônia e possui 12.000 toneladas deadweight, 10.218 tpb e capacidade para 18.606 metros cúbicos de carga (inclusive 270 conteineres, produtos frigoríficos e óleo vegetal a granel). Após a descarga, está seguindo para Itajaí e Rio Grande, e retorna dia 7 para carregamento em Santos, seguindo dia 10 para o Rio de Janeiro, Vitória (opcional), Fortaleza, Barcelona (opcional), Marselha, Gênova, Livorno (opcional).


O Tecon, dois meses antes da inauguração
Foto: Empresa de Portos do Brasil - Portobrás (fotógrafo Haroldo), junho de 1981

Leva para a página seguinte da série