Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0108.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/17/02 22:12:38
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Chegou ao Brasil remando com os braços

Espanhol de Valência, Francisco Serrador Carbonell gostava de contar a história de sua chegada ao Brasil, e as dificuldades por que passou em Santos, antes de enriquecer vendendo peixe em Curitiba, ingressar no mundo dos espetáculos e formar seu império no mundo do cinema. A história é reproduzida do livro Cinelândia - Breve História de um Sonho, de João Máximo, publicado em 1997 no Rio de Janeiro pela Salamandra Consultoria Editorial Ltda.:

1910-1919
A visão do vendedor de peixe

Francisco Serrador

Foto: livro Cinelândia, citado

Se é fato ou lenda, nunca saberemos. Mas há quem diga que Francisco Serrador Carbonell teve uma estranha visão quando menino em sua Valência natal: a de que ainda viveria numa cidade de brinquedo, onde todas as construções, multicoloridas e iluminadas, destinavam-se a divertir as pessoas. Uma espécie de Disney antecipando em décadas a Disney de Disney. Ou em alguns anos a Broadway novaiorquina, que não é exatamente um parque de diversões, mas quase. Uma e outra, enfim, produtos de mentes visionárias.

Muito bem. Pois o menino cresceu não só para fazer da visão um sonho e do sonho realidade, mas também para construir ele mesmo sua cidade de brinquedo. Corria o ano de 1884. Francisco Serrador Carbonell, nascido em 8 de dezembro de 1872, estava com doze anos e ajudava a família vendendo peixe nas feiras valencianas quando o pai, também Francisco, morreu de repente.

Se a tal visão teria ocorrido antes ou depois, é outro detalhe impossível de precisar. Sabe-se, sim, que se Valência era uma das cidades mais promissoras da Espanha, especialmente para quem vivia da pesca, não bastava para Francisco. Seu pensamento estava em Madri, nas oportunidades que acreditava haver na capital, pouco importa se longe do mar.

Por isso, cheio de planos e com a aprovação da mãe, o menino trocou Valência por Madri, onde a sua melhor oportunidade não seria mais que a de trabalhar como caixeiro num armazém. Decepção. Passou quatro anos no mesmo lugar, preso à falta de coragem para voltar a Valência.

Também não se sabe como ou por quem foi informado de que muitos de seus patrícios estavam partindo para o Brasil em busca da oportunidade que a Espanha lhes negava. Não hesitou: juntou a pouca roupa que tinha, foi despedir-se da mãe, e de Valência mesmo embarcou num navio de terceira classe, em fins de 1887, para tentar a sorte no outro lado do Atlântico. Anos mais tarde, entre suas narrativas favoritas, estava a de seu rocambolesco desembarque no porto de Santos.

- Sabem como cheguei ao Brasil? - gostava de perguntar para ele mesmo responder: - Remando com meus próprios braços!

O navio de terceira classe ancorava a menos de meia milha do cais, de modo que os passageiros deveriam ir para terra a bordo de uma catraia cujo dono lhes cobrava dois tostões pela curta travessia. Serrador não tinha esse dinheiro. Nem ele, nem uma dezena de outros espanhóis que haviam feito a mesma viagem.

Não conseguindo convencer o dono do primeiro barco a levá-los na base do fiado, entraram no segundo barco sem nada dizer. Lá pelas tantas, já vencidos quatro quintos de milha, o próprio Serrador teria se aproximado do catraieiro para, em voz baixa, admitir que nenhum dos passageiros tinha como pagar-lhe. Mas podia contar que ainda o fariam:

- Sino hoy, ciertamente mañana.

O catraieiro parou de remar. Ficou algum tempo imóvel até que viu passar ao lado o barco de um colega. Rapidamente, com os remos nas mãos, saltou para ele, deixando os espanhóis para trás.

- Remem com os braços, seus galegos - teria gritado o homem, entre debochado e desafiador.

Pois foi o que Serrador e seus companheiros de viagem fizeram: usando os braços como remos, venceram o quinto de milha que lhes faltava para pisar terra brasileira. E economizaram, cada qual, dois tostões.

De início, as oportunidades em Santos não pareciam maiores que as de Sevilha ou Madri. Na verdade, faminto e sem dinheiro, o melhor que Serrador encontrou em seu primeiro dia de Brasil foi pior do que tudo que já tivera em seu país: trabalho pesado numa obra de drenagem.

Por semanas, descalço, nu da cintura para cima, de manhã à noite, andou mergulhado em pântanos e lodaçais. Trabalhou pesado, sofreu muito, contraiu febre amarela, quase morreu, mas ganhou os 800 réis diários que lhe permitiram comer e morar. Econômico, conseguiu juntar o bastante para tentar a vida num porto mais ao Sul. Viajou num cargueiro até Paranaguá, e de lá, por terra, até Curitiba, onde recomeçaria de onde começara: vendendo peixe. (...)

Francisco Serrador adorava equitação e automobilismo

Foto: livro Cinelândia, citado

O valenciano progrediu rápido em Curitiba, com patrícios criou a primeira agência de mensageiros do Paraná, e o Frontão Curitibano, para um tradicional jogo basco de pelota. Empresariou a ida de circos e companhias teatrais à capital paranaense, fundou arena de touros e clube, em 1902 fundou o Parque Coliseu, com teatro, diversões diversas e... cinema ao ar livre.

Francisco Serrador anteviu as possibilidades do então recente invento dos irmãos franceses Lumière, e em 1904 comprou e instalou o primeiro projetor. Aos poucos, expandiu essa atividade, com novos projetores e filmes, e fundou sua primeira companhia cinematográfica, a Richembur. Em 1906, mudou para a capital paulista, onde fundou o primeiro cinema (Bijou Théâtre, na Rua São João).

Ainda o livro de João Máximo: "(...) o Bijou acabou sendo a semente de uma cadeia de cinemas que se espalharia por toda a capital paulista, o Royal, o Radium, o Íris, o Brás Politheama. E depois por Campinas e Santos, nesta surgindo, com toda a pompa, o Coliseu Santista".

Em 1910, abriu o primeiro cinema carioca, o Chantecler. Doze anos depois, comprou os terrenos que em seguida seriam empregados na criação do famoso complexo da Cinelândia, no Rio de Janeiro, que depois se tornaria o Bairro Serrador. Mas, essa é uma outra história...

Francisco Serrador adorava equitação e automobilismo

Foto: livro Cinelândia, citado

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais