Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067q3.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/22/17 15:20:41
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RADIOFONIA
Rádio Litoral Jazz.com

WEB

Leva para a página anterior

Depois de anunciar a ampliação das transmissões para o alto da Serra do Mar, a Litoral FM repentinamente deixou de transmitir em FM no dia 5 de maio de 2011, entrando em seu lugar as emissões da Igreja Pentecostal "Deus É Amor". O fato foi registrado no dia 6 de maio de 2011 na página Muito Bem TV!:

 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Rádio, Eterna Atração #13: O Fim da Litoral FM

A Voz da Libertação assume a programação da Litoral FM 

por Emilio Pechini*

Após 24 anos de programação diferenciada - MPB, Jazz, instrumental - saiu do ar a Litoral FM, que foi a primeira concessão de rádio em FM da cidade de São Vicente. Em 1987 surgiu a Rádio e Televisão Litoral, ou Litoral FM, a primeira emissora do Grupo Mussi de Comunicações. Os estúdios ficavam na avenida Capitão Mor Aguiar, em São Vicente, e logo chamou a atenção por ter uma programação diferenciada, adulta.

A emissora, sempre em 91,9 MHz cativou um público fiel em todos esses anos e transmitiu inclusive programas de produtoras independentes, como o Digital Jazz, apresentado por Hermano Henning. O jornalismo também se fez presente, com debates, programas culturais e de notícias.

Após anos de poucas mudanças significativas, recentemente a emissora transferiu sua torre de Santos para o alto da Serra do Mar. A Litoral FM então passou a ser sintonizada também no ABCD e em boa parte de São Paulo.

Na noite de ontem, porém, a emissora transmitiu suas últimas músicas e depois ficou em silêncio. Apenas a portadora no ar. Com as mudanças do sistema de transmissão, aparentemente seriam ajustes técnicos.

Porém, hoje os ouvintes foram surpreendidos com o programa A Voz da Libertação, da Igreja Pentecostal "Deus é Amor" no lugar da programação da Litoral FM, em 91,9 MHz.

EMISSORA SUBIU A SERRA "PARA MORRER"

O que parecia uma ousadia - uma emissora da Baixada sendo sintonizada em São Paulo - na verdade era o prenúncio da morte da Litoral FM. Obviamente não foi nada precipitado, apenas não foi divulgado.

Com isso, a programação d'A Voz da Libertação passa a ser transmitida também em FM na Baixada Santista, já que há alguns tempos a igreja também arrendou a tradicional Rádio Atlântica de Santos, em 590 kHz, que tem um sinal que atinge fortemente a Baixada e também o ABCD.

GRUPO MUSSI E SUAS RÁDIOS

Além da Rádio Litoral, o Grupo Mussi ao longo dos anos conquistou novas concessões. A começar pela TV Litoral, canal 52 UHF, educativa. A emissora depois foi vendida para a Universidade Santa Cecília. Em rádios, a emissora conquistou a frequência de 98,1 MHz de Itanhaém, Ilha do Sol FM, que hoje é a 98 A Rádio Rock, na mesma frequência, que continua no ar.

E também a frequência 102,1 MHz de Peruíbe. Neste caso, foi uma das emissoras que mais mudou de cara ao longo dos anos. Band FM, Classic Pan, Mix FM, CBN Litoral, OI FM e, desde o ano passado, arrendada para a Igreja Mundial do Poder de Deus, com o nome de "Sê Tu uma Bênção".

E AGORA?

Os ouvintes que querem ouvir jazz, vão ter que recorrer a CD's e MP3. Pois não há no momento nenhuma emissora que transmita este estilo musical na Baixada Santista. Quanto a MPB, há a Saudade FM 100,7 MHz e a Santa Cecília FM 107,7 MHz. Aparentemente a rádio planeja uma sobrevida via web: o site litoral.fm.br transformou-se em litoraljazz.com, ou seja, exclusivamente via internet.

É UMA PENA...

Infelizmente, uma notícia boa que tivemos da Litoral FM - a subida da Serra - ter se transformado na notícia do fim da emissora.

Litoral FM, Rest In Peace (1987-2011).

Rádio, Eterna Atração é uma coluna do blog Muito Bem! com o objetivo de promover, divulgar e comentar os assuntos relacionados com as emissoras de rádio da Baixada Santista. As emissoras podem divulgar suas promoções, notícias e novidades via e-mail muitobem.tv@gmail.com Comentários e sugestões dos leitores, podem também ser feitos via-email ou através do formulário abaixo. Reprodução autorizada, desde que citada a fonte.

*Emilio Pechini é radialista desde 1986

Esse conflito de frequências também foi registrado pelo site MidiaClipping, em 9 de maio de 2011:

Litoral FM dá lugar à Deus é Amor
segunda-feira, 9 de maio de 2011

Por Anderson Diniz

Os ouvintes da Litoral FM (91,9 MHz - Baixada Santista) foram surpreendidos, na última quinta-feira (05), com as pregações do missionário David Miranda, da Igreja Deus é Amor. A surpresa foi maior pelo fato da emissora ter anunciado, recentemente, que levaria sua programação para a Grande São Paulo, com o aumento da potência irradiante e a transferência da torre de transmissão para a Serra do Mar.

Desde o início de março, leitores reclamam de problemas no sinal da Litoral FM nos comentários do post sobre a Scalla FM na Baixada Santista. A Litoral passou a transmitir a partir de São Bernardo do Campo em fevereiro.

Em 21 de março, o leitor Durval Santos informou que recebeu um e-mail assinado por Ricardo Santos, coordenador artístico da rádio, com o seguinte texto:

"
Estamos com novos equipamentos transmitindo do alto da Serra (Rancho da Pamonha) e em fase de ajustes para que nosso sinal esteja limpo na Baixada Santista, ABCD e Zona Sul de São Paulo. Lamentamos que nessa etapa de ajustes seu sinal não esteja com boa recepção. Em breve tudo estará OK."

Em 06 de abril, o leitor Marcos, do Bairro do Limão (zona norte de São Paulo), reproduziu o texto de um e-mail que afirmou ter recebido da Litoral FM, também assinado por Ricardo Santos:

"
Estamos com torre nova no alto da Serra (Rancho da Pamonha) e em fase de ajustes e aguardando liberação para mais potência...Em breve chegando em São Paulo com som perfeito, sintonia precisa (talvez uma pequena mudança para 91,7) e com musica de qualidade!"

No dia seguinte, tentei contato com a emissora por e-mail para confirmar se ela havia recebido autorização para alterar a freqüência e, em caso positivo, se tinha data prevista para a mudança, mas não obtive resposta.

Menos de um mês depois, a resposta veio nos comentários do mesmo post. O sinal está mais forte tanto na Baixada quanto em São Paulo e continua em 91,9 MHz, mas a programação foi trocada pela "Voz da Libertação".

Com o arrendamento da Litoral FM, a Deus é Amor ganha uma freqüência FM na Baixada Santista, onde já transmite em AM (590 kHz), e tripla transmissão* em FM na Grande São Paulo, a saber:

- 91,9: concessão de São Vicente, com torre em São Bernardo do Campo e sinal mais forte nas zonas sul e oeste da capital e no Grande ABC;
- 97,3: concessão de Atibaia, com torre em Mairiporã e sinal mais forte nas zonas norte e leste;
- 100,5: concessão de alguma cidade - se é que existe concessão -, torre em local desconhecido e sinal forte em praticamente toda a capital paulista.

Já a Litoral FM fica restrita à web, agora no www.litoraljazz.com. "Subiu a serra para morrer", como escreveu o radialista Emilio Pechini, do blog Muito Bem!

*É justo dizer que as três freqüências em FM da Deus é Amor na Grande São Paulo têm pregações diferentes da mesma "Voz da Libertação". Também vale lembrar, como o André ressaltou nos comentários, que a igreja mantém outras três freqüências em AM na Grande São Paulo (560, 1260 e 1300 kHz).

 

Em 27 de junho de 2011 (data da primeira postagem em seu blogue), o grupo Mussi Comunicações lançou oficialmente na Internet a LitoralJazz.com, transmitindo apenas via Internet. O grupo também integrou em sua página Web os acessos a essa emissora e também à 98 FM A Rádio do Rock: 98 FM A Rádio do Rock:
 

Primeira postagem no blogue da LitoralJazz, de 27 de junho de 2911

Imagem obtida via Internet

 

Página da controladora Mussi Comunicações, com acesso às rádios Litoral Jazz e 98 Rock

Imagem: captura de tela da página Web em 4/8/2011

 

Página da Litoral Jazz.com

Imagem: captura de tela da página Web em 4/8/2011

Quem sou eu

Minha foto
Fundada em 3 de fevereiro de 1987 como Litoral FM - hoje a Litoral Jazz - é, desde o início, uma emissora diferenciada, com um formato de programação que atende um público adulto contemporâneo, com diferenciais que os ouvintes podem sentir de imediato. Podemos dizer ainda que a nossa programação reúne os mais consagrados nomes da música nacional e internacional.Versões exclusivas de músicas já consagradas e gravadas especialmente para a Litoral Jazz, fazendo com que a programação seja diferenciada da grande concorrência nesse segmento. A Litoral Jazz não é uma emissora isolada de seus ouvintes. Para isso, ela também conta com uma forte estrutura promocional atendendo grandes eventos, premiando ouvintes e mantendo-os bem informados. Há mais um destaque exclusivo da Litoral Jazz: sua localização. Instalada em sede própria,um edifício em estilo hi-tech de quatro andares, em frente ao mar, em São Vicente, possui estúdios envidraçados que permitem a visão em 180 graus, e que pode ser compartilhada pelo internauta em nosso portal,através das WebCams, disponíveis 24 hrs por dia


Litoral Jazz.com - Rádio
Frente e verso de propaganda impressa com recorte, encartado em jornais em 31/7/2011

Ouça:

Vinheta da Rádio Litoral 91,7 FM em arquivo convertido de registro publicado na rede social Youtube por  TVeETC em 22/1/2017. Indicado a Novo Milênio pelo internauta Igor Rabelo Melo, de Cubatão/SP. Arquivo de som MP3 monoaural, com 17", a 48 kbps e 22 kHz, 72,4 KB.

Prefixos da LitoralJazz.com em registro de 4 de agosto de 2011, cerca de 22h00. Arquivo de som MP3, com 63", a 128 kbps e 44 kHz, 0,97 MB.