Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0107z1.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/29/09 11:34:27
Clique na imagem para voltar à página principal

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CINEMA
O cinema em Santos (27)

Leva para a página anterior
Matéria publicada no jornal santista A Tribuna, na sexta-feira, 5 de dezembro de 2008 (página D-2):


Em tenda que reproduz uma sala de projeção, público assistirá aos filmes Tainá 2, A Grande Família e Querô

Foto: divulgação, publicada com a matéria

 

CINEMA ITINERANTE

Cine Tela Brasil leva filmes de graça à ZN

Da Redação

De hoje a domingo, Santos conta com um cinema no meio da Praça da Paz Universal, na Zona Noroeste. Trata-se do Cine Tela Brasil, que chega à Cidade depois de visitar outros 182 municípios, levando 2.147 sessões de cinema a comunidades de baixa renda. Com o patrocínio da Comgás, em parceria com a Prefeitura de Santos, as sessões são gratuitas.

O projeto surgiu por iniciativa de duas figuras respeitadas do cinema nacional: Laís Bodanzky (diretora de Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade) e Luiz Bolognesi, roteirista dos dois filmes. Eles começaram a exibir filmes brasileiros em praças públicas e escolas de São Paulo em 1996, quando contavam apenas com uma perua Saveiro e um projetor de 16 mm. A primeira sessão, inclusive, foi realizada em São Vicente, ainda quando o Cine Tela Brasil era chamado Cine Mambembe.

Democratização - "O objetivo inicial permanece o mesmo, que é levar cinema a quem não tem acesso, seja por falta de salas ou pelo ingresso ser muito caro", diz Bolognesi. "Nós crescemos bastante e queremos democratizar cada vez mais o acesso ao cinema". Hoje, o Cine Tela Brasil conta com dois caminhões que levam as duas salas de cinema do projeto, e tem uma média de 87% de lotação em cada sessão.

O Cine Tela Brasil, uma enorme tenda, fica montado na Praça da Paz Universal até domingo. Até lá, serão realizadas sessões diárias dos filmes Tainá 2, A Grande Família (ambos com classificação livre) e Querô (recomendado para maiores de 16 anos). O projeto é financiado pelo Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural.

PROGRAMAÇÃO

De hoje até domingo (7)

14 horas - Tainá 2

15h30 - Tainá 2

18h30 - A Grande Família

20h30 - Querô

 


PIRATARIA - "O DVD pirata acaba sendo uma reação da população à falta de oportunidade de acesso ao cinema" - Luís Bolognesi, roteirista de cinema

Foto: divulgação, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série