Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0107l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/07/06 17:34:25
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - CINEMA
O cinema em Santos (12)

Leva para a página anterior
Este trabalho foi publicado no Almanaque da Baixada Santista - 1973, editado em Santos naquele ano pelo saudoso jornalista Olao Rodrigues:
 


Imagem: anúncio publicado na edição de 6 de abril de 1938, pág. 15, do jornal santista A Tribuna

Os primeiros cinemas de Santos

Bandeira Jr.

Já tivemos a oportunidade de registrar que a primeira manifestação de cinema (exibidor) na Baixada Santista ocorreu em 1897, no Recreio Miramar (Praia do Boqueirão), que exibiu, com muita publicidade e concorrência de espectadores, "fotografias animadas".

Na edição de 29 de junho de 1899, publicava Tribuna do Povo:

"Continua a atrair grande concorrência, à Rua de Santo Antonio (hoje do Comércio) nº 45, o cynematographo que ali funciona.

"Todas as noites lá se fazem duas exibições de boas e lindas vistas, sendo a primeira às 7 horas e a segunda, às 8,30.

"Não deixem os nossos leitores de ir apreciá-las, pois que, com franqueza, valem bem o dinheiro que se dá pela entrada".

E na seção comercial há o seguinte anúncio:

"Última maravilha do Século XIX – Londres e Paris em Santos, no incomparável cynematographo de Lumiére.

"Haverá todas as noites duas exibições de 8 encantadoras cenas de movimentos naturais * Ver para Crer *

"Só assim se poderá certificar da sublimidade desse maravilhoso invento *

Entrada, 2$000 (dois milréis); Crianças, 1$000".

Apesar do sucesso, somente em 1903 teríamos outra oportunidade de ver a nova arte que estava revolucionando a Europa e América do Norte. Desta vez coube ao Teatrinho Variedades (Praça dos Andradas esquina da Rua 15 de Novembro) apresentar o Biocópio Inglês que, na última semana de junho, exibiu a Vida e Paixão de Jesus Cristo em 64 quadros fixos (slides?) e 19 com movimento, todos coloridos.

Essa promoção, muito elogiada pela imprensa local, foi o canto do cisne do Variedades. Anos depois (1907) tentou-se transformá-lo em Pavilhão Mourisco, mas suas condições eram muito precárias e acabou mesmo sendo demolido.

Em 1904 a cinematografia toma conta da cidade: no Parque Miramonte (fundado em 1900) havia o Salão Fantástico exibindo o Biógrafo Americano "que é um bem acabado cinematógrafo, diversão puramente familiar, por 1$000 a entrada inteira e $500 meia". Diga-se de passagem que desde 1902 o Parque da Rua do Rosário (João Pessoa), nº 45, dedicava-se ao comércio das novas invenções como fonógrafo, máquina de escrever, estereoscópios, fotografias-rolantes (Cosmograma) etc.


Imagem: anúncio publicado na edição de 1 de setembro de 1942 do jornal santista A Tribuna

A 23 de setembro começava no Teatro Guarani temporada de 3 dias do cinematógrafo falante Lumière com os filmes Vistas do Japão (natural), Sansão e Dalila e Dom Quixote, sendo que estes dois de enredo eram a cores! O camarote para esse inusitado espetáculo custava 10$000 (cinco lugares), a poltrona 2$000 e a geral 1$000. A empresa E. Hervert, promotora da temporada, informava que haveria bonds (de burro) para todas as linhas. Comentando o fato, o Diário registrava "que o cinematógafo falante de ontem no Teatro Guarani é, na verdade, o mais aperfeiçoado aparelho que tem vindo a esta cidade. A ilusão é completa por meio de fonógrafo combinado com o projetor" (25/9/1904).

Dias depois (27 de setembro), o Circo Martinelli, instalado num terreno da Rua Amador Bueno (defronte ao prédio da S. Humanitária, onde foi sucessivamente o Redondéu de Touros, o Cine Central e a atual Cagesp) apresentava "Grande Companhia de Atrações e Variedades com iluminação elétrica e o único cinematógrafo americano (nunca visto nesta cidade) – premiado com medalha de ouro na Exposição de Paris, 1901". No programa Os Sete Pecados Mortais, Joana D'Arc etc.

Os quadros com movimento já eram filmados em celulóide de 35 mm com perfuração lateral, como se usa até hoje (16 quadros por segundo é a sua velocidade no projetor, depois com a sonorização aumentaria para 24 quadros).

Enquanto os quadros fixos eram gravados em tiras de vidro mais resistentes ao calor do foco luminoso, diante do qual ficavam parados o tempo que o operador quisesse, como os slides de hoje.

Quanto à tentativa de cinema "falante", foi preocupação constante dos pioneiros, em todas as partes do mundo, porque a maioria (como Edison) não acreditava viesse o povo a interessar-se por um teatro mudo.

O fato é que a nova arte progredia assombrosamente e por causa dos direitos de patente tomava os nomes mais esdrúxulos como animatógrafo, cromofoto, grafoscópio, comografoscópio, hinoscópio, umógrafo, movimentoscópio, fantógrafo, biógrafo, bioscópio, kinógrafo, kinematógrafo etc.

Os jornais também destacavam o interesse que a nova diversão despertava entre as cortes imperiais e os governos dos países europeus.


Imagem: anúncio publicado na edição de 1 de setembro de 1942 do jornal santista A Tribuna

Enquanto o Salão Fantástico continuava com suas pequenas sessões diárias, o Guarani só veio a receber novo cinema em abril de 1905, quando a empresa Candbourgh (Pathé Frere Paris) apresentava "a última palavra em cinematógrafo falante". O sucesso fez a temporada de três dias ser prorrogada por uma semana, merecendo ainda elogiosas referências (e crônicas) do Cidade de Santos, que destacava a cena da tomada de Porto Artur, no filme da Guerra Russo-Japonesa.

No ano seguinte o Candbourg voltava ao Teatro Guarani para temporada mais longa e, em 1907, permaneceu dois meses, sempre com sessões repletas.

O programa era sempre aberto por uma orquestra e a seguir com música em background eram projetados filmes, geralmente de uma ou duas partes, na tela (previamente molhada). Eis um desses programas: Ouvertur por excelente banda de música; O Guarda-civil em apuros - Tascado de fogo - Quem aposta louco é - Policiais e contrabandistas - A Pulga - O tesouro do Rajá. II Parte: Sinfonia (pela orquestra), O vendedor de castanhas - Lição de patinagem - Um espirro em cada andar - O enforcado por amor - Touros e touradas. III Parte: Viagem ao Ceilão - Desquite de crianças - A fuga cômica - O árabe mágico - Carro de praça e O casamento na roça (nacional?). Comentário dos jornais: "Não podia ser mais auspiciosa a estréia de ontem no Guarani, da empresa Richbourg, possuidora de magnífico aparelho de projeção de vistas animadas. O público que lotou o Teatro deixou-o pesaroso, tão bem lhe soube o divertimento".

A empresa tinha contrato com Marc Feerenz, do Rio de Janeiro, acreditado pioneiro da indústria cinematográfica, o que garantia  renovação contínua da programação. Nos últimos dias foi apresentado "jornal" brasileiro que focalizava a visita do General Rocca ao Brasil e outras atualidades.

Tão boa foi a temporada que o sr. Antônio Godatti, representante do exibidor, doou 100$ à Santa Casa de Misericórdia, ao seu final.


Imagem: anúncio publicado na edição de 3 de novembro de 1978 do jornal santista A Tribuna

Em outubro a Empresa Star ocupava o Guarani com "cinema falante" que incluía os filmes: La femme est un jouat - linda cançoneta interpretada por Merçadier do Cassino de Paris; Bonsoir, madame La Luna, pelo mesmo cantor; Au Telephone, conversação sobre valores da Bolsa por Mr. Galipeau. Essa experiência foi um fracasso, como bem assinala Carlos Vitorino no seu livro Reminiscências. A voz (do gramofone) não combinava com o movimento da imagem projetada na tela, o que dava motivo a deboche e a pateada da platéia.

Em novembro, não houve mais cine "falante" e a temporada iniciou com o Nascimento, Vida, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, o mesmo que passa até hoje, na Semana Santa, apesar de decorridos 70 anos...


Imagem: anúncio publicado na edição de 3 de novembro de 1978 do jornal santista A Tribuna

A partir de 1908, o Teatro Guarani ia ter muitos concorrentes: o Centro Santista (Rua do Comércio); em janeiro, começou o cinema Candbourg no Redondéu (Praça de Touros) da Rua Amador Bueno, com sessões ao ar livre quando não chovia... A 25 de julho, inaugurava o Cinematógrafo Excelsior (Rua 15 de Novembro nº 88) e em outubro estreava cinema ao ar livre nos jardins do Parque Balneário Hotel, no Gonzaga.

A partir de março de 1909 o Clube XV - sempre na linha do vento - oferecia domingueiras cinematográficas aos associados e familiares, na sede da Rua Amador Bueno (esquina da Rua Constituição).

No mesmo mês (dia 6), abriu um cinema com o nome de Iris Teatro num armazém da Rua do Comércio, que durou poucos dias.

A 30 de abril, a Câmara aprovava as obras de construção do Coliseu, cine-teatro pertencente ao sr. F. Serrador, do Rio de Janeiro.

Em maio, era o Miramar, lá no Boqueirão, que começaria com cinema ao ar livre, aos sábados e domingos, e houve igualmente a tentativa de uma sala exibidora (Cinema Predial) na Rua Pego Júnior sob a direção do sr. J. Neves, mas durou poucos dias – era localizada longe do centro...


Imagem: anúncio publicado na edição especial de lançamento do 
antigo jornal diário Cidade de Santos, em 1º de julho de 1967

Em compensação, o Bijou Salon de Gustavo Pinfild & Filho, com 400 lugares, era inaugurado, em junho, na loja nº 88 da Rua 15 de Novembro, e ficou famoso por exibir filmes eróticos...

Outro fracasso foi o Eden Salão na Praça dos Andradas nºs 11 e 13 (onde foi posteriormente a sede do P.S.P.), que somente funcionou algumas semanas, o mesmo acontecendo com o Cinema Smart (Rua 15 de Novembro nº 46).

A 23 de julho de 1909 era solenemente inaugurado o Coliseu Santista, rigorosamente construído para cine-teatro, o mais chic do município. Com 800 poltronas afora frisas e galerias, o Coliseu dispunha de feérica iluminação elétrica e das galerias ao teto tinha tapamento de madeira tipo veneziana para melhor ventilação. O terraço de entrada era descoberto e possuía bem sortido buffet. Reformado e aumentado em 1924, a nossa principal casa teatral tornou-se uma das melhores do mundo, na opinião de ilustres visitantes conhecedores do assunto.

Infelizmente temos que encerrar este humilde trabalho informando que o velho Coliseu Santista está com os dias contados...


Imagem: anúncio publicado na edição especial de lançamento do 
antigo jornal diário Cidade de Santos, em 1º de julho de 1967

Leva para a página seguinte da série