Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067q.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/19/06 19:31:27
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RADIOFONIA
Rádio Litoral FM (1)

91,9 MHZ

Embora transferisse o comando da TV Litoral para a Universidade Santa Cecília, que a rebatizou como TV Santa Cecília, o grupo Mussi continuou operando a Rádio Litoral FM, com sede em São Vicente, na praia do Itararé. Em 2005, era assim contada em página Web do grupo Mussi a história da emissora:

Imagem: apresentação da emissora na Web

Nossa História:

Fundada em 3 de fevereiro de 1987, a Litoral FM é, desde o início, uma emissora diferenciada, onde o ouvinte tem qualidade musical e informação, com muita interatividade. Com um formato de programação que atende um público adulto contemporâneo, na faixa etária acima de 25 anos e classe AB, a Litoral FM apresenta diferenciais que os ouvintes podem sentir de imediato.

A Litoral FM é uma rádio única. Cobrindo todo o litoral norte e sul do Estado de São Paulo (São Vicente, Santos, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Bertioga, Vicente de Carvalho e São Sebastião), é aqui que o ouvinte encontra uma programação de alto estilo. Jazz, blues, e o melhor da MPB, sem concessões comerciais, estão na freqüência dos 91,9 MHz. É uma rádio que pesquisa o que leva ao ar, pois sabe a exigência de seu ouvinte.

Com agilidade e seriedade jornalística, o ouvinte tem um panorama completo do que acontece na região, no Brasil e no mundo. Bolsas de valores, cotações e indicadores econômicos. Com presença jornalística ativa, a Litoral FM conta diariamente com boletins informativos, levando os fatos ao ar na velocidade da notícia.

No jornalismo, a Litoral FM sempre se destaca em coberturas especiais, reforçando sua vocação regional. A cobertura das eleições, por exemplo, é sua marca registrada. Uma das primeiras emissoras brasileiras a ter seu sinal simultâneo na Internet, a Litoral FM foi acompanhada, na cobertura da Eleição Presidencial de 2002, por ouvintes em países como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Áustria, Polônia, Austrália, Espanha e França. Foi referência obrigatória para todos na região que queriam estar por dentro das eleições.

A programação musical da Litoral FM reúne os mais consagrados nomes da música nacional e internacional. Os grandes sucessos de ontem e hoje. Versões exclusivas de músicas já consagradas e gravadas especialmente para a Litoral FM, fazendo com que a programação seja diferenciada da grande concorrência nesse segmento.

A Litoral FM não é uma emissora isolada de seus ouvintes. Para isso, ela também conta com uma forte estrutura promocional atendendo grandes eventos, premiando ouvintes e mantendo-os bem informados. Uma rádio para ouvintes de bom gosto e com necessidade diária de informação precisa.

Há mais um destaque exclusivo da Litoral FM: sua localização. Instalada em sede própria, um edifício em estilo hi-tech de quatro andares, em frente ao mar, na Praia do Itararé, em São Vicente, SP, possui estúdios envidraçados que permitem a visão em 180 graus, e que pode ser compartilhada pelo internauta em nosso portal, através das WebCams Exibir.Com, disponíveis 24 horas por dia. O Edifício Radio City, como é conhecido, ainda abriga o centro nervoso de produção e administração das demais emissoras da Mussi Comunicações, e o Radio City Café, um bar temático de estilo único no Brasil, homenageando o rádio.

Totalmente informatizada, a Litoral FM dispõe da mais alta tecnologia de radiodifusão em seus estúdios, praticamente dispensando o uso de CDs, LPs ou outro tipo de mídia. Toda a programação é executada e produzida através de uma rede interna de computadores, que coordenam desde a hora exata dos comerciais até as músicas e notícias que irão ao ar. Seu Complexo Irradiante está no Morro Santa Teresinha, divisa de São Vicente com Santos, onde tem a maior torre de transmissão da cidade.

E tem o principal: profissionais que fazem do rádio seu estilo de vida.

Essa é a Litoral FM, em 91,9. Prazer em ouvir.
 


Esta página reproduz arquivos da apresentação da emissora em Macromedia Shockwave Flash

Um dos programas da emissora foi enfocado na edição de 11-12 de fevereiro de 2006 do semanário santista Jornal da Orla:


MUITA LUZ NAS ONDAS DO RÁDIO - O publicitário Américo Barbosa apresenta o programa "Limiar de um novo tempo", aos sábados na Litoral FM
Foto: Leandro Amaral, publicada com a matéria

AUTOCONHECIMENTO
Meditação via rádio

Cada ser humano tem uma grande quantidade de energia interior que, ao ser potencializada, melhora a qualidade de vida em todas as suas atividades. E esta potência toda pode vir à tona com uma meditação ativa. Com o objetivo de ajudar as pessoas a alcançar o autoconhecimento e potencializar suas energias, o publicitário e professor doutor Américo Barbosa produz e apresenta aos sábados, às 8h00, na rádio Litoral FM (91,9 MHz), o Limiar de um novo tempo, "um programa que toca a alma", como define. Para quem se sintoniza com os exercícios, Barbosa diz que os resultados podem ser sentidos imediatamente. Essa sintonização ocorre principalmente através da entoação dos mantras tocados no programa.

É estudioso do assunto de Mantras desde 1975, tendo inclusive defendido uma tese de doutorado na PUC sobre o tema. Pratica e pesquisa métodos de meditação e aplicação dos Ensinamentos dos Mestres Ascensos no dia-a-dia e que também passa no programa.

Barbosa considera ter "a obrigação" de compartilhar seus conhecimentos com o maior número possível de pessoas. "Minha vida mudou. É o meu pagamento por tanto que recebi dos Arcanjos e dos Mestres depois que passei a praticar os mantras. A única finalidade do programa é tornar essas práticas acessíveis a todos. Por isso, agradeço ao Cláudio Mussi, empresário da Rádio Litoral, por ter aceito a idéia", declara.

No programa, Américo Barbosa recorre aos mantras, "fórmulas sonoras objetivas" que buscam alterar estados concretos do pensamento e da matéria. "Eles são utilizados por diversas filosofias e religiões como ponte de conexão com a dimensão divina. É como utilizar uma senha para acessar um arquivo no computador. É como acessar a Internet Divina e entrar num estado elevado de consciência. Por meio deles, podemos modificar os estados mentais, emocionais, físicos e espirituais", explica. Ou seja, modificar o seu sucesso na profissão, na saúde, nos relacionamentos e na prosperidade.

Barbosa revela que os mantras começaram a ser utilizados há mais de quatro mil anos, por Abraão (na Kaballah) e no Vale do Indo (posterior Índia). Segundo ele, o som, em freqüências específicas de intenção, tem a capacidade de modificar a matéria. Ser um diapasão das ressonâncias da matéria.

"Hoje os físicos afirmam que a matéria é uma espécie de música, composta por nodos ressonantes, formando uma espécie de sinfonia, nas moléculas. Na década de 60, Hans Jenny fez experiências submetendo matérias como azeite, areia e água a sons. O resultado foi a criação de formas geométricas que se repetiam toda vez que o teste era feito, mostrando que o som afeta a matéria. Os livros sagrados das mais diversas religiões ou filosofias narram que Deus falou para criar o mundo: faça-se a luz, o mar, a terra... Jesus também sempre falava para curar. Portanto, o som entoado intencionalmente tem um poder que muitos desconhecem", argumenta. Mas tudo isso é o "outro lado do Américo", ele afirma, por ser mais conhecido na área profissional e acadêmica.

O som do Universo em cada um

Américo Barbosa acrescenta que o estado emocional de uma pessoa é fortemente resultante das palavras que ela fala. "Jacques Lacan, a Programação Neurolingüística e Platão abordaram a relação entre as palavras e a personalidade. Não é à toa que cada pessoa é uma persona: per son. Algumas pessoas se afinam mais conosco do que outras. A ciência da palavra falada é mais do que pensamento positivo. É o sentimento positivo que se coloca nas palavras que vai produzir os resultados bons ou ruins", explica.

"Os astrofísicos, há anos, ficaram intrigados por notar que o universo tem um som no fundo, com ritmo próprio e diferenciado. Ora, os hindus já tinham descoberto há muito mais tempo, quando afirmaram que o OM (AUM) é a sílaba semente da criação de Deus. É a sua respiração sonora que cria as galáxias, o universo, planetas e seres humanos".

Américo informa que o programa aborda os ensinamentos dos mestres espirituais do oriente e do ocidente. "A Bíblia tem inúmeros mantras, mas as pessoas passam despercebidas por eles. Diversas religiões, instintivamente ou não, falam algumas orações em voz alta, como o Corão, por exemplo, que deve ser recitado".

Além dos mantras, são tocadas músicas objetivas, que trabalham estados emocionais específicos para elevar sua consciência, como músicas da mística católica alemã Hildegard Von Biggin e do russo Gurdjieff.

"Embora existam há milênios, essas técnicas não eram divulgadas publicamente. Antigamente, para se aprender, o interessado teria que passar meses em uma caverna junto a um mestre, para então ganhar confiança dele e obter um mantra. Agora, na era da democratização da informação, podem-se divulgar esses conhecimentos através do rádio", salienta. Américo não se considera nenhum tipo de mensageiro. "No máximo, um carteiro que leva mensagens interessantes aos ouvintes".

Após cada programa, que tem uma hora de duração, Américo fica à disposição dos ouvintes durante trinta minutos, para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões, pelo telefone 3467-7474 ou e-mail (americo@programalimiar.com.br).

Leva para a página seguinte da série