Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0133k.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/09/03 20:39:24
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - AMARGO AÇÚCAR
Reabre o engenho santista

A reabertura à visitação pública do Engenho dos Erasmos era destaque na edição de 18 de abril de 2003 do jornal santista A Tribuna:

Sítio arqueológico teve o telhado reformado recentemente
Foto: Alberto Marques, publicada com a matéria

Engenho dos Erasmos será reaberto

Da Reportagem

A partir do próximo mês, o Instituto de Pesquisas em Arqueologia (Iparq) da Universidade Católica de Santos (UniSantos) irá agendar visitas monitoradas ao Engenho de São Jorge dos Erasmos. Na semana passada, as escavações no sítio histórico foram retomadas. O objetivo é preparar a área para funcionar como centro de pesquisas em arqueologia da Baixada Santista.

De acordo com a historiadora e arqueóloga do Iparq, Eliete Pitágoras, responsável pelos trabalhos em laboratório, durante a segunda etapa das escavações foram encontradas telhas e tijolos com importância histórica.

Segundo ela, os objetos foram deixados no local para que possam ser observados pelos visitantes. Ainda conforme Eliete, na primeira fase já haviam sido resgatadas louças, metais, cerâmicas e tijolos.

A pesquisa de campo está sendo coordenada pelo pesquisador e professor da USP, José Luis de Moraes. Além dele, outros 15 profissionais estão envolvidos no trabalho de escavação. São pesquisadores, técnicos em arqueologia e desenho, estagiários dos cursos de história e geografia da UniSantos, além de alunos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP).

A Universidade, responsável pela preservação do terreno desde 1995, criou, no ano passado, o Conseho Curador do Engenho dos Erasmos, presidido pela professora Maria Cecília França Lourenço, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Além da pesquisa feita em campo, também existe a possibilidade da construção de um museu sobre a história do Engenho, onde serão guardados os objetos recolhidos durante as escavações, e da instalação de um laboratório para analisar o material coletado em campo.

Importância histórica - No início deste ano, o Engenho foi indicado pela American Express para o programa  World Monuments Fund (WMF). A inclusão nessa relação, que vem acompanhada de dotação financeira, poderia viabilizar a criação de uma Base Avançada de Cultura e Extensão Universitária na área adjacente.

Com a indicação, o Engenho pode passar a integrar uma lista com 100 locais de importância histórica no mundo que correm risco de degradação.

Os patrimônios escolhidos pela WMF constarão na lista de 2004 do programa World Monuments Watch. O anúncio dos locais escolhidos será feito em setembro. O estudo mais detalhado do Engenho pode oferecer novas versões para a história da colonização européia no País.

Pesquisas já realizadas no local, tanto arqueológicas quanto arquitetônicas, estão levando historiadores a reavaliar a data de chegada dos europeus.

Visitação - As visitas serão monitoradas por estagiários do Iparq. De acordo com Eliete, só serão permitidos grupos de no máximo 20 pessoas por vez. O intuito, conforme ela, é deixar o sítio arqueológico visível para que a população possa entender a importância do patrimônio histórico.

A partir do próximo dia 15, os interessados poderão agendar a visita no Iparq, através do telefone 3205.5555 ramal 628.