Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0145k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/27/07 11:14:28
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CIDADE FESTIVA
Bandas e fanfarras

Durante muitos anos, Santos sediou um concurso estudantil de bandas e fanfarras, promovido pelo repórter fotográfico Evaristo Pereira de Carvalho e sua família. No auge dessas promoções, esta matéria foi publicada no jornal santista A Tribuna, em uma quinta-feira, 4 de julho de 1985:

Bandas e fanfarras voltam sábado à avenida

Sábado a partir das 17 horas, no Boqueirão, Santos - e toda a Baixada - terá oportunidade de assistir a mais um espetáculo de garra, alegria e muito esforço. Quando tiver início o XV Concurso Estudantil de Bandas e Fanfarras, milhares de crianças, jovens e adultos estarão desfilando não apenas novas músicas, ensaiadas com afinco nos últimos meses. Mais do que isso, estará em marcha, pela Avenida Conselheiro Nébias, o sonho de conquistar o título da tradicional promoção de A Tribuna, Secretaria de Turismo e Lions Clube Santos-Centro.

Participam do concurso escolas e entidades consideradas de utilidade pública, com instrumentistas de até 25 anos de idade, divididos por categorias. O regulamento do certame é farto em detalhes, para que não surjam dúvidas em relação ao julgamento dos itens propostos ou das condições de inscrição. Essas e outras normas têm sido observadas ao longo dos 14 anos de realização do concurso, que é considerado modelo para muitos outros.

Balizas e alegorias constituem itens de grande importância para a harmonia do grupo musical, oferecendo verdadeiros shows de beleza e bom gosto. Há prêmios para todas as categorias, da primeira à terceira colocações. Na contagem geral, o grupo vencedor fica com o direito de permanecer durante um ano com o Troféu de Posse Transitória, instituído em 1979, e que deu maior disputa à competição.

No ano passado, esse privilégio ficou dividido: as bandas do Estudantil da Cosipa e do Colégio Ateneu Santista, de Santos, sagraram-se campeãs com empate dos pontos atribuídos pela comissão julgadora. Este ano, a "briga" entre as duas promete um bom espetáculo, além de outros tantos grupos que pretendem levar também o troféu principal. O público que estiver no Boqueirão, sábado, saberá escolher a banda ou fanfarra favorita deste ano. Aplausos não vão faltar.


Desta vez concurso terá 41 bandas e fanfarras,
e homenageará o Ano Internacional da Juventude
Foto: Rafael Herrera - arquivo - publicada com a matéria, com essa legenda

Evaristo

Falar do Concurso de Bandas é voltar ao passado, para o seu idealizador Evaristo Pereira de Carvalho. Ele e toda a sua família (esposa, filhos, genros, noras e netos) estão engajados num trabalho que começou em 1971, época da realização do primeiro concurso. As preocupações são as mesmas: primar pela organização para que tudo saia bem no desfile tradicional do primeiro sábado de julho.

"Este ano", comenta, "confesso que só esperava umas 25 inscrições, devido aos problemas gerais com transportes, para os grupos que se deslocam do Interior. Mas, chegamos a 41 bandas e fanfarras do melhor nível e isso é muito bom. Cidades como Bauru, Araraquara e outras, que mantinham promoções semelhantes, não realizam mais concursos desse tipo e muitas bandas reservam seus recursos para viagens justamente para o nosso concurso".

Evaristo lembra que este certame é em homenagem ao Ano Internacional da Juventude, fato que deverá proporcionar boas alegorias e efeitos. "Agora só nos resta convidar toda a população para que prestigie o concurso do próximo sábado, dando maior brilho à festa que já é uma tradição no início das férias de meio de ano em Santos".


Evaristo, o idealizador e coordenador da tradicional promoção
Foto: Juan Esteves, publicada com a matéria

Bandarra

"Considero o concurso, hoje, um dos maiores do Brasil, não só pelo número de grupos que participam dele, mas pela qualidade das bandas e fanfarras, que se dedicam a longos ensaios para se apresentarem bem ao público". Esse entusiasmo do secretário de Turismo, Álvaro Bandarra, tem razão de ser. Afinal, o Concurso Estudantil de Bandas e Fanfarras tem entre seus participantes "escolas campeãs nacionais, como o Ateneu Santista ou o Colégio Bilac, de São Paulo", lembra Bandarra.

Para o titular da Sectur, é evidente que no mundo atual, em que as dificuldades financeiras e as preocupações dos proprietários de escolas são muitas, as atenções estejam voltadas para a aplicação de recursos em outros setores, já que as bandas dependem de grande investimento. "Ainda assim, porém, os grupos são mantidos de uma forma ou de outra".

Bandarra defende um reestudo da promoção, de forma a revitalizá-la e fazer com que o seu alcance seja ainda maior. Ele reconhece o interesse do evento para o Turismo local e está preocupado em melhorar e dar mais recursos à promoção, dentro de novos critérios, para facilitar a vinda das bandas e fanfarras do Interior. "Trata-se de um símbolo marcante dos eventos do Município e por isso mesmo merece um deslanche maior".


Secretário ressalta importância
Foto publicada com a matéria

Ordem do desfile

  1) EMPG Antônio de Alcântara Machado (São Paulo)
  2) EEIPG São José (Registro)
  3) Colégio João XXIII (São Paulo)
  4) Escola Presidente Kennedy (Santos)
  5) Instituto São Miguel Arcanjo (São Paulo)
  6) EMPG Antônio de Alcântara Machado (São Paulo)
  7) EEPSG Joaquim Luís de Brito (São Paulo)
  8) EEPG Amenaíde Braga de Queiroz (São Paulo)
  9) EMPG Antônio Alcântara Machado (São Paulo)
10) EEPSG Senador Robert Kennedy (São Bernardo)
11) Fanfarra Regente Feijó (Cotia)
12) EEPG Antônio Dias Paschoal (Tambaú)
13) EEPG Maria Aparecida Ungarett (Santa Cruz das Palmeiras)
14) EEPSG Brasília Castanho de Oliveira (Guarulhos)
15) EEPSG João Ramalho (São Bernardo)
16) Fanfarra Municipal de Embuguaçu (Embuguaçu)
17) EEPSG Homero Fernando Milano (Itaquaquecetuba)
18) EMPG General Osório (São Paulo)
19) Colégio João XXIII (São Paulo)
20) EEPSG Toufic Julian (São Paulo)
21) Colégio Nações Unidas (São Vicente)
22) Patrulheiros de Santo André (Santo André)
23) EEPSG Toufic Julian (São Paulo)
24) Fanfarra Municipal de Mongaguá (Mongaguá)
25) Patrulheiros Mirins de Santo André (Santo André)
26) Fanfarra Municipal de Mairiporã (Mairiporã)
27) Colégio Jesus Maria José (São Paulo)
28) Fanfarra Manoel Euclides de Brito (Itatiba)
29) EEPSG Geraldo Justiniano (Suzano)
30) EEPSG Zina Castro Bicudo (São Vicente)
31) CAMPS (Santos)
32) Banda Marcial Raquel de Castro (Guarujá)
33) EESG Martim Afonso (São Vicente)
34) Colégio Bilac (São Paulo)
35) Banda Marcial do Guarujá (Guarujá)
36) Banda Marcial Municipal de Itaquaquecetuba (Itaquaquecetuba)
37) Corporação Musical Maestro P. Salgado (São Bernardo)
38) Colégio Coração de Maria (Santos)
39) Banda Estudantil Cosipa (Santos)
40) Colégio Ateneu Santista (Santos)
41) EEPSG Escolástica Rosa (Santos)

OBS.: Algumas escolas e entidades aparecem mais de uma vez na relação por apresentarem grupos em categorias diferentes. A seqüência aparece independente da respectiva categoria.