Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0114.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/20/04 15:27:12
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Mais antigo centro comercial sulamericano...

Empreendimentos assim eram considerados temerários, mesmo quase 20 anos depois...

Tendo aberto as portas ao público em 1965, na confluência das ruas Oswaldo Cruz e Lobo Viana, no bairro santista do Boqueirão, o Super Centro Comercial Boqueirão é considerado o mais antigo centro de compras (em inglês: shopping center, mall) da América Latina, dentro do conceito moderno de agrupamento de lojas e espaços de lazer.


Super-Centro Comercial do Boqueirão continua em atividades no século XXI
Foto: Carlos Pimentel Mendes, ano 2000

São 205 lojas, freqüentadas diariamente por centenas de pessoas, e há uma administração centralizada, que se ocupa não apenas da manutenção das áreas comuns, como da realização de promoções que atraem o público comprador nas épocas de Natal, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, entre outros.

Sua história foi relembrada em 1998, em página Web da Prefeitura Municipal de Santos:

Super Centro

Há 35 anos, numa área de 20 mil m², entre as ruas Oswaldo Cruz, Lobo Viana e Álvares de Azevedo, surgia o primeiro shopping do Brasil e da América Latina: o Super Centro Comercial Boqueirão.

Inaugurado em setembro de 1963, esse super conglomerado de lojas tinha na época como objetivo transformar o bairro num ponto de referência do comércio.

Como todo começo não é fácil, o novo ponto encontrou dificuldades para se firmar. Para atrair clientes, depois de dois anos de fundação, os lojistas formaram um  bloco de carnaval batizado de Unidos do Super Centro Boqueirão, que fechou as ruas próximas e ganhou ampla cobertura da Imprensa.

No mesmo ano, outro acontecimento viria a contribuir para a consolidação do supercentro. Diziam que a Prefeitura acabaria com as feiras livres. Os feirantes  começaram a comprar lojas no shopping para ocupá-las futuramente.

Hoje, contando com 205 boxes que oferecem diversos tipos de produtos e serviços, o local recebe diariamente cerca de 2 mil pessoas de toda a Cidade para as compras, fazer as refeições ou até passar momentos agradáveis nos espaços de lazer com muito verde, fontes com aquários cheios de carpas, tilápias e tartarugas.

O Super Centro fica na Rua Oswaldo Cruz, 319, e está aberto de segunda a sábado, das 9 às 22 horas.

Cita por sua vez o Diário Oficial de Santos de 25/10/2002, em matéria comemorativa do 42º aniversário do bairro, referindo-se à criação do centro de compras:

O ex-administrador, José de Carvalho, guarda lembranças daquela época: "No terreno funcionava a garagem do Expresso Brasileiro. A construção do centro comercial começou em 1963". José também não esquece de um detalhe: "No dia da inauguração, um cordão de luzes enfeitava as ruas próximas do Super Centro".

O ex-administrador, que trabalha até hoje no centro de compras, também lembra do bairro de antigamente. "Moro aqui há mais de 50 anos e não esqueço dos chalés na Av. Siqueira Campos", afirma.

Mais de uma década se passou até que, em 1977, surgisse outro empreendimento do gênero em Santos, o centro de compras Parque Balneário, no Gonzaga, ainda assim classificado como um projeto de alto risco, fadado ao insucesso - que não só não aconteceu, como inspirou, nos anos seguintes, o surgimento dos centros de compras Miramar (também no Gonzaga), Praiamar (Aparecida), e em cidades vizinhas.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais