Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0067o.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/13/06 14:46:32
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - RADIOFONIA
Programas de rádio santistas

No início da década de 1960, um dos gêneros de programas radiofônicos mais acompanhados era o noticiário policial, com a resenha dos acontecimentos muitas vezes transmitida diretamente das delegacias de polícia. Entre os programas de então, destacou-se o Movietone Policial, citado pelo jornalista Hamleto Rosato em sua coluna A Tribuna nos anos 60. Referindo-se ao dia 8 de outubro de 1963, ele citou (em 8/10/2004, no jornal santista A Tribuna):

Programa de rádio elegia os melhores

Rádios e jornais, com seus programas, viviam mais perto do povo. Eram comuns eventos que visavam mostrar à comunidade os que mais se destacavam nos diversos setores. O radialista dr. Aldo dos Santos promoveu em seu programa Movietone Policial um evento, sendo então destacados o dr. Paulo Fernando Furquim de Almeida, operoso delegado de polícia; tenente Roberto Barreto, o melhor da Força Pública pelos excelentes serviços prestados, inclusive de salvamento, ministrando aulas com todos os detalhes, inclusive boca a boca; Edmir C. Rabelo e Rui Seabra, escrivão e investigador de polícia, respectivamente, e o guarda-civil, classe distinta, Otaviano de Almeida.


Os contemplados pelo programa Movietone Policial
Foto: reprodução, publicada com a matéria

O mesmo Hamleto Rosato, em sua coluna A Tribuna nos anos 60, de 1º de maio de 2006 (e referente ao dia 1/5/1965, um sábado), destacou:

Trio de destaque do rádio santista

Se ao invés do título que abre esta matéria fosse "Os Três Mosqueteiros do Rádio Santista", não estaríamos errando. Para comprovar, vamos apenas transcrever o primeiro período da notícia que saía em rádio: "Após algum tempo de ausência quase absoluta do cenário radiofônico santista, Gabrielo Gabrieleschi, locutor e produtor de qualidades inegáveis, retorna aos microfones e desta feita para comandar programa de fundo cultural, cuja finalidade se nos depara das mais construtivas e das mais originais do rádio santista".

Esse período mostra bem o valor de Gabrielo Gabrieleschi, uma das melhores vozes de Santos. No programa Sabatinas Culturais, havia cultura que nos falta hoje. Os outros dois valores, ao lado de Gabrielo, Rubens Caruso, técnico e compositor, e Dorival Ribeiro, outra expressiva figura do rádio, que militou na Rádio A Tribuna. Vendo bem a foto podemos nos orgulhar do rádio santista, onde outros grandes valores se fizeram presentes.


Gabrielo Gabrieleschi, cercado por Rubens Caruso e Dorival Ribeiro
Foto: reprodução, publicada com a matéria

O mesmo jornal A Tribuna registrava em sua coluna especializada, na edição de 7 de abril de 1938, uma quinta-feira:

RADIOTELEPHONIA

Disposição

Hontem estavamos com boa disposição para ouvir radio. Puxamos a poltrona para junto do receptor, accendemos o cigarro e corremos o "dial".

19,30 horas: reportagem esportiva do Radio Clube. Ouvimos uma série de annuncios e uma noticiazinha esportiva. Outra serie de annuncios e mais uma noticiazinha esportiva. Passamos a mão no "dial" novamente e viramos.

19,45. Reportagem esportiva da Radio Atlantica. Uma serie interminavel de annuncios e uma noticiazinha esportiva. Outra serie de annuncios e mais uma noticiazinha sobre esporte.

A nossa boa disposição para ouvir radio estava periclitando. Empregamos todo o esforço para mantel-a. O cigarro queimava na piteira.

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 annuncios. Uma nota de esporte.

Cruzamos a perna direita sobre a esquerda. Mais 7 annuncios e uma noticia esportiva. Cruzamos a perna esquerda sobre a direita. A direita sobre a esquerda, a esquerda sobre a direita.

Quando entrou a "Hora Nacional" nós estavamos na cozinha, os nervos irritados, brigando com a criada, pondo o "Lulu" a pontapés para o quintal e querendo matar o papagaio do vizinho.

João do Radio


VICENTE PASSOS, um dos violões do conjunto regional da Radio Atlantica, não tem actuado, ao que parece, por questões de regulamento interno da P. R. G. 5.

Há vários dias, está actuando no Radio Clube o cantor Othelo Santiago, da Radio Cultura, de São Paulo. Não sendo um cartaz, nem sendo um dos melhores cantores, tem, entretanto, conseguido agradar.

PEDRO ANDRADE tem melhorado ultimamente nas suas interpretações.

É INTENÇÃO da Radio Atlantica apresentar todos os domingos uma novidade na sua "Parada dos Recrutas", além dos premios em mercadorias.

MOZART DE CARVALHO vae dirigir os programas "Hora do lar" e "Lunch musicado", da P. R. B. 4

CARMEN E AURORA MIRANDA continuam alcançando sucesso em Buenos Aires.

A ULTIMA:

Ligo o radio para a Atlantica.
Pouco mais de meio-dia.
Pensei que estava enganado
E que fosse madrugada
Porque o "speaker" dormia.

SOCIEDADE RADIO ATLANTICA
(P. R. G. 5)

  9,00 - Bom dia sonoro - Musica variada.
10,30 - Meia hora religiosa.
11,00 - Prog. "Interrogação".
11,30 - Canções brasileiras.
11,45 - Prog. "Hollywood".
12,15 - "Seu almoço...".
12,45 - Musica cigana.
13,00 - Gravações da Casa Brancato Ltda.
13,30 - "Surpresa" da Casa Brancato Ltda.
13,45 - Musica moderna.
14,00 - Final do primeiro periodo.
15,00 - "A voz da belleza".
15,30 - Valsas viennenses.
15,45 - Fox-trots de concerto.
16,00 - Trechos lyricos.
16,15 - Musica typica brasileira.
16,30 - Variado.
17,00 - Gravações da Casa Brancato Ltda.
17,30 - Hora azul.
18,00 - "Saudades de Portugal"
18,30 - Prog. "Espelho do seu toucador".
19,00 - "Seu jantar..."
19,30 - Prog. da "Filial Renner", com valsas e canções brasileiras.
19,45 - Reportagem esportiva.
20,00 - Hora nacional.
21,00 - Veneno do dia - Solos classicos, pelos profs. Cavalheiro e Juliano.
21,15 - Variado, com Romilda e Braulio.
21,45 - Iracy de Alencar, com grupo de salão.
22,00 - "Theatro do Liborio".
22,30 - Orchestra symphonica.
22,45 - Variado, com Romilda, Braulio e regional.
23,00 - Programma para dançar.
23,15 - Mario Castro, com o "Panorama do dia", directamente da "A Tribuna".
23,30 - Programma para dançar.
24,00 - Encerramento das irradiações do dia.