Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0107w.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/13/08 17:52:23
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CINEMA
O cinema em Santos (23-a)

Leva para a página anterior
O início das atividades do Cine Indaiá (que seria extinto a partir de 2004, com a demolição do prédio no início de 2007) ocorreu em 14 de dezembro de 1960. Como novidade, uma sala "pulmann", isolada por vidros nos fundos do salão principal, de onde os fumantes podiam ver os filmes, contando ainda com o conforto de um bar. E a qualidade do ar condicionado também era ressaltada nessa casa de projeções.

No dia da inauguração, o jornal santista A Tribuna registrou, na página 7 de sua edição de 14 de dezembro de 1960:


Imagem: reprodução da matéria original

CINEMA EM TODAS AS DIMENSÕES

Os Dez Mandamentos inaugura hoje mais um cinema: o Indaiá

Será inaugurado hoje, às 20 hs., o Cine Indaiá, à Av. Ana Costa, esquina da Rua Luiz de Faria. O bom gosto presidiu à sua construção e seu conforto e moderna aparelhagem o colocam entre os melhores cinemas do país.

Para o espetáculo inaugural, organizado com o propósito de transformá-lo em um acontecimento marcante na vida social da cidade, foi escolhido um filme considerado como um dos maiores marcos da cinematografia mundial, Os Dez Mandamentos, a última e maior obra de Cecil B. de Mille.

Ten Commandments (título original) fixa na tela a conhecida história de Moisés, o líder do povo hebreu, enriquecido pelos cenários grandioso e pela grande massa de "extras" que movimenta quando, em várias passagens, historia a saída dos hebreus do Egito, a travessia do Mar Vermelho e sua peregrinação pelos desertos.

Charlton Heston no papel de "Moisés" e Yul Brynner como "Ramsés" encabeçam o elenco, bem coadjuvados por Anne Baxter, Edward G. Robinson, Yvonne de Carlo, Debra Paget, John Derek, Sir Cedric Hardwicke, Nina Foch, Judith Anderson e Vincent Price. Os Dez Mandamentos tem 3 horas e 45 minutos de projeção, com um intervalo de 10 minutos.

Após o avant-premiére de hoje, a direção do novo cinema tem programado um "Festival de Inauguração" (a começar de amanhã), com um filme por dia, durante uma semana, ao fim do qual voltará ao cartaz Os Dez Mandamentos.


Anúncio publicado em 14 de dezembro de 1960 no jornal santista A Tribuna - página 7


Anúncio publicado em 14 de dezembro de 1960 no jornal santista A Tribuna - página 19



Anúncio publicado em 8 de dezembro de 1960 no jornal santista A Tribuna - página 21

No dia seguinte, 15 de dezembro de 1960, o mesmo jornal A Tribuna publicou:


Imagem: reprodução da matéria original

Inauguração do Cine Indaiá

Mais uma casa de espetáculos foi ontem entregue ao público santista, o cinema Indaiá, da firma José B. de Andrade S.A., à Av. Ana Costa, esquina da Rua Luís de Faria. As solenidades inaugurais do novo e elegante cinema realizaram-se à tarde, prestigiadas por diversas autoridades, dentre elas o prefeito Sílvio Fernandes Lopes, convidados especiais e pessoas gradas.

Como madrinha da nova casa de diversões, a sra. José Burlamaqui de Andrade desatou a fita simbólica que vedava a entrada à sala de projeção, seguindo-se a bênção das instalações, dada pelo padre Edmundo Cortez. O ato inaugural teve prosseguimento com a apresentação na tela de dois shorts coloridos, demonstrando-se através desta exibição a qualidade da aparelhagem de projeção e de som. Ao fim da sessão, autoridades e convidados foram obsequiados com um coquetel e, à noite, em avant-premiére, foi exibido o grandioso filme de Cecil B. de Mille, Os Dez Mandamentos.

- No clichê, um flagrante da inauguração, no momento em que a sra. José Burlamaqui desatava a fita simbólica, e uma vista da fachada monumental do Cine Indaiá.


Anúncio publicado em 22 de dezembro de 1960 no jornal santista A Tribuna - página 21


O Cine Indaiá, em 1968

Foto: pesquisa do historiador Waldir Rueda nos arquivos do jornal Cidade de Santos (filme 1954x68, de 1968), mantidos no acervo da Unisantos

Leva para a página seguinte da série