Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0144a2.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/24/07 17:32:21
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - PROCISSÕES - 1
Procissão do Senhor Morto (B)

Leva para a página anterior
Além dos festejos em homenagem aos santos a que as igrejas são dedicadas, destaca-se ainda como razão de procissões a Semana Santa, como nesta antiga Procissão do Encontro, realizada no domingo anterior à Páscoa, e registrada na edição de terça-feira, 8 de abril de 1952 do jornal santista A Tribuna:
 


No "chiché", um aspecto da procissão
Foto publicada com a matéria

Realizada, anteontem, a Procissão do Encontro - Com todo o brilhantismo do ritual católico, foi realizada, anteontem, às 19 horas, a Procissão do Encontro, sob os auspícios da Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, e que constitui um dos atos mais tocantes da Semana Santa.

A procissão, extraordinariamente concorrida, saiu do Convento de Santo Antônio do Valongo, percorrendo o seguinte itinerário: ruas do Comércio, 15 de Novembro, Visconde de São Leopoldo e Praça Rui Barbosa, onde se verificou o encontro com a imagem de Nossa Senhora das Dores, a qual saiu do Convento do Carmo, conduzida pelos Irmãos da Venerável Ordem de Terceira de Nossa Senhora do Carmo, pregando, na ocasião, o ilustre orador sacro, padre Jairo Cantinho de Moura, capelão da Base Aérea de São Paulo.

Finda essa comovente cerimônia, a procissão seguiu pela Rua General Câmara, Praça Mauá, ruas Cidade de Toledo, Augusto Severo e Praça Barão do Rio Branco, recolhendo-se à Igreja do Carmo, quando pregou o Sermão do Calvário o cap. Edmundo Cortes, capelão militar nesta cidade, descerrando-se, a seguir, o painel do Calvário, trabalho do saudoso pintor santista Benedito Calixto.


SECÇÃO RELIGIOSA
CULTO CATÓLICO
Procissão do Senhor Morto

A Cúria Diocesana, a exemplo dos anos anteriores, fará realizar, sexta-feira próxima, a tocante procissão do Senhor Morto, uma das cenas da Semana Santa, que a igreja católica está comemorando.

Nessa cerimônia tomarão parte a Pia União das Filhas de Maria da Catedral, Coração de Maria e Valongo, Congregação Mariana destas mesmas paróquias, Zeladores e Zeladoras do Apostolado da Oração, Arquiconfraria do Imaculado Coração de Maria, Venerável Ordem Terceira da Penitência, do Valongo, Ordem Terceira do Carmo, Irmandades de N. S. da Boa Morte, do Senhor Bom Jesus dos Passos, do Carmo, de São Benedito, de Nossa Senhora do Rosário, da respectiva igreja e todas as associações e irmandades da Catedral.

É a seguinte a ordem de colocação das referidas associações: a) Irmandade de S. Benedito - na Rua General Câmara (entre as ruas Braz Cubas e Senador Feijó); b) Congregações Marianas - Rua General Câmara (esquina da Rua Braz Cubas); c) Zeladores do Apostolado da Oração - ruas General Câmara e Braz Cubas (dentro da ala dos congregados marianos); d) Pia União das Filhas de Maria das Paróquias da Catedral, Coração de Maria e Valongo - entre as ruas Braz Cubas e João Pessoa (dentro da ala, logo após o Apostolado da Oração); e) Arquiconfraria do Imaculado Coração de Maria - Rua General Câmara e esquina da Rua Braz Cubas; f) Associação de São José, das várias paróquias - Rua Braz Cubas (centro da ala, logo após as Filhas de Maria).

As associações da Catedral colocam-se imediatamente após a Arquiconfraria do I. C. de Maria, conforme os direitos de precedência de cada uma. O mesmo vale em relação às Ordens Terceiras, Irmandades e Confrarias.

Todas as associações devem estar em seus respectivos lugares 15 minutos antes da hora marcada no programa.

Somente as associações que formam ala devem trazer vela acesa.


Matriz do Imaculado Coração de Maria - Semana Santa - Hoje, às 20 horas, sairá desta Matriz a Imagem do Senhor dos Passos pela Av. Ana Costa, ruas Carvalho de Mendonça e Júlio Conceição até a esquina da Rua Joaquim Távora, e à mesma hora sairá da Capela de São Benedito a Imagem de Nossa Senhora das Dores pelas ruas Senador Feijó e Joaquim Távora, até a Rua Júlio Conceição, realizando-se aí a cerimônia do Encontro, pregando o revmo. padre vigário da Paróquia. Continuará a procissão pelas ruas Júlio Conceição, Prudente de Morais e Av. Ana Costa.

- Trevas - Amanhã, missa às 7 horas, e comunhão dos fiéis, durante o dia confissões para as senhoras e moças; às 20 horas, Via Sacra solene, permanecendo na igreja os revmos. sacerdotes para atenderem aos homens em confissão.

- Endoenças - Desde as 6 horas, distribuição da sagrada comunhão aos fiéis em intervalo de 15 minutos, continuando os padres atenderem em confissão. Às horas, missa solene cantada e comunhão pascal; a seguir, procissão com o Santíssimo para o altar do monumento e adoração dos fiéis, e desnudação dos altares. Às 19,30 horas, lavapés e sermão do Mandato.

- Paixão - Às 8 horas, canto da Paixão, adoração da Santa Cruz, encerramento do Santo Sepulcro e missa dos Pressantificados. Às 13 horas, solene Via Sacra e sermão das Sete Palavras, pelo cônego Miguel Ondery. Às 20 horas procissão do Enterro pela Av. Ana Costa, ruas Carvalho de Mendonça, Júlio Conceição, Prudente de Morais e Av. Ana Costa. À entrada, sermão das Lágrimas.

- Sábado Santo - Às 22,30 horas, bênção do fogo, novo círio, pia batismal, ladainha de Todos os Santos e missa solene de Aleluia e comunhão geral.

Pia União de Santa Terezinha do Menino Jesus - Hoje, às 8 horas, será realizada missa no altar de Santa Terezinha e distribuída a santa comunhão. Depois da missa haverá bênção e distribuição de rosas e veneração da relíquia, que depois ficará exposta para a veneração dos fiéis. Esta missa é por intenção da alma do sr. João Camargo, progenitor das irmãs na Pia União, Júlia, Leonor, Prescila e Cecília Camargo. Quinta-feira Santa, cada uma fará uma hora de adoração, conforme a escalação, e à noite todas devem estar presentes na Hora Santa de encerramento, às 20 horas. Sexta-feira Santa é dia de jejum e abstinência de carne. A reunião mensal deste mês será no dia vinte, p.f., às ___ horas. As festividades em comemoração da canonização de Santa Terezinha e do aniversário da Pia União serão do dia 15 a 18 de maio, tendo todas as noites reza e no dia 17 de maio procissão no claustro do convento. O encerramento se dará no domingo, dia 18, com a comunhão pascal das moças, promovida pelas irmãs da Pia União. A missa do dia 17 será às 7,30 horas. Todas as terças-feiras novas associadas poderão inscrever-se na nossa Pia União de Santa Terezinha do Menino Jesus. (N.E.: no original, há um espaço no local de citação do horário).

Santuário do Sagrado Coração de Jesus - Hoje, terça-feira Santa, o ofício da missa se prende às assembléias religiosas dos primeiros cristãos realizadas na casa de Santa Prisca, no Monte Avelino, em Roma, onde se ergue a basílica erigida em memória dessas assembléias e sob a égide da gloriosa matrona romana. O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, dando prosseguimento às solenidades desta semana, fará realizar uma missa às 7 horas, solicitando-se o comparecimento das associações e devotos.

Igreja de Santo Antonio do Valongo - Neste templo, haverá hoje, durante o dia, consagração a Santo Antonio, apresentação da relíquia e distribuição do pão bento, solicitando-se a todas associações e devotos o maior número de comparecimentos.

No domingo de Páscoa, em 13 de abril de 1952, o mesmo jornal santista A Tribuna noticiou a Procissão do Senhor Morto realizada na Sexta-Feira da Paixão anterior:


No "cliché", um detalhe da procissão, quando passava pela Rua General Câmara,
em frente ao edifício deste jornal
Foto publicada com a matéria

Realizada a Procissão do Senhor Morto - Como um dos atos mais tocantes, relacionados com a Semana Santa, foi realizada, anteontem, com todo o esplendor da liturgia católica, a Procissão do Senhor Morto, sob os auspícios da Irmandade do Santíssimo Sacramento, da Catedral, e de seu provedor de honra, d. Idílio José Soares, bispo diocesano.

Como nos anos anteriores, essa cerimônia religiosa esteve extraordinariamente concorrida, tendo o cortejo saído às 20 horas, da Catedral, percorrendo o seguinte itinerário: Ruas Braz Cubas, General Câmara, Praça Rui Barbosa (em volta), ruas Frei Gaspar, Amador Bueno e Praça José Bonifácio (em volta), recolhendo-se depois ao tradicional templo da Praça José Bonifácio.

O canto da Verônica esteve a cargo da senhorinha Rosa do Céu de Oliveira. Participaram da procissão irmandades, confrarias, Ordens Terceiras, Congregação Mariana, masculina e feminina, Associação das Mães Cristãs etc. A população católica de Santos compareceu em massa à cerimônia, de profundo sentido religioso, emprestando-lhe maior brilhantismo.

Leva para a página seguinte da série