Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0121h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/08/07 08:58:54
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - TEATROS
Nossos primeiros teatros (8)

Leva para a página anterior
Em sua primeira edição, no dia 1º de julho de 1967, o jornal Cidade de Santos (grupo Folha de São Paulo - exemplar no acervo do historiador Waldir Rueda), publicou esta matéria:
 


Foto publicada com a matéria

Teatro na escola, aqui ainda é tabu

Enquanto em alguns países da Europa o teatro faz parte do currículo escolar, por aqui ainda há quem proíba a divulgação, entre alunos, de espetáculos mesmo próprios para crianças. O teatro, como veículo cultural, ainda não foi compreendido por todos os que têm relação com o ensino. Nem mesmo quando educadores dizem que só o teatro pode fornecer à criança a reformulação da vida, expondo a mente da criança ao concerto das idéias, que assim é levada a uma decisão lógica.

Há grande necessidade de se incentivar esse gênero de arte e uma das maneiras seria o pronunciamento governamental.

Com um programa, sob a égide da Comissão Municipal de Cultura ou mesmo da Comissão estadual de Teatro, já se poderia alcançar o objetivo. Sem isso, o caminho é mais longo e difícil.

A realização de conferências nas escolas e a formação de grupos infanto-juvenis, bem orientados, poderiam principiar esse trabalho. Dessa forma, além de preparar a mente da criança, estariam sendo formadas futuras platéias de teatro, conscientes e disciplinadas.

Tudo isso não exige somente dinheiro, mas também um pouco de trabalho e muito respeito pela formação intelectual da criança.

Iniciativas como o convênio entre a Comissão Municipal de Cultura e o Teatro Íntimo de Comédia, firmado no ano passado (N.E.: em 1966), e que levou cerca de 6.000 alunos das Escolas Públicas Municipais, podem trazer frutos que se pretende colher.

Canto livre - Um espetáculo para quem gosta de bossa nova e poesia moderna, será apresentado, hoje às 21 horas, no TIC. O elenco é formado por acadêmicos da Faculdade de Direito de Santos, que pretendem, assim, reativar as atividades culturais do Teatro Acadêmico "Alexandre de Gusmão". Na parte musical do espetáculo estão Sion, Cascione, Sônia, Serginho, Simone e Luís Carlos. A parte falada conta com a participação de Zelo, Geraldo, Hilda, Gato, Júlio, Milu, Ercy, Sady, Marco Antonio e João Russo. O ingresso custa NCr$ 1,00. Reservas pelo fone 4-1111. Traje esporte.

Plínio Marcos - Sem dúvida alguma, o autor mais comentado no Brasil, atualmente, terá sua obra "Dois perdidos numa noite suja" impressa pela Editora Brasiliense. O livro será prefaciado pelo jornalista e crítico de teatro João Apolinário. O jovem autor santista obtém mais um passo decisivo em sua rápida carreira. Enquanto isso, "Navalha na carne", sua obra mais recente, aguarda liberação da censura federal.

Hoje e Amanhã, às 21 horas, o Grupo de Teatro Os Independentes volta a apresentar-se no Teatro de Bolso, com o espetáculo denominado "Grandes Momentos de Gil Vicente". O espetáculo reúne trechos de várias obras do autor quinhentista, tais como: "Auto da alma", "Auto da visitação", "O velho da horta", "Auto da barca do inferno", "Auto da Lusitânia" e a farsa "Quem tem farelos?". No elenco, Wilson Geraldo, Eliana Rocha, Paulo Jordão, Sílvio Roupa, Lenimar Rios, José Carlos Paiva, Francisco Hugo e Romeu Demtschuk. Roteiro, figurinos e direção e Paulo Jordão. O Teatro de Bolso fica na Av. Ana Costa, 288.

Está definitivamente marcada para o dia 9 de julho a estréia da comédia infantil de Itacy de Souza Telles, "A princesa e o sapo". A peça está sendo montada pelo Teatro Íntimo de Comédia e conta com a participação de seu elenco permanente: Alexandre Ostapenko, Alvarinho Ferreira, Célia Alschefsky, Paulo Lara, Waldires Bruno e Zeluiz Sampaio. O diretor é Paulo Lara.

Inesita Barroso, a festejada cantora de música folclórica brasileira, dará um recital, terça-feira, dia 4, com início às 21 horas. O espetáculo será realizado no auditório do Colégio São José, à Av. Ana Costa nº. 373, e é promovido pelo Centro de Expansão Cultural.

A tragicomédia de Carlos Cavaco "A enjeitada" subirá à cena, hoje, às 20,30 horas. A peça foi montada pelo Teatro do Clube Atlético Santista, onde será a apresentação. Participam os amadores Rute Maria Oliveira, Ana Cristina, Mariluce Magalhães, Matilde Maximiliano, Maria Tereza Alves, Júlio Alves Barros Júnior e Rivaldo Peres. A peça tem direção geral de Vicente Simioni e assistência de direção de José Maria Nunes. Entrada franca.

Carlos Pinto, o jovem presidente da Federação Santista de Teatro Amador (Festa), convalesce de recente intervenção cirúrgica. E por falar na Federação, o Festival de Teatro Amador que deveria se realizar em princípios de julho foi suspenso, estando ainda sem data marcada.

Amanhã, no Teatro Íntimo de Comédia, às 15 e 17 horas, únicas apresentações da comédia infantil de Maria Clara Machado "O chapeuzinho vermelho", pelo elenco do Teatro Experimental "Tarquínio Silva". A renda será pró-Casa da Esperança. Eis a ficha técnica do espetáculo: no elenco, Dimas Eduardo Ruiz, Maria Cecília de Oliveira, Edneide Aparecida Borbelli, Ramon Garcia Perez, Ariadne de Sá dos Santos Costa, Júlio Alves de Barros Júnior, Ducínia Silva Rodrigues, Renato Ney Sertek, Paulo Estevão e Marcus Vinicius de Sá dos Santos Costa; iluminação de Roberto Marchesi; direção de Paulo Lara. Os acompanhamentos musicais são de Paulo Roberto do Espírito Santo (violão), Renato Schneider Loyola (contrabaixo), Luiz Oswaldo Pereira Gallotti (bateria) e Francisco José Pereira Galloltti (acordeon).

Para substituir "Grandes Momentos de Gil Vicente", o Grupo de Teatro Os Independentes está ensaiando a comédia de Silveira Sampaio "A inconveniência de ser esposa". Trata-se de uma comédia do gênero leve e que está sendo dirigida por Sílvio Roupa, que faz assim sua estréia como diretor. Breve, no Teatro de Bolso.

Paschoal Carlos Magno noticia, por carta, que a "Aldeia", o recanto dos artistas de todo o Brasil, situado no Estado do Rio, deverá cumprir extenso programa neste mês. Entre outras coisas, elencos de teatro amador e profissional foram convidados a apresentar-se lá. Vinte atores selecionados receberão aulas de teatro, em regime de tempo integral, durante todo o mês.

Greghi Filho vai dar descanso ao elenco do Tiepetro durante duas semanas. Antes disso, amanhã às 10 horas, mais uma apresentação da comédia infantil de Oscar Von Pfuhl "O circo dos bonecos". O espetáculo vem sendo apresentado no Teatro de Bolso, à Av. Ana Costa, 288.

 Leva para a página seguinte da série